Continua após publicidade

Arquitetos e engenheiros se reúnem no 2º Fórum Latino-Americano de Iluminação

Light designers renomados e pesquisadores em luminotécnica discutem em palestras e painéis a profissão do arquiteto de iluminação.

Por Por Maria Luiza Lara
Atualizado em 20 dez 2016, 16h03 - Publicado em 24 ago 2009, 21h26
Centro de Pesquisa
A arquitetura de iluminação é um...

O 2º Fórum Latino-Americano de Iluminação reuniu nos dias 21 e 22 de agosto, em São Paulo, os principais expoentes da arquitetura de iluminação. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação, teve como intenção promover a área ainda pouco difundida entre os estudantes e o mercado. “Os clientes sabem que existem profissionais especializados em iluminação, mas não têm a noção exata do propósito de contratá-lo e do impulso que isso pode atribuir a um projeto”, afirma Esther Stiller, arquiteta e fundadora da AsBAI. Por essa razão, um dos painéis do evento abordou o tema “O que é a profissão do arquiteto de iluminação e como o mercado o reconhece”. Nele, estiveram presentes especialistas, como o pesquisador norte-americano Matthew Tanteri e o engenheiro industrial uruguaio Ricardo Hofstadter.

Um campo em ascensão no Brasil, e mais ainda no mundo, a iluminação pode transformar um projeto arquitetônico, seja ele comercial, residencial, de paisagismo ou urbanismo. O estudo de luz se estabelece na busca pelo conforto visual, pela satisfação estética, além da economia de energia. Iluminação pode cria climas especiais, assim como pode comprometer um espaço se mal aplicada. Saiba como utilizá-la a seu favor.

Entre os projetos de iluminação mais conhecidos da arquiteta e fundadora da... Os exuberantes jardins e as vitrines das grifes luxuosas foram o foco de ilum... Este projeto de iluminação foi concebido pelo norte-americano Matthew Tante...

Publicidade