Casa Created with Sketch.

Arquitetos do Brasil: a arquitetura e o design dos 27 estados brasileiros

Após um ano de projeto, resolvi compartilhar minhas experiências e sensações sobre Arquitetos do Brasil. E você confere no texto abaixo!

quadrado-arquitetos-do-brasil

 (/)

Quando me propuseram escrever sobre projetos do Brasil inteiro, nunca achei que fosse ser tão enriquecedor e acharia tantas semelhanças entre os estados. Do sul ao norte, descobri que o trabalho dos arquitetos vai muito mais além do que apenas linhas retas, estilos contemporâneos e modernos. A maioria dos profissionais busca sua inspiração no desejo do cliente, na realização de sonhos, em transformar algo abstrato em concreto. Grande parte diz que a maior motivação vem do resultado do projeto e da felicidade do cliente.

É fácil notar que, quando questionados pelas marcas e características regionais de cada estado, nunca um objeto do lar, como uma panela de barro, é lembrado. Mas, a resposta é sempre algo como “um espaço para receber familiares e amigos”, o que mostra a importância da afetividade em relação ao que se chama de lar.

Com o projeto do Arquitetos do Brasil, pude observar que, mesmo com toda diversidade de cultura entre os estados brasileiros, e que por mais que existam marcas registradas e aspectos culturais, o desejo é sempre o mesmo entre profissionais e clientes: ambientes que reflitam o jeito de viver do morador e que atendam a rotina dele.

É inspirador ver a sinergia entre os estados, a arquitetura e a decoração em todas as casas e apartamentos brasileiros. Outra coisa que pude analisar foi o lado B dos arquitetos e designers: com o jogo de perguntas e respostas conhecemos um pouquinho da personalidade de cada um através de  perguntas simples, mas que mostravam pontos específicos do caráter de cada profissional. Foi divertido ver todos reclamando da fama do profissional de arquitetura e decoração e a resposta que mais ouvi foi “todo mundo pensa que nossa vida é só luxo e agitação, e esquecem que trabalhamos duro e nem sempre tudo é glamour”. E eu acredito fortemente nisso!

Arquitetos do Brasil demorou um ano para ser finalizado, teve várias etapas, como seleção dos projetos, de fotos, entrevistas. Não foi fácil. Alguns estados e profissionais eram mais acessíveis, outros nem tanto. Brincávamos que o Acre seria o mais difícil, mas foi um dos primeiros a ser feito. Difícil escolher o mais bonito dos projetos quando todos são incríveis.

Espero que, agora finalizado, Arquitetos do Brasil possa mostrar para você, o que mostrou para mim: não importa o lugar, região, se é casa ou apartamento, se o espaço é pequeno ou uma mansão, mas se a gente se sente em casa, se temos um ambiente para recebermos quem amamos, esse é o lugar que devemos estar.

Aventure-se nessa viagem por todos os estados do projeto Arquitetos do Brasil.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.