Casa Created with Sketch.

Após reforma, banca de jornal vira espaço cultural em São Paulo

A editora Lote 42 comprou uma banca de jornal na rua Barão de Tatuí, em Santa Cecília. Com projeto de Mario Figueroa, a banca vira ponto de venda de publicações independentes no bairro.

Banca Tatuí

 (/)

Quando decidiu que precisaria de uma unidade física para vender os livros que compõem catálogo da Lote 42, uma banca de jornal ainda não estava nos planos do João Varella, sócio-fundador da editora independente. Tudo mudou quando ele viu uma à venda na rua Barão de Tatuí, no bairro de Santa Cecília em São Paulo, e achou que poderia ser uma boa ideia ter um espaço desses para abrigar os títulos da editora que nasceu com vocação para o não-convencional. Mas a ideia não era criar uma super banca, cheias de artigos de lojas de conveniência, mas sim um espaço cultural com obras de editoras independentes. João calcula que eles venderão cerca de quarenta títulos entre revistas, zines e livros ali. A ideia do sócio-fundador, que sempre quis ter uma banca de jornal, era resgatar esse ambiente de leitura. “Eu lamentava o fato de as bancas já não terem tanta graça”, explica com certa nostalgia. Adquirida a banca, o arquiteto Mario Figueroa entrou em cena e ofereceu um projeto para o espaço. “Sou super fã do trabalho da Lote 42”, conta.

No projeto feito por Mario Figueroa, a estrutura metálica foi reforçada. A parte interna da banca foi preenchida com módulos OSB para parecer uma arquibancada. A ideia do arquiteto foi criar um espaço que todos pudessem apreciar, inclusive de fora da banca, e que aumentasse a permanência das pessoas. Mario vê o projeto como uma importante iniciativa já que criar um espaço como esse numa banca de jornal seria uma maneira de resignificar o espaço público. “Estamos assistindo a retomada do espaços públicos pelo cidadão em São Paulo de maneira espontânea. A Banca Tatuí é um reflexo disso”, reflete. João Varella vê a iniciativa da mesma maneira e revela que sentiu muito a participação da vizinhança durante este processo de reforma. “Os vizinhos estão empolgados com a banca, como nós. As pessoas passam, pergunta como estamos, se precisamos de ajuda…”, diz. A decoração da parte externa da banca foi feita pela Casa Rex, que desenvolveu toda a identidade visual do espaço. No futuro, a banca ainda ganha um teto com vasos de plantas. Esse teto reforçado pela nova estrutura metálica suportaria até um peso de uma tonelada. Na festa de lançamento da Banca Tatuí, que acontece neste sábado dia 06, o teto será um palco para o pocket show do duo Bela e Mica, da cantora Isabela Lages e da compositor e guitarrista Mica Farina. A festa de lançamento, inclusive, será super badalada. Na própria calçada da banca, o bar Conceição Discos, da chef Thalita Barros, oferecerá cervejas e comidinhas. Além disso, o evento marca o lançamento do livro nº 8 da Lote 42, 42 Haicais e 7 Ilustrações, de João Varella e FP Rodrigues.

Banca Tatuí 2

 (/)

Onde:

Banca Tatuí: Rua Barão de Tatuí, 275.

Quando:

No dia 6 de dezembro, a festa acontece a partir das 16h20. 

Horário de funcionamento:

segunda das 7h às 15h30

de terça a sexta das 7h às 19h

sábados das 10h às 18h30

 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s