8 obras da arquitetura moderna para visitar durante a Rio 2016

O site Dezeen fez uma lista com exemplos da produção moderna no Brasil que você não pode perder se for à cidade maravilhosa

Por Texto: Gabriela Domingues Fachin
Atualizado em 23 fev 2024, 17h35 - Publicado em 1 ago 2016, 16h34
01-museu-de-arte-contemporanea-de-niteroi
 (/)
Continua após publicidade

A produção moderna é um marco na história da arquitetura no Brasil e o Rio de Janeiro abriga belos exemplos de edifícios modernistas. Faltando poucos dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o site Dezeen selecionou oito obras modernistas para visitar na cidade maravilhosa. A lista inclui um pouco de tudo: instituições culturais, igrejas, casas, edifícios residenciais e até o calçadão de Copacabana. Confira:

1. Museu de Arte Contemporânea de Niterói, de Oscar Niemeyer

01-museu-de-arte-contemporanea-de-niteroi

Com sua forma de tigela sobre um pedestal e uma passarela vermelha sinuosa, o museu projetado pelo mais famoso arquiteto brasileiro oferece vista para a Baía de Guanabara.

 

2. Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro, de Edgar Fonseca

02a-catedral-metropolitana-de-sao-sebastiao-do-rio-de-janeiro

A catedral ganhou a forma de um cone de concreto de 96 metros de altura e com padrão em grade. Quatro vitrais colorem o interior da igreja e deixam a luz natural entrar.

02b-catedral-metropolitana-de-sao-sebastiao-do-rio-de-janeiro
Continua após a publicidade

 

3. Palácio Gustavo Capanema, de Lucio Costa

03a-palacio-gustavo-capanema

Um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna no Brasil, o edifício funcionou como sede do Ministério de Educação e Cultura. Apoiado em pilotis de dez metros de altura, o prédio abriga um jardim projetado por Roberto Burle Marx e painéis de azulejos de Cândido Portinari.

03b-palacio-gustavo-capanema

 

4. Conjunto Residencial Prefeito Mendes de Moraes, de Affonso Eduardo Reidy

04a-edificio-pedregulho
Continua após a publicidade

Mais conhecido como Pedregulho, o edifício de 1947 abriga 328 unidades habitacionais, destinadas a funcionários públicos quando o Rio era a capital federal. A estrutura de concreto ondulada é cortada ao meio por uma passarela.

04b-edificio-pedregulho

 

5. Instituto Moreira Salles, de Olavo Redig de Campos

05-instituto-moreira-salles

Hoje sede do instituto cultural, a construção foi projetada originalmente para ser a casa da família Moreira Salles. Com paredes de vidro em três lados, a residência se abre para o jardim com uma piscina de forma irregular desenhada por Roberto Burle Marx.

Continua após a publicidade

 

6. Casa das Canoas, de Oscar Niemeyer

06a-casa-das-canoas

A casa projetada por Niemeyer para ele mesmo e sua família tem um telhado branco cheio de curvas. Apoiado em pilares finos, ele cobre porções da área externa e as fachadas de vidro.

06b-casa-das-canoas

 

7. Museu de Arte Moderna, de Affonso Eduardo Reidy

07-museu-de-arte-moderna-do-rio-de-janeiro
Continua após a publicidade

O museu é marcado pela fileira de colunas de concreto, que se angulam para o exterior. Do terraço, os visitantes têm vistas da Baía de Guanabara e do Pão de Açúcar.

 

8. Calçadão de Copacabana, de Roberto Burle Marx

08-calcadao-de-copacabana

Quem vai assistir aos jogos de vôlei de praia em Copacabana vai ver também as ondas formadas pelos mosaicos que Burle Marx desenhou e que correm paralelos à areia.

 

Leia também: Conheça o Parque Olímpico de Deodoro, o maior dos Jogos Rio 2016

Conheça as 10 arenas Olímpicas mais importantes da RIO 2016

Publicidade