Continua após publicidade

19º CBA: Roberto Montezuma destaca a identidade brasileira na arquitetura

Profissional caracteriza a "arquitetura tropical" durante o 19o Congresso Brasileiro de Arquitetos, em Olinda

Por Por Cristiane Komesu
Atualizado em 16 fev 2024, 11h03 - Publicado em 3 jun 2010, 12h42
Um título para uma foto sem titulo

O que a arquitetura brasileira tem? Para o arquiteto e urbanista Roberto Montezuma, a brasilidade se manifesta numa “arquitetura tropical”, integrada à natureza. A foto dessa casa, publicada na reportagem 28 fachadas marcantes, de autoria de Montezuma, Cátia Avellar, Glícia Fernandes e Bruno Lima representa um pouco do que ele quer dizer O profissional, que palestrará no 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), destaca a importância de lançar um olhar panorâmico sobre a atividade no país e identificar as semelhanças que a definem no Brasil, desde as construções indígenas até os projetos atuais.

“A arquitetura brasileira caracteriza-se pela flexibilidade. É mais criativa e inventiva, menos rigorosa nos paradigmas”, define. Para ele, o componente principal da nossa arquitetura é a possibilidade de ser elemento de integração entre pessoas, culturas e diferentes espaços.

A preocupação com a sustentabilidade, acrescenta, está presente desde o início. “É uma prática que sempre esteve ligada à natureza. Além de vantagens que temos com relação ao nosso clima, como a menor necessidade do uso do ar condicionado, por exemplo”.

Continua após a publicidade

Aos jovens profissionais, Montezuma chama a atenção para a importância da herança da produção feita por brasileiros e pensada para o Brasil. “A arquitetura dos trópicos não é menos que as demais. Temos muito a ensinar”, diz. Para ele, a mensagem de uma arquitetura inclusiva precisa sair do edifício e ganhar a dimensão da cidade e mais, do território.

O pernambucano Roberto Montezuma expõe sua pesquisa na palestra que acontece nesta sexta-feira, 4 de junho, durante o 19º CBA, em Olinda. Conheça todos os palestrantes do Congresso Brasileiro de Arquitetos, leia sobre as apresentações de Gilberto Belleza, Álvaro Puntoni e Carlos Bratke acompanhe a nossa cobertura pelo twitter do CasaPRO.

Publicidade