Casa Created with Sketch.

Descubra quais são os lugares mais sujos da sua casa

Nós limpamos algumas áreas com bastante frequência, mas você já parou para pensar nas áreas mais sujas?

 (Reprodução/Giphy)

É fácil ver os pontos sujos óbvios em uma casa, como comida derramada na bancada da cozinha, espuma de sabão no chuveiro ou um monte de roupa suja. Mas e quanto às manchas que podem não parecer muito sujas, mas são, na verdade, aquelas que podem afetar a saúde da sua família ?

Vamos dar uma olhada em sua casa, cômodo por cômodo, e lançar alguma luz sobre a sujeira e as bactérias ocultas e como se livrar delas.

1- Cozinha

 

 (Reprodução/the spruce)

A cozinha é um dos cômodos mais movimentados da maioria das casas e também o mais sujo. Todos os elementos que estimulam o crescimento das bactérias – calor, umidade e alimentos – estão prontamente disponíveis. Acrescente a isso todos os elementos externos, como carnes cruas, frutas e vegetais não lavados e os germes das bolsas e mochilas de todos, e a cozinha estará repleta de bactérias nocivas como a E. Coli.

As principais áreas de preocupação na cozinha são:

  • Pias
  • Bancadas
  • Puxadores de gabinete
  • Geladeiras
  • Pequenos eletrodomésticos e utensílios de cozinha

2- Banheiro

 

 (Reprodução/the spruce)

Infelizmente, algumas bactérias permanecem no banheiro após cada uso. Para garantir que todos os tipos de bactérias coliformes sejam controlados, preste atenção especial aos interruptores de luz, maçanetas das portas e maçanetas das torneiras. Mantenha alguns toalhetes desinfetantes descartáveis ​​à mão para uma limpeza diária fácil.

Toalhas de banho e tapetes devem ser lavados em água quente pelo menos uma vez por semana e devem secar completamente. As toalhas de mão devem ser trocadas várias vezes por semana. As pias do banheiro devem ser limpas diariamente com toalhetes desinfetantes e os porta-escovas e os copos devem ser limpos semanalmente.

Ao limpar as áreas obviamente sujas da banheira, portas de chuveiro e vaso sanitário, reserve um tempo para limpar superfícies planas como paredes próximas a banheiros com produtos desinfetantes.

3- Áreas de estar

 

 (Reprodução/the spruce)

Quer seja uma sala de estar, de tv ou sala de jogos, onde quer que a família se reúna, há sujeira e bactérias escondidas. Pense em quantas vezes alguém toca em todos os controles remotos, controladores de jogos, teclados, tablets, fones de ouvido e fones de ouvido e telefones celulares em sua casa. Eles sempre têm as mãos limpas?

Todos esses teclados e controladores devem ser limpos diariamente com um pano desinfetante que seja seguro para uso em eletrônicos. Se alguém estiver resfriado ou com vírus, eles devem ser limpos após cada uso. E não se esqueça dos interruptores das lâmpadas, das placas dos interruptores e das maçanetas.

Veja também

Outro terreno fértil para bactérias e alergenos é o estofamento dos móveis. O tecido fica exposto a espirros, mãos sujas, pelos e pelos de animais domésticos e sujeira de pés e sapatos. Muitos tipos de bactérias podem viver por vários dias nessas superfícies.

 (Reprodução/Giphy)

Pelo menos uma vez por semana, as superfícies estofadas devem ser aspiradas com um aspirador de mão ou o acessório de estofamento de uma máquina maior. Certifique-se de limpar embaixo e entre as almofadas, onde a comida e os pelos de animais de estimação podem permanecer. Em seguida, refresque e limpe com um spray desinfetante perfumado ou sem perfume.

Se alguém em sua casa tiver um vírus ou erupções cutâneas, cubra as superfícies estofadas com lençóis ou capas laváveis ​​que possam ser trocadas e lavadas com frequência para desinfecção .

4- Quarto

 

 (Reprodução/the spruce)

Aquele oásis lindo e tranquilo que você criou em seu quarto pode abrigar fungos, bactérias e milhares de ácaros e insetos. A maioria desses perigos realmente se esconde bem na sua cama. As camas são usadas para dormir, fazer sexo, socializar, comer, trabalhar e tudo o mais. Se os lençóis, cobertores, colchas e colchas não forem lavados com frequência , eles podem conter sujeira que pode causar:

  • Irritação na pele, eczema e acne
  • Infecções fúngicas e bacterianas como pé de atleta e MRSA
  • Alergias e problemas respiratórios

Para evitar tudo isso, a roupa de cama deve ser trocada pelo menos uma vez por semana e lavada adequadamente. Estudos demonstraram que, após uma semana, os lençóis abrigam mais bactérias do que a maçaneta de uma porta de banheiro.

Se você já puxou “lençóis limpos” do armário de linho e eles cheiram a rançosos, é porque ainda há óleo corporal e sujeira nas fibras do tecido. Travesseiros, colchões e molas devem ser envoltos em capas removíveis, laváveis ​​e à prova de alergia para evitar a infestação de ácaros que se alimentam das células da pele que eliminamos.

5- Lugares sujos que normalmente esquecemos

 

 (Reprodução/the spruce)

Vamos dar uma olhada nos itens mais sujos que você esqueceu em sua casa, mas que precisam ser limpos imediatamente:

  • Brinquedos e tigelas de alimentação para animais de estimação: seu animal de estimação merece tigelas de comida e água limpas e agradáveis. Devem ser lavados diariamente na máquina de lavar louça ou à mão com água quente e sabão, bem enxaguados e secos ao ar para evitar o crescimento de bactérias nocivas.

 (Reprodução/Giphy)

  • Chaves, bolsas e carteiras: os itens que você manuseia todos os dias também absorvem os germes e bactérias aos quais você está exposto todos os dias. Reserve um tempo para limpar seus porta-chaves, bolsas e carteiras. As bolsas são geralmente as mais germinadas. Eles caem no chão e, em seguida, acabam em balcões e mesas em sua casa. Mantenha bolsas de tecido e couro fora do chão e limpe-as regularmente – incluindo o interior!
  • Mochilas e bolsas de ginástica: as mochilas são uma necessidade para pré-escolares e adultos. Quer você carregue equipamento de acampamento, roupas de ginástica ou livros, eventualmente a mochila ou sua bolsa de ginástica precisarão ser limpas e desinfetadas.

*Via The Spruce

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.