Casa Created with Sketch.

Um guia passo a passo para limpar a cozinha e tudo que há nela

Veja 12 dicas para fazer uma limpeza rápida, porém efetiva, que vai deixar sua cozinha brilhando sempre

Cozinha integrada com sala de jantar, com balcão branco com bancada de madeira. Decoração de quadros, plantas e livros e luminárias e um lustre amarelo.

Como o centro de sua vida doméstica e o lugar onde ocorre a alimentação, sua cozinha é o coração de sua casa. Pode ser por isso que ter uma cozinha limpa parece o primeiro passo para ter uma casa completamente limpa.

 (Minette Hand/Apartment Therapy)

Na verdade, mesmo que você não consiga atingir com frequência aquele estado idílico de limpeza de toda a casa, limpar a cozinha ajuda muito a fazer com que pareça que sim. Aqui está um guia sobre o que limpar, como limpar e em que ordem. Mas, primeiro, temos algumas coisas úteis para manter em mente se você quiser manter a limpeza da sua cozinha breve e focada.

Não se empolgue demais

 

 (Joe Lingeman/Apartment Therapy)

Você está buscando uma limpeza geral, não uma limpeza profunda de itens individuais. Se você se sentir tentado a limpar o interior do forno, limpar cada engrenagem da máquina de lavar louça, desmontar a torradeira ou esfregar parede, respire fundo e ignore por agora. Faça um plano para fazer isso no final de semana.

Use as ferramentas certas

 

 (Joe Lingeman/Apartment Therapy)

Ter o kit de limpeza certo em mãos torna qualquer trabalho mais satisfatório e eficaz. Lembre-se também de que, embora o vinagre branco seja definitivamente um coringa para a limpeza, o ácido do vinagre pode danificar bancadas de pedra natural como o granito.

A rotina de limpeza descrita neste post é destinada a uma limpeza semanal ou quinzenal, dependendo de quanto você usa sua cozinha. Veja agora o guia passo a passo:

1. Limpe a bagunça das bancadas

Em primeiro lugar, você não pode limpar adequadamente o lixo que não pertence à sua cozinha. Comece em um canto da cozinha ou em uma seção da bancada e remova tudo o que não pertence à ela. Tire-os do balcão e deixe em um cesto ou em alguma mesinha. Você pode colocar as coisas no lugar delas depois que todas as bancadas estiverem limpas ou depois que a cozinha estiver completamente limpa.

2. Esvazie antes de lavar

Se você tem alguns pratos e panelas boiando na pia, antes de começar a lavar, esvazie o escorredor ou um canto da mesa para deixar os utensílios já lavados e secos. E se sua máquina de lavar louça estiver cheia ou quase cheia de pratos sujos, lave os pratos restantes primeiro e depois ligue a máquina antes de continuar a limpeza, para otimizar o tempo.

3. Comece de cima

Não importa o cômodo com o qual você esteja lidando, limpar de cima para baixo sempre faz sentido. Dessa forma, conforme a sujeira e a poeira são deslocadas e se acomodam na próxima superfície inferior, você com certeza irá limpá-la. Na cozinha, você pode começar pelo topo, espanando as luminárias do teto, a parte superior da geladeira e a parte superior dos armários.

4. Limpe eletrodomésticos

Em seguida, limpe rapidamente seus pequenos eletrodomésticos. Você não quer gastar muito tempo, mas é uma boa oportunidade para lustrar e limpar os resíduos de seu micro-ondas, cafeteira, torradeira/forno ou batedeira. Comece com os interiores – descartando migalhas das torradeiras e executando um ciclo com vinagre no micro-ondas. Termine limpando o exterior de cada eletrodoméstico. Use um pano de microfibra umedecido com uma solução de vinagre branco ou um pouco de limpador multiuso. Mas, atenção, não use vinagre em aço inoxidável – ele pode tirar o brilho.

5. Esvazie as bancadas

Além de alguns eletrodomésticos de uso regular, você pode ter uma bandeja com óleos de cozinha, um suporte para canecas ou um porta utensílios sobre a bancada. Certifique-se de que esses itens estejam limpos. Limpe as bandejas, tire o pó ou lave-as, limpe todas as garrafas ou recipientes e, enquanto você está nisso, considere se há algo que você guardou nas bancadas que poderia colocar em um armário ou gaveta. Este também é um bom momento para limpar o seu escorredor de louça.

6. Esfregue o exterior do seu fogão e forno

Novamente, uma limpeza completa do forno pode ser realizada em outro momento, mas uma limpeza rápida do exterior ajuda muito a obter uma cozinha impecável. Comece pelo topo: se você tiver um fogão a gás, remova as grades (você pode querer umedecê-las se estiverem sujas) e limpe a superfície com um limpador multiuso; se você tiver queimadores elétricos, eles podem ser limpos com sabão de louça diluído (novamente, limpe a superfície abaixo com um limpador multiuso); e um fogão elétrico de vidro é super fácil, basta enxugar tudo com água morna e sabão.

Assim que a parte superior estiver limpa, limpe a frente do forno com um limpador multiuso, vinagre branco ou sabão líquido diluído. Não se esqueça dos botões e do visor!

7. Limpe seus balcões

Depois que seus pratos estiverem todos lavados, você limpou o pó e seus pequenos eletrodomésticos estão completamente limpos, é hora de dar a atenção aos seus balcões. Trabalhando em seções, tire tudo de sua bancada, incluindo as coisas que moram lá, como sua bandeja de temperos e porta guardanapos. Remova as migalhas presas entre os balcões e o forno. Uma boa opção para os cantinhos difíceis é utilizar um cartão de crédito velho.

8. Higienize a pia

Limpar bem a pia é mais fácil do que parece. Primeiro, passe água. Depois use um limpador desengordurante, certificando-se de tratar os cantos e recantos com uma escova de limpeza pequena. Esfregue sua torneira e todos os suportes de esponja ou saboneteiras também. Enxágue tudo. Termine enchendo sua pia com água quente e adicionando alvejante à água. Deixe descansar por dez minutos e escorra.

9. Cheque se está tudo certo dentro da geladeira

Este pode não ser o momento de limpar profundamente a geladeira inteira, mas vá até as prateleiras e remova qualquer coisa que tenha vencido, limpe qualquer derramamento e coloque as coisas em seus devidos lugares.

10. Esvazie e limpe sua lata de lixo

Não é necessário fazer a lata de lixo ficar cheirosa, mas deixe ela o mais limpa possível. Leve o lixo para fora, se estiver cheio, aspirando as migalhas do fundo da lata e limpe-a por dentro e por fora com um pano desinfetante . Faça o mesmo com as caixas de reciclagem e compostagem.

11. Varrer, aspirar e esfregar o chão

Varra com uma vassoura para coletar todas as migalhas maiores e detritos que acabam no chão da cozinha, especialmente perto dos pés do seu armário. Passe a vassoura debaixo da geladeira e do forno também. Depois de varrer, use um aspirador de pó para tirar a poeira fina e sujeira. Em seguida, passe um pano úmido para tirar toda a sujeira e a fuligem.

12. Dê seus toques finais

Feito tudo isso, lembre-se de que organizar sua cozinha, nas bancadas, nos armários internos e nos interiores da geladeira e da despensa, faz uma enorme diferença na aparência de sua cozinha e na manutenção de limpeza e organização. Com a glória da sua cozinha brilhando, substitua por fim tudo aquilo que estiver desgastado como esponjas, trapos e panos de prato por outros novos, acenda uma vela e coloque algumas flores cortadas em seu balcão ou mesa!

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.