Casa Created with Sketch.

Existe uma ordem certa para fazer faxina?

Alguns passos e um pouco de organização podem deixar a limpeza muito mais fácil. Saiba como:

 (Ana Cadena/the spruce)

Para a maioria de nós, qualquer tarefa de limpeza feita a qualquer hora, em qualquer lugar da casa (especialmente por outra pessoa) é considerada uma boa limpeza.

Mas, quer você faça faxina regularmente ou apenas quando a casa está uma completa bagunça, há algumas dicas de ordem entre as tarefas que podem deixar o trabalho muito fácil. Quer saber quais são? Confira:

Deixe os aparelhos e produtos de limpeza fazerem o trabalho duro

 

 (Ana Cadena/the spruce)

Quase todas as residências possuem eletrodomésticos que podem fazer uma grande parte da limpeza para nós. Quando você começar a faxina, ligue a máquina de lavar louça e comece a lavagem de roupa para que os aparelhos funcionem enquanto você faz outra coisa.

Em seguida, vá para o banheiro ou cozinha, onde poderá ter de fazer uma limpeza pesada. Comece borrifando produtos de limpeza em manchas de banheiro ou fornos gordurosos. Dê a eles tempo para agirem e eliminarem o acúmulo enquanto você faz outras coisas.

Arrume primeiro antes de limpar

 

 (Ana Cadena/the spruce)

Se uma sala estiver cheia de pilhas de papéis, brinquedos ou pilhas de roupas, limpar o chão e as superfícies se torna muito mais difícil.

Comece em um canto e trabalhe metodicamente ao redor do cômodo, arrumando qualquer coisa que esteja fora do lugar. Use um cesto de roupa suja para juntar os itens que precisam ser guardados e um saco de lixo para as coisas que precisam ser jogadas fora. Assim, você pode tirar o pó e aspirar com muito mais facilidade.

Escolha um cômodo e se atenha a ele

 

 (Ana Cadena/the spruce)

Agora que você tem tudo em andamento, escolha um cômodo para limpar completamente e fique nele até que esteja tudo feito. Se você pular de lugar em lugar, pode não ver muitos resultados de seus esforços.

 (Reprodução/Pinterest)

Sempre limpe um cômodo do teto para o chão para que a poeira não caia sobre uma superfície já limpa. Afinal, não há necessidade de limpar o pó duas vezes. Não se esqueça de ventiladores de teto difíceis de alcançar, luminárias e tampos de móveis altos. Em outras palavras, limpe e tire o pó de todas as superfícies e, em seguida, aspire ou varra.

Veja também

Não importa qual cômodo você limpa primeiro. Algumas pessoas gostam de cuidar dos cômodos mais difíceis de limpar, como banheiros ou cozinhas, primeiro. Ou você pode começar com os locais onde a família e os convidados se reúnem. O segredo é obter pelo menos um espaço em bom estado. Isso é particularmente importante se você tiver um tempo limitado para limpar.

 (New York Times/Reprodução)

Além disso, torne as tarefas mais fáceis tendo todas as ferramentas que você precisa à mão quando começar a limpar. Fazer várias viagens pela casa para encontrar lenços desinfetantes, espanadores ou aspirador é esforço perdido.

Crie um plano de tarefas diárias ou semanais

 

 (Ana Cadena/the spruce)

Cada casa e família são diferentes. Realmente não existe maneira certa ou errada de realizar as tarefas, desde que sejam realizadas. O fato é que é melhor trabalharmos juntos para encontrar um plano de tarefas que funcione bem para cada membro da família.

Alguns gostam de limpar um pouco todos os dias; outros gostam de esperar até que tenham um dia inteiro disponível para as tarefas domésticas. Alguém em sua casa pode ser um mago da lavanderia; enquanto outro pode ser melhor em aspirar.

 (Tenor/Reprodução)

Qualquer que seja a rotina de limpeza que você estabeleça, é uma boa ideia fazer uma lista mestra de tarefas para que nada seja esquecido. É quase impossível realizar todas as tarefas que precisam ser feitas em apenas uma sessão de limpeza e algumas coisas só precisam ser limpas uma vez por ano.

 (Tenor/Reprodução)

Se você tem filhos, é útil fazer uma lista de tarefas de lembrete apropriada para a idade e colocá-la em um local de destaque. Eles podem manter o quarto arrumado diariamente (pendurar roupas limpas, jogar a roupa suja no cesto, pegar brinquedos e livros, fazer a cama) para que a troca semanal de lençóis, a poeira e o aspirador sejam mais fáceis.

A maioria das tarefas fica muito mais fácil se você não esperar até que elas se tornem opressivas. Fazer uma pequena limpeza diariamente quando tiver alguns minutos e corrigir os maus hábitos tornará a limpeza mais profunda e menos assustadora.

Outra dica é planejar os tempos de limpeza para que as tarefas possam ser concluídas completamente assim que você começar. Lavar roupas e deixá-las fedorentas na lavadora ou enrugadas na secadora só dá mais trabalho. E ninguém precisa disso, não é mesmo?

*Via The Spruce

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.