Casa Created with Sketch.

 Arrumação da casa: 15 coisas para deixar de fazer 

Após ler essa matéria, há grandes chances de você conseguir largar o pensamento "faço isso depois". Milagre? Que nada, apenas algumas dicas essenciais.

 (ruinedchildhood.com/Reprodução)

Procurando pelo dia em que sua casa não precisará receber grandes transformações porque fica, continuamente, organizada? Nós também!

Existem maneiras de tornar a limpeza mais rápida e fácil – e não é com certos “atalhos”, que, inclusive, podem tornar as coisas mais difíceis para você ao longo prazo. Muitas vezes, hábitos ruins que você e sua família desenvolveram atrapalham na eficiência da tarefa e até causam danos à sua residência.

 (Reprodução/Giphy)

Pronto para quebrar isso e ter um espaço mais arrumado? Comece escolhendo um ou dois costumes para mudar a cada semana. Em pouco tempo, você conseguirá ter um ambiente impecável e, consequentemente, trabalhar melhor e ter mais tempo livre para as coisas de que gosta!

A seguir, 15 coisas para deixar de fazer e ajudar o seu cantinho ficar bem cuidado:

1. Não permita que a desordem de papel se acumule

 

O papel tem uma incrível tendência de se acumular, mesmo com a tecnologia e diversos serviços online, uma pilha sempre se forma, seja com revistas, jornais, projetos escolares ou contas. Faça de tudo para que isso não aconteça. Selecione um local, preferencialmente próximo à entrada, para todas as correspondências e qualquer tipo de papel. Mantenha uma lixeira ou fragmentadora por perto.

Pelo menos uma vez por semana, classifique quais jogar fora e quais você ainda precisará. Arquive documentos importantes, tire fotos daquilo que você quer ter como recordação ou emoldure para exibição. Para revistas e jornais, doe ou leia artigos online.

2. Evite deixar toalhas e cortinas molhadas e amontoadas

 

Esse passo é importante se você quiser passar menos tempo na lavanderia e esfregando o bolor das superfícies do banheiro. Não deixe as cortinas de chuveiro e toalhas molhadas e amontoadas no chão. Fechando a cortina após cada uso e pendurando as toalhas, a secagem ocorre com muita facilidade – fugindo do mofo e aliviando suas cargas de roupa.

3. Diminua o uso dos produtos de limpeza

 

Não se engane, muito produto não simplifica a higienização. Grandes quantidades podem causar mais danos do que benefícios, além de você perder tempo, dinheiro e água. Se o excesso não for enxaguado corretamente, o resíduo se torna um ímã de sujeira. Sempre leia as instruções e aplique o recomendado ou até um pouco menos.

4. Fuja das ferramentas sujas

 

Você não pode esperar bons resultados trabalhando com ferramentas sujas, não é?

Reserve um tempo, após cada afazer, para verificar se seus materiais continuam em bom estado, esvaziando-os completamente ou lavando com água quente e adicionando desinfetante. Quando perceber que a hora chegou, adquira novos.

5. Pano desinfetante para o banheiro inteiro? Não!

 

Os lenços umedecidos desinfetantes descartáveis ​​são ótimos para esfregar locais pequenos de um jeito rápido. Dificilmente irão conter produto suficiente para higienizar um banheiro inteiro – em algum momento, você vai só espalhar bactérias de uma lugar para o outro.

Veja também

O lenço deve apresentar umidade para que a área permaneça molhada por pelo menos quatro minutos. Mas, para um trabalho completo, aposte no uso de vários ou de pano limpo com bastante solução.

6. Um clássico da preguiça: a pia suja

 

Quantas vezes você não terminou uma refeição e mentiu para si mesmo falando que lavaria a louça depois? É nesse ritmo que, no final da semana, sua pia se encontra lotada e com todos os seus utensílios.

Por ser um terreno fértil para bactérias e insetos famintos, treine todos da família para colocar os pratos dentro da máquina de lavar louça ou lavá-los imediatamente após o uso.

7. Não entre de sapato em casa

 

Coloque uma sapateira, acompanhada de um banco ou cadeira, no hall de entrada e economize horas de aspiração. Ademais, evita que os morador levem, para dentro das áreas de convivência, bactérias e germes.

8. Armazenamento incorreto de produtos

 

Possui dificuldade para encontrar os limpadores e ferramentas adequados para a faxina? Esse é um hábito simples de mudar!

Reúna os materiais de limpeza necessários para cada cômodo e guarde-os por perto. Os do banheiro podem ser colocados em uma pequena sacola de plástico e guardados em uma prateleira ou embaixo da pia. Crie duas cestas de suprimentos se você tiver dois banheiros.

Mantenha os instrumentos para tirar pó e para a higienização de móveis juntos para retoques rápidos. Tudo que faz parte da lavanderia também devem ser armazenados com segurança em um compartimento no espaço.

9. Atente-se a organização dos alimentos na geladeira

 

Procure reutilizar os restos da geladeira o quanto antes, caso contrário jogue fora. Para evitar desperdício, tente fazer porções exatas de comida para a sua família. Alimentos armazenados inadequadamente promovem o crescimento de fungos e bactérias, tornando o trabalho muito maior do que o necessário.

10. Cama desfeita é um convite para um dia desordenado

 

Uma cama desarrumada torna o quarto inteiro uma bagunça, mesmo que não seja o caso do restante do espaço. Torne a tarefa simples escolhendo roupas de cama que sejam fáceis de endireitar. Edredom e fronhas de travesseiro simples te auxiliam no dia a dia.

11. Leia as orientações de cada produto

 

A maioria dos produtos de limpeza não funcionam instantaneamente e precisam de um tempo para os ingredientes agirem. Por que não gastar 30 segundos lendo as instruções para evitar 30 minutos de esfrega extra?

12. Corte da lista itens ásperos

 

Usar um limpador que seja muito duro não é o ideal – grandes chances de remover acabamentos ou criar riscos para sua família e animais de estimação.

Um bom exemplo é o alvejante à base de cloro. Embora seja um bom desinfetante, não remove as sujeiras muito bem e o vapor pode ser tóxico. Sempre opte pelos mais suaves ou naturais, que te darão bons resultados.

13. Pó por último

 

Tire o pó dos cômodos de cima para baixo para que todos os resíduos caiam no chão, que será varrido ou aspirado. Troque frequentemente o seu espanador, pois, se ele estiver muito sujo, você estará apenas empurrando o lixo.

14. Tente concluir suas tarefas

 

Sempre que iniciar uma atividade, busque terminá-la. Se pegou a tábua de passar, foque para que toda a roupa esteja pronta – e deixe para fazer uma pausa para olhar as redes sociais em outro momento. Se você tiver apenas 15 minutos para limpar, comece com a organização, colocando cada objeto em seu devido lugar. Volte mais tarde para fazer uma arrumação mais detalhada.

15. Não espere até que o afazer se torne insuportável

 

Essa é uma das práticas mais difíceis de quebrar, mas se você começar a fazer poucas coisas todos os dias – como carregar e esvaziar a máquina de lavar louça; completar uma carga de roupa; e aspirar um ou dois cômodos – higienizar a casa inteira não será tão complicado.

*Via The Spruce

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.