Casa Created with Sketch.

8 coisas que você não pode colocar na máquina de lavar de jeito nenhum!

Tomar extra cuidado com as suas coisas ajuda a não ter surpresas 

 (Tenor/Reprodução)

As máquinas de lavar são milagrosas! As roupas sujas entram e saem limpas com apenas o apertar de alguns botões. Viva a tecnologia, certo?

No entanto, por mais maravilhosa que uma lavadora possa ser, ainda há algumas coisas que nunca devem ser colocadas nela. Os óbvios: telefones celulares, carteiras, canetas esferográficas, chaves e moedas deixadas nos bolsos. 

 (Reprodução/Giphy)

E há aqueles itens pequenos e delicados – como meias de bebê, lingerie e peças de renda – que podem ir para a máquina, mas devem ser colocados em uma bolsa de malha para não serem perdidos ou danificados.  Talvez menos óbvios, porém, confira oito itens que podem ser arruinados em uma lavagem:

 (RODNAE Productions/Pexels)

Dica: Evite colocar muito detergente ou amaciante. Com os produtos concentrados de hoje, a overdose deixará suas roupas menos limpas do que o normal – uma vez que o tecido segura o excesso que prende a sujeira e o odor corporal. Além disso, pode resultar em problemas mecânicos para sua máquina. 

1. Roupa de banho

 

 (Sarah Chai/Pexels)

Apesar dos trajes de banho serem projetados para serem molhados com frequência, a água da máquina não é a ideal para o material. A ação mecânica do aparelho pode danificar as alças e a estrutura internaEvite, também, colocar esse trajes, com tecidos de alta tecnologia, junto de peças com zíperes e ganchos, que podem causar buracos e danos. Se você quiser que sua vestimenta dure, lave-a à mão.

2. Ternos sob medida

 

lavar roupas

 (Martin Poole / Thinkstock/Getty Images)

Mesmo que o tecido externo de um terno seja de algodão, poliéster ou outro material que pode ir na máquina, jaquetas, calças e saias feitas sob medida nunca devem ser lavadas. 

Entre a parte externa e o forro estão os elementos que dão a uma jaqueta sua forma nítida. Quando exposta à água, a maioria fica deformada e algumas podem até se desintegrar. O paletó e as peças que o acompanham devem ser levados para uma lavanderia a seco, para que a cor geral permaneça consistente.

3. Tênis e roupas de couro

 

 (RODNAE Productions/Pexels)

Os tênis de tecido podem se beneficiar muito com as lavadoras. Tênis de couro, no entanto, não. A maioria dos calçados esportivos desse material apresentam algumas partes unidas com cola e podem estragar com a umidade e calor excessivo. 

Veja também

Embora a superfície das roupas de couro possa ser recondicionada após serem molhadas, o aparelho consegue deixá-la manchada e enrugada. Por isso, opte por um limpador profissional especializado.

4. Lã, caxemira, veludo e roupas enfeitadas

 

 (Tenor/Reprodução)

Sempre leia a etiqueta de cuidados dessas vestimentas. Algumas podem ser feitas de lã e veludo laváveis – um tecido de mistura de algodão e poliéster comumente encontrado em roupas infantis -, mas a maior parte da lã e da caxemira devem ser tratadas com mais delicadeza e à mão. 

Itens de veludo, com muitas lantejoulas ou enfeitadas e todas as roupas de lã sob medida devem ser levadas para uma lavanderia a seco.

5. Gravatas

 

 (Teona Swift/Pexels)

Geralmente feitas de seda, a estrutura interna pode ficar torcida e deformada. Lavar à mão ou a seco é sempre melhor. Se você derramar algo na gravata, use um tratamento local ou limpador ultrassônico para remover a mancha.

6. Almofadas de espuma sólida

 

 (The Creative Exchange/Unsplash)

Se você quiser transformar seus travesseiros de espuma sólida, protetores de colchão e almofadas de cadeira em espuma picada, jogue-os na lavadora! A agitação mecânica da máquina, principalmente o ciclo de centrifugação, é demais para esses itens. 

Uma banheira ou tanque com água morna, um detergente suave e um pouco de aperto manual, seguido de um bom enxágue, os manterá limpos e com cheiro de fresco.

7. Itens cobertos com pelos de animais

 

 (Reprodução/Giphy)

Ainda que cobertores, camas e roupas para animais de estimação precisam de limpeza regular, eles não devem ser colocados no aparelho se estiverem cobertos por pelos de gato ou cachorro. 

Assim como seu cabelo pode entupir a pia do banheiro ou o ralo do chuveiro, o de um animal de estimação é péssimo para os filtros da bomba de água e ralos de sua lavadora.  Logo, antes de qualquer coisa, leve-os para fora para uma boa escovação, isso removerá o suficiente e a lavagem será mais segura.

8. Tecidos fortemente manchados com fluidos inflamáveis

 

 (Steve Buissinne/Pixabay/Reprodução)

Quando uma vestimenta está com muitos respingos de óleo de motor, gasolina, óleo de cozinha, diluente ou álcool é necessário mergulhá-la em uma grande pia ou tanque de plástico com um detergente forte antes de levar à máquina. 

Se elas não estiverem cobrindo a peça, você pode removê-las usando uma máquina de limpeza ultrassônica, um removedor de manchas à base de solvente ou lavando à mão.

 (vladru / Thinkstock/Getty Images)

Aviso: Os tecidos excessivamente manchados com esses fluidos inflamáveis podem entrar em combustão instantânea e causar um incêndio em casa. Se estiverem revestidos com essas substâncias, resíduos poderão ser deixados no seu aparelho – que podem ser transferidos para a próxima carga de roupa. 

Mais importante ainda, você nunca deve colocar esses itens encharcados em uma secadora de roupas, mesmo após a lavagem. O potencial para uma explosão não vale o risco.

*Via The Spruce

 

 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.