Continua após publicidade

Women in Architecture Awards 2019: conheça as duas vencedoras do prêmio!

A premiação criada pelo The Architectural Review e o Architects' Journal celebra o trabalho feminino e homenageia os principais projetos em ascensão

Por Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 16h11 - Publicado em 12 mar 2019, 15h03
Universidade da Europa Central em Budapeste, na Hungria, por Sheila O’Donnell. (Reprodução/Casa.com.br)

Quando Marion Mahony Griffin – considerada a primeira mulher arquiteta do mundo – graduou-se pelo Massachussets Institute of Technology, em 1894, talvez não imaginaria que a situação do gênero na arquitetura evoluiria tanto, ao ponto de superar a presença masculina no segmento. Mas talvez ela já esperasse isso.

Só no Brasil, que possui aproximadamente 144.089 arquitetos e urbanistas ativos e registrados no CAU, 62% (89.867) são mulheres, onde essa predominância tende a aumentar nos próximos anos, uma vez que a parcela de mulheres entre os profissionais mais jovens é bem maior.

Wang Jing Memorial Hall por Xu Tiantian. (Reprodução/Casa.com.br)

E nada mais justo do que ter uma premiação só para elas, que são presença massiva neste universo. Por isso, existe o Women in Architecture Awards! Um prêmio criado pelo The Architectural Review e o Architects’ Journal, que celebra o trabalho feminino e homenageia os principais projetos, de renomadas arquitetas e também das que estão em ascensão.

Em 2019, duas profissionais foram laureadas: Sheila O’Donnell como Arquiteta do Ano e Xu Tiantian para ganhar o Prêmio Moira Gemill de Arquitetura Emergente.

Continua após a publicidade
Fábrica de açúcar mascavo, por Xu Tiantian. (Reprodução/Casa.com.br)

O prêmio de Arquiteta do Ano reconhece a excelência de um projeto especificamente no contexto de uma obra recém-concluída e o Prêmio Moira Gemmill de Arquitetura Emergente é concedido a arquitetas mulheres, com menos de 45 anos, que mostram excelência em projeto, indicando um futuro brilhante.

Conheça o trabalho que levou essas profissionais ao topo!

Universidade da Europa Central em Budapeste, na Hungria, por Sheila O’Donnell. (Reprodução/Casa.com.br)

Sheila O’Donnell recebeu a maior homenagem deste ano por seu trabalho na Universidade da Europa Central, em Budapeste, na Hungria. O projeto inclui um novo edifício, bem como intervenções transformadoras em uma estrutura existente. O projeto acrescenta drama ao campus enquanto mantém uma relação com a arquitetura da cidade ao redor.

Continua após a publicidade
Museu Hakka Indenture, uma fábrica de tofu, por Xu Tiantian. (Reprodução/Casa.com.br)

Já Xu Tiantian povoou o condado rural chinês de Songyang com projetos impactantes, incluindo uma ponte que conecta comunidades, uma fábrica de açúcar mascavo, o Museu Hakka Indenture, uma fábrica de tofu e o Wang Jing Memorial Hall. Fundadora do DnA (Design and Architecture), com sede em Pequim, Xu recebeu o Prêmio Moira Gemmill para Arquitetura Emergente deste ano e a quantia de £10.000 para apoiar seu desenvolvimento profissional contínuo. O fundo foi criado em memória da falecido Moira Gemmill, diretor de design do V & A.

via GIPHY

Publicidade