Casa Created with Sketch.

Women in Architecture Awards 2019: conheça as duas vencedoras do prêmio!

A premiação criada pelo The Architectural Review e o Architects' Journal celebra o trabalho feminino e homenageia os principais projetos em ascensão

Universidade da Europa Central em Budapeste, na Hungria, por Sheila O’Donnell.

Universidade da Europa Central em Budapeste, na Hungria, por Sheila O’Donnell. (Reprodução/Casa.com)

Quando Marion Mahony Griffin – considerada a primeira mulher arquiteta do mundo – graduou-se pelo Massachussets Institute of Technology, em 1894, talvez não imaginaria que a situação do gênero na arquitetura evoluiria tanto, ao ponto de superar a presença masculina no segmento. Mas talvez ela já esperasse isso.

Só no Brasil, que possui aproximadamente 144.089 arquitetos e urbanistas ativos e registrados no CAU, 62% (89.867) são mulheres, onde essa predominância tende a aumentar nos próximos anos, uma vez que a parcela de mulheres entre os profissionais mais jovens é bem maior.

Wang Jing Memorial Hall por Xu Tiantian.

Wang Jing Memorial Hall por Xu Tiantian. (Reprodução/Casa.com)

E nada mais justo do que ter uma premiação só para elas, que são presença massiva neste universo. Por isso, existe o Women in Architecture Awards! Um prêmio criado pelo The Architectural Review e o Architects’ Journal, que celebra o trabalho feminino e homenageia os principais projetos, de renomadas arquitetas e também das que estão em ascensão.

Em 2019, duas profissionais foram laureadas: Sheila O’Donnell como Arquiteta do Ano e Xu Tiantian para ganhar o Prêmio Moira Gemill de Arquitetura Emergente.

Fábrica de açúcar mascavo, por Xu Tiantian.

Fábrica de açúcar mascavo, por Xu Tiantian. (Reprodução/Casa.com)

O prêmio de Arquiteta do Ano reconhece a excelência de um projeto especificamente no contexto de uma obra recém-concluída e o Prêmio Moira Gemmill de Arquitetura Emergente é concedido a arquitetas mulheres, com menos de 45 anos, que mostram excelência em projeto, indicando um futuro brilhante.

Conheça o trabalho que levou essas profissionais ao topo!

Universidade da Europa Central em Budapeste, na Hungria, por Sheila O’Donnell.

Universidade da Europa Central em Budapeste, na Hungria, por Sheila O’Donnell. (Reprodução/Casa.com)

Sheila O’Donnell recebeu a maior homenagem deste ano por seu trabalho na Universidade da Europa Central, em Budapeste, na Hungria. O projeto inclui um novo edifício, bem como intervenções transformadoras em uma estrutura existente. O projeto acrescenta drama ao campus enquanto mantém uma relação com a arquitetura da cidade ao redor.

Museu Hakka Indenture, uma fábrica de tofu, por Xu Tiantian.

Museu Hakka Indenture, uma fábrica de tofu, por Xu Tiantian. (Reprodução/Casa.com)

Já Xu Tiantian povoou o condado rural chinês de Songyang com projetos impactantes, incluindo uma ponte que conecta comunidades, uma fábrica de açúcar mascavo, o Museu Hakka Indenture, uma fábrica de tofu e o Wang Jing Memorial Hall. Fundadora do DnA (Design and Architecture), com sede em Pequim, Xu recebeu o Prêmio Moira Gemmill para Arquitetura Emergente deste ano e a quantia de £10.000 para apoiar seu desenvolvimento profissional contínuo. O fundo foi criado em memória da falecido Moira Gemmill, diretor de design do V & A.

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade
Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s