Casa Created with Sketch.

Torre de Pisa perde 4 cm de inclinação

Mudança parece pequena, mas melhora a saúde estrutural do projeto.

A Torre de Pisa, um dos maiores marcos arquitetônico mundiais, passou por uma mudança inesperada nessa semana. Depois de um esforço que durou quase 20 anos, ela está 4 cm mais reta.

LEIA MAIS: Torre circular serve como observatório de pássaros, na Noruega

Torre de Pisa

 (Instagram (@nivo_design)/Reprodução)

Famosa por ser inclinada, e declarada patrimônio mundial pela Unesco em 1987, os engenheiros e estudiosos responsáveis pela mudança afirmam que o grau anterior não era muito saudável para sua arquitetura — tanto que em 1990 ela foi fechada por risco de queda. Desde então os engenheiros trabalhavam para melhorar sua estabilidade.

A inclinação famosa da torre apareceu 5 anos após os inícios de sua construção, em 1173. Como a areia e a argila usadas na base tinham propriedades diferentes, a estrutura afundou de um dos lados. A construção ficou em hiato por 90 anos, mas foi concluída.

A estrutura foi estabilizada com o nivelamento da areia e da argila, e agora está segura novamente. Salvatore Settis, professor e participante do projeto, afirma que a decisão é o equivalente a retirar dois séculos de idade da construção.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s