Continua após publicidade

SP_Urban fortalece Maio Amarelo com obras visuais e interativas em SP

Instalações em avenidas importantes ampliam de forma lúdica o objetivo da iniciativa: conscientizar a população sobre o trânsito seguro

Por Marianna Gualter
Atualizado em 17 fev 2020, 16h08 - Publicado em 26 abr 2019, 10h00

Pelo terceiro ano consecutivo, a SP_Urban impulsiona o Maio Amarelo iluminando a cidade de São Paulo. Entre os dias 2 e 31 de maio, o festival de arte digital expõe obras visuais e interativas que pretendem conscientizar os paulistanos sobre a imprudência no trânsito e as novas formas de mobilidade urbana.

“Light Path” (2019), desenvolvida pelo artista multimídia Vigas (Divulgação/Casa.com.br)

A mostra pocket apresenta quatro obras que sintetizam e ilustram os objetivos da campanha de conscientização. Três delas, incluindo um jogo, ficarão expostas na Galeria de Arte Digital do Centro Cultural FIESP, na Av. Paulista. Já a terceira, formada por um túnel imersivo, ficará no canteiro central da Av. Brigadeiro Faria Lima. O projeto SP_Urban tem curadoria artística de Marília Pasculli e produção geral de João Frugiuele, ambos da produtora Verve Cultura.

Obras

“Running Safe” (2019), criado pelo arquiteto Ricardo Palmieri (Divulgação/Ricardo Palmieri/Casa.com.br)

O game arte interativo Running Safe” (2019), desenvolvido pelo arquiteto Ricardo Palmieri, é uma das obras que ficará na Av. Paulista. Ele funciona como uma corrida vertical na fachada do prédio da FIESP. Os visitantes poderão usar um tablet para jogá-lo, cada partida tem 90 segundos e o objetivo é chegar ao topo da pista sem se chocar com obstáculos.

“Modal” (2019), criada pela Vapor 234 (Divulgação/Casa.com.br)

No mesmo local, a obra visual Modal” (2019) poderá ser apreciada. O trabalho, que fala sobre mobilidade urbana, destaca as novas formas de locomoção, como as ciclovias, e vislumbra outros meios de sustentáveis e coletivos ainda não implementados, como as hidrovias integradas às demais malhas viárias. Toda essa dinâmica é representada por elementos geométricos que ressignificam os diferentes meios de transporte. A produção foi criada pela Vapor 234, empresa de projetos espaciais formada pelos arquitetos Fabio Riff, Fabrizio Lenci, Rodrigo Oliveira e Thomas Frenk.

“Melancia” (2019), desenvolvida pelos artistas plásticos Marco Loschiavo e William Hebling (Divulgação/Casa.com.br)

A também obra visual Melancia” (2019), desenvolvida pelos artistas plásticos Marco Loschiavo e William Hebling, completa o trio da avenida mais famosa de São Paulo. Inspirada na estética do designer e cineasta Saul Bass, a produção busca provocar e chamar atenção por meio de uma sequência de cenas cotidianas com personagens que têm melancias no lugar de cabeças. A metáfora representa a fragilidade física do corpo humano frente a situações de risco, como atravessar a rua desatento, correr de bicicleta em vias movimentadas e dirigir alcoolizado.

“Light Path” (2019), desenvolvida pelo artista multimídia Vigas (Divulgação/Casa.com.br)

Por último, a obra visual e imersiva Light Path” (2019) ficará na Av. Brigadeiro Faria Lima. Desenvolvida pelo artista multimídia Vigas, a instalação luminosa tem formato de túnel e, por meio de uma programação audiovisual, pretende reforçar o conceito de sinalização no espaço urbano: o artista brinca com marcações e indicações necessárias para a convivência diária na metrópole.

Continua após a publicidade

Serviço – SP_Urban x Maio Amarelo

Av. Paulista

Onde?

Galeria de Arte Digital do Centro Cultural FIESP – Av. Paulista 1.313 (em frente à estação Trianon Masp do Metrô)

Quando?

De 2 a 30 de maio

Horário:

Game “Running Safe” – das 19h às 22h (de quarta a domingo)

Obras visuais “Melancia” e “Modal” – das 22h às 6h (todos os dias)

Continua após a publicidade

Quanto?

Gratuito

Av. Brigadeiro Faria Lima

Onde?

Canteiro central da Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.780 (Próximo ao cruzamento com a Av. Cidade Jardim)

Quando?

De 15 a 31 de maio

Horário:

Exibição contínua, melhor visibilidade no período noturno.

Continua após a publicidade

Quanto?

Gratuito

Publicidade