Continua após publicidade

Museu na França reimagina as pinturas das cavernas de Lascaux

Fechada desde 1963, caverna ganha réplica assinada por grandes arquitetos.

Por Redação
Atualizado em 17 jun 2019, 12h00 - Publicado em 5 dez 2018, 23h01

O estúdio de design britânico Casson Mann criou uma imersão dentro de um museu que promete mudar nossa forma de entender a arte do passado: o Lascaux International Centre For Cave Art — ou Centro Internacional Lascaux de Arte em Caverna.

Leia também: Japão inaugura novo museu digital com 50 instalações imersivas

Lascaux Museu
(Divulgação/Divulgação)

Localizado na França, o museu usa tecnologia interativa para interpretar as pinturas paleolíticas encontradas no complexo de cavernas, no sudoeste da França.

Uma das mais famosas e prestigiadas séries de pinturas rupestres, ela foi descoberta por quatro adolescentes em 1940. Em 1963, foi fechada para preservar sua pintura e arquitetura, que são frágeis.

Continua após a publicidade
Lascaux Museu
(Divulgação/Divulgação)

A arquitetura do museu é assinada pelos noruegueses do estúdio Snøhetta, que focou em recriar a experiência do interior da caverna, seus mistérios e o senso de descoberta, comuns desses espaços naturais. Até mesmo uma temperatura parecida com a do interior das cavernas é mantida por lá.

Continua após a publicidade
Lascaux Museu
(Divulgação/Divulgação)

Para completar a novidade, alguns artistas foram convidados para recriar fragmentos das pinturas de Lascaux dentro do museu.

Lascaux Museu
(Divulgação/Divulgação)

Foram dois anos usando análises em 3D para reproduzir cerca de 900 metros das “paredes da caverna” – e o resultado é impressionante!

Publicidade