Continua após publicidade

Intervenções urbanas buscam diminuir a onda de crimes em Massachusetts

Murais de arte, sinais de neon vintage e iluminação dinâmica tornaram os espaços urbanos mais seguros e usuais

Por Alex Alcantara
Atualizado em 17 fev 2020, 16h08 - Publicado em 24 abr 2019, 15h17
(warren jagger fotografia/Casa.com.br)

É sempre muito interessante estudar a arte como um mecanismo de mudança e de intervenção na vida e rotina das pessoas. É comum vermos inserções pela cidade, que acabam chamando a impressão dos passantes e despertando a curiosidade de quem vê. Ainda é muito mais intrigante quando os artistas usam cores, formas e texturas para fazer críticas e alertas sociais (como os grafites costumam evocar).

(warren jagger fotografia/Casa.com.br)

Porém, em Massachusetts, nos Estados Unidos, a arte vem como uma medida de segurança e solução para as pessoas que costumam atravessar as passagens subterrâneas da linha férrea do Estado. Os locais passam por uma problemática, que é a onda de crimes e acidentes com veículos e pedestres no centro de Lynn.

Continua após a publicidade
(warren jagger fotografia/Casa.com.br)

Para minimizar e solucionar isso, uma série de intervenções urbanas foram tomadas para melhoria de vida das pessoas que passam pela região diariamente, seja para estudar ou trabalhar e fazer as obrigações do dia a dia. Murais de arte, sinais de neon vintage e iluminação dinâmica tornaram os espaços comuns mais seguros e usuais.

(warren jagger fotografia/Casa.com.br)

Dave Waller, do Brickyard VFX, mesclou arte, história e tecnologia, ao restaurar as paredes da passagem subterrânea. Para isso, o artista expôs obras de neon vintage, que evocam os tempos áureos da cidade e trazem uma atmosfera retrô para o local.

(warren jagger fotografia/Casa.com.br)

Já o protagonista é o projeto luminotécnico instalado nas passagens. A composição de luz aumenta a mobilidade e a vitalidade econômica do centro da cidade. O projeto foi financiado por doações e as lâmpadas de LED pela Philips.

Continua após a publicidade
Publicidade