Continua após publicidade

Mantenha a calma! Saiba o que fazer se estiver com suspeita de coronavírus

A recomendação é que população não procure imediatamente hospitais e prontos-socorros. Saiba mais:

Por Catraca Livre
Atualizado em 20 mar 2020, 10h01 - Publicado em 20 mar 2020, 10h00

Febre, dificuldade de respirar, dor de garganta, cansaço e tosse seca são sintomas comuns da gripe, mas também do novo coronavírus (Covid-19). Se você apresentar esses sintomas iniciais do vírus, a orientação do Ministério da Saúde é ligar no número 136 para buscar informações do que fazer ou procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

(Reprodução/Catraca Livre)

As redes de emergência, como hospitais e prontos-socorros, devem ser evitadas para dar espaço apenas para os casos mais graves de saúde ou para as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como idosos, portadores de doenças crônicas e pacientes que passam por quimioterapia.

“O que a agente entende é: as pessoas que estiverem doentes e irem nesses hospitais, elas vão terminar se encontrando com outras pessoas que estão doentes, que estão imunodeprimidas por outras razões, e a possibilidade da transmissão se eleva muito”, disse o  secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo

Para o médico infectologista e especialista em saúde pública Gerson Salvador, é preciso mudar a mentalidade na hora de procurar o serviço de saúde. “Uma pessoa que está com a garganta doendo e nariz escorrendo não deve procurar os hospitais, e não só agora, a gente precisa se educar para entender que hospital é indicado para pessoas com doenças graves”, explicou o especialista em entrevista à Catraca Livre.

Continua após a publicidade

Quer saber mais? Então clique aqui e confira o conteúdo completo da Catraca Livre!

Publicidade