Continua após publicidade

Japan House recebe exposição sobre conexões humanas e memórias

A obra "Internal Line" segue os temas universais abordados e destacados pela artista japonesa Chiharu Shiota

Por Yara Guerra
Atualizado em 28 fev 2024, 15h48 - Publicado em 18 nov 2019, 13h23
(Divulgação/Casa.com.br)

De 13 de novembro de 2019 a 2 de fevereiro de 2020, a Japan House recebe o sensível e singular trabalho da artista japonesa Chiharu Shiota, Internal Line“(em português, “linha interna”).

Inédita, a obra segue temas universais que se destacam ao longo da carreira de Shiota, como relações humanas, sentimentos, memórias, a vida e a morte.

(Divulgação/Casa.com.br)

A inspiração para a arte veio de uma lenda japonesa que conta que, quando uma criança nasce, um fio vermelho é amarrado em seu dedo, representando a extensão de suas veias sanguíneas do coração até o menor dedo de suas mãos.

Ao longo da vida, esse fio invisível se entrelaça ao fio de outra pessoa, conectando uma a outra – não necessariamente como amantes, mas de forma a impactar profundamente seus caminhos.

“Acredito que todos estamos conectados. Você pode não ver isso com seus olhos, mas se pudesse, enxergaria que os humanos estão todos conectados”, diz a artista.

Continua após a publicidade
(Divulgação/Casa.com.br)

A instalação também evoca a concepção de uma presença física, representada por meio de vestidos vermelhos, que simbolizam a segunda pele, independente de nacionalidade ou cor, que nos acompanha em nossa vida e torna-se o acúmulo das memórias coletadas diariamente.

A união desses dois elementos revela corpos unidos por uma complexa rede de vasos sanguíneos. Composta por três grandes vestidos vermelhos, a obra também recebe cerca de 10 mil fios pendurados verticalmente, totalizando mais de 34 quilômetros de material.

Continua após a publicidade
(Divulgação/Divulgação)

“É uma grande felicidade apresentar uma obra inédita desta grande artista, sobretudo uma instalação que foi criada a partir de uma visita dela a Japan House São Paulo e que carrega um significado muito poético e profundo”, destaca Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo.

Mas Shiota não se limita ao museu da Avenida Paulista. Simultaneamente, o Centro Cultural Banco do Brasil  recebe a individual “Linhas da Vida [Lifelines]“, que traz uma retrospectiva da carreira da artista com cerca de 70 obras, entre os dias 13 de novembro de 2019 e 27 de janeiro 2020, em parceria inédita entre as duas instituições. Ambas exposições contam com produção da Base7 Projetos Culturais e curadoria de Tereza Arruda.

Continua após a publicidade

Linha Interna (Internal Line)

OndeTérreo da Japan House São Paulo (Av. Paulista, 52 – Bela Vista). De terça a sábado das 10h às 20h; aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

Quando: de 13 de novembro 2019 a 02 de fevereiro de 2020.

Continua após a publicidade

Quanto: entrada gratuita.

Mais informações: aqui.


Linhas da Vida

Continua após a publicidade

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – CCBB SP (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro).

Quando: de 13 de novembro de 2019 a 27 de janeiro de 2020. Todos os dias das 9h às 21h, exceto às terças.

Quanto: entrada gratuita.

Publicidade