Continua após publicidade

Gangue de ursos polares bebês invadem galeria em Nova York

A instalação artística "We Are The Baby Gang", de Paola Pivi, é um alerta para as mudanças climáticas

Por Evelyn Nogueira
Atualizado em 17 fev 2020, 16h06 - Publicado em 27 Maio 2019, 15h09

Setenta ursos polares bebês, com penas de cores fluorescentes e posições inusitadas ocupam o último do andar da Galeria Perrotin, em Nova York. A obra de arte “We Are The Baby Gang” (nós somos a gangue de bebês, em tradução livre), autoria de Paola Pivi, em cartaz até dia 8 de junho, é um alerta às mudanças climáticas: os divertidos ursinhos precisaram se adaptar ao aquecimento global e agora têm a pele revestida com penas.

(Attilio Maranzano/Casa.com.br)

Os animais estão dançando, dando estrelinhas, piruetas e cambalhotas. A temática divertida é a estratégia de Paola para chamar a atenção do público para um assunto sério: o derretimento de calotas polares. “A obra é um lembrete constante da precariedade e responsabilidade. Assim como crianças humanas, bebês animais precisam de proteção – mesmo em total ferocidade”, diz Justine Ludwig, curadora da exposição.

(Attilio Maranzano/Casa.com.br)

Na galeria, os ursos de Paola estão fazendo poses de yoga, malabarismos, brincadeiras entre si e até mesmo se pendurando em trapézios. Todos os ursos foram dispostos na galeria para “envolver” o público. Mesmo que sejam observados em grupo, cada animal recebeu um nome: “Preciso melhorar meu rugido”, “Aí vem minha mãe”, “Não vejo a hora de crescer” e mais. Os nomes também estão no conceito de adaptação climática: os ursos ainda estão aprendendo como agir e sobreviver.

(Attilio Maranzano/Casa.com.br)

Os animais multicoloridos fazem parte do trabalho de Paola desde que a artista viveu na Índia. A paleta de cores vibrantes do país encantou a artista, que incorporou em seu DNA os tons fluorescentes. Ainda que o trabalho de Pivi tenha uma temática pessoal e enigmática, ele permite que cada visitante tenha seu olhar e entendimento próprio sobre as obras. O significado depende do contexto, das experiências pessoais e novos ciclos de cada.

(Attilio Maranzano/Casa.com.br)

A estética e narrativa da maternidade faz parte do trabalho de Paola desde que ela se tornou mãe: objetos pequenos e em miniatura ocuparam a vida da artista para caber nas mãos de seu filho. O resultado deste trabalho é criativo, ambicioso e inusitado. Vale a pena conhecer!

(Attilio Maranzano/Casa.com.br)

SERVIÇO Exposição “We are the Baby Gang”

Quando?

25 de abril a 8 de junho

Onde?

Galeria Perrotin – 130 Orchard Street, Nova York

Publicidade