Continua após publicidade

Escola de Arquitetura de Frank Lloyd Wright vai fechar suas portas

Decisão vem do entendimento de que a escola não possuía um modelo de negócios sustentável. Entenda:

Por Yara Guerra
Atualizado em 17 fev 2020, 15h36 - Publicado em 3 fev 2020, 14h24
(Divulgação/Casa.com.br)

Após 88 anos de operação, a Escola de Arquitetura de Taliesin (SoAT) fechará suas portas quando este semestre terminar. O Conselho de Administração da organização disse em comunicado que não foi capaz de se alinhar com a Fundação Frank Lloyd Wright em um plano para desenvolver programas educacionais alternativos ao longo do próximo ano e meio, e será forçado a transferir seus 30 alunos restantes ao vizinho Instituto Herberger de Design e Artes da Arizona State University.

(Divulgação/Casa.com.br)

“Este é um dia triste e sombrio para nossa escola, nossos alunos, funcionários e a comunidade de arquitetura”, diz Dan Schweiker, presidente do conselho.

“Nossa escola inovadora e sua missão eram parte integrante da visão de Frank Lloyd Wright de conectar a arquitetura ao nosso mundo natural. O legado de Wright não estava apenas construindo. Era uma escola para divulgar as lições para todas as gerações futuras. Fizemos todo o possível para lutar por sua sobrevivência, mas devido a outras forças, não era para ser”.

Taliesin West. (Divulgação/Casa.com.br)

Fundada em 1932, Taliesin foi o lar de mais de 1.200 arquitetos, que viveram e trabalharam ao lado de Wright e seus contemporâneos, promovendo a prática da “arquitetura orgânica”.

Seus estudantes mergulharam nos estudos enquanto dividiam seu tempo entre dois espaços icônicos projetados por Wright na Taliesin West, em Scottsdale (Arizona) e Taliesin East, em Spring Green (Wisconsin).

Antes da decisão do encerramento, a liderança da Fundação e da escola havia criado propostas para permitir que a instituição continuasse as operações nos dois campi até o final de julho do próximo ano – período durante o qual, segundo a Fundação, eles iriam criar uma programação alternativa que não precisaria ser credenciada.

“A Fundação chegou a um acordo com os líderes do Conselho SoAT, que permitiria que os alunos do segundo e terceiro anos concluíssem seus estudos em Taliesin e Taliesin West, e estamos desapontados por não ter sido aprovado pelo resto do Conselho”, disse Stuart Graff, presidente e CEO da Fundação.

Sala de desenhos da Taliesin West. (Divulgação/Casa.com.br)

De acordo com a declaração da Fundação – encarregada de preservar as instituições e fornecer uma programação educacional inspirada nos princípios da arquitetura orgânica –, a decisão de fechar a instituição foi tomada porque a escola “não possuía um modelo de negócios sustentável que lhe permitisse manter suas operações como um programa credenciado”.

Agora que a escola está fechando, a Fundação disse que expandirá sua programação educacional para estudantes e profissionais do ensino fundamental e médio, continuando a promover o legado e a visão de Wright.

“A Fundação quer garantir a capacidade de trabalhar com uma variedade de parceiros”, afirmou, “para desenvolver programas de educação profissional para arquitetos, especialistas em preservação e profissionais de design que manterão os campi Taliesin nos lugares vitais para o desenvolvimento de arquitetura orgânica no futuro”.

Publicidade