Continua após publicidade

Conheça as instalações artísticas do Coachella 2019

Sabe aqueles pontos de selfies dos festivais? O Coachella tem vários e estamos falando sobre eles na matéria abaixo!

Por Alex Alcantara
Atualizado em 17 fev 2020, 16h09 - Publicado em 15 abr 2019, 15h30
(Reprodução/Casa.com.br)

Se você, assim como eu, nunca foi no Coachella, mas fica babando nas fotos do Instagram que a galera sai postando, já percebeu que o festival de música vai muito além dos ritmos – e das fritações. O evento apresenta também uma experiência imersiva em instalações artísticas, geralmente assinadas por uma trupe de profissionais, que estão com o nome bombando no mundo do design e da arquitetura.

Neste ano, o festival, como de costume, ocorre no deserto da Califórnia, nos dias 12, 13 e 14 de abril e 19, 20 e 21. Ariana Grande, Diplo, BlackPink, Mon Laferte e Zedd são algumas das principais atrações musicais do evento. Porém, estamos aqui nesta matéria para falar sobre as instalações, que são os principais pontos para fotos e que deixam todo mundo surpreendido!

Continua após a publicidade

As obras de arte representam novas oportunidades para os artistas buscarem projetos ambiciosos com ampla flexibilidade, orçamento e espaço. No “lineup” de artistas está o escritório estadunidense Francis Kéré, os designers do Do LaB, e outros mais! Veja abaixo a piração que é esse festival:

Sofia Enriquez, MISMO, 2019

Sofia já foi adolescente – assim como nós (eu nem tanto) – e sempre foi apaixonada pelo festival e frequentadora assídua. Ela expôs sua primeira arte no Coachella em 2015, aos 22 anos. Neste ano, a jovem artista apresenta a série MISMO, composta por seis imponentes esculturas tridimensionais, em formato de paisley motifs, o equivalente a estampa de caxemira, um padrão de folhas estilizadas e curvadas muito reproduzida em lenços, xales e túnicas coloridas da região da Caxemira. O motivo pela escolha do formato é de trazer a ideia de um símbolo de igualdade.

Continua após a publicidade

Francis Kéré, Sarbalé ke, 2019

(Reprodução/Casa.com.br)

O arquiteto berlinense Francis Keré levou uma obra cheia de cor e de geometrismo, batizada de Sarbalé ke, que na língua more significa “A Casa da Celebração”. A instalação possui 12 torres coloridas de aço e de madeira, inspiradas no baobá africano (espécie de árvore). “Os baobás têm múltiplos usos, como alimentação e medicação. É o lugar onde as pessoas se reúnem, celebram e discutem”, explica o profissional. Depois do festival, o arquiteto planeja transportar a instalação para o Vale Leste do Coachella, para servir como um espaço público de encontro.

Peggy Noland, Foiled Plan, 2019

(Reprodução/Casa.com.br)

A artista, que participa pela 3ª vez do festival, apresenta o Foiled Plan, uma ampla instalação de mídia mista, com aproximadamente 1.500 m², que inclui móveis sob medida e esculturas de cactos, todas cobertas com folhas holográficas. “Espero que as bandas sintam uma sinergia visual conosco e espero que isso crie um lugar para o qual os festiveiros não queiram sair”, relatou a profissional.

Dedo Vabo, H.i.P.O. (Hazardus Interstellar Perfessional Operations), 2019

Photo by Watchara Phomicinda, The Press-Enterprise/SCNG. (Reprodução/Casa.com.br)

A dupla de artistas Vanessa Bonet e Derek Doublin, que compõem o escritório Dedo Vabo, criaram o H.i.P.O, um foguete e laboratório de 25 m de altura, tripulado por hipopótamos (calma Luisa Mel, são pessoas fantasiadas de animais rs). Os bichos fazem performance para o público, que se resume nos animais tentando incansavelmente lançar a espaçonave no céu e engajar comunicação e experimentos pelo universo.

Poetic Kinetics, Overview Effect, 2019

Photo by Jennifer Cappuccio Maher, Inland Valley Daily Bulletin/SCNG. (Reprodução/Casa.com.br)

Veteranasso, o estúdio comandado por Patrick Shearn expõe pela 7ª vez no Coachella com uma versão atualizada do astronauta de 2014. A escultura é inspirada na mudança cognitiva que alguns astronautas experimentam ao entrar no espaço exterior e ver a Terra pela primeira vez. A obra – agora enfeitada com marcadores de suas aventuras através de territórios e festivais estrangeiros – está equipada com armas animatrônicas e capacidades de projeção de vídeo, permitindo que os frequentadores de festival e as pessoas ao redor do mundo compartilhem seus rostos em sua viseira gigante. Para isso, basta dar um close-up do seu rosto no Instagram ou no Facebook, com o nome que você gostaria que aparecesse no crachá do astronauta e marcar a hashtag #PKmission19.

Continua após a publicidade

NEWSUBSTANCE, Spectra, 2018

(Reprodução/Casa.com.br)

Você pode ter visto essa foto e pensado: “eu já vi essa instalação…” e sim, você já a viu. A Spectra, uma torre de arco-íris redonda se tornou uma obra residente do festival e promete ficar nos próximos anos. Do lado de fora, a instalação aparece como uma entidade arquitetônica impressionante. Por dentro, é só experiência: luz, cor e perspectiva mudam a cada passo que você dá. “Engolir as pessoas e leva-las nessas cores fortes e vivas faz com que você veja as coisas de maneira diferente”, explicou Patrick O’Mahony, do escritório.

Office Kovacs, Colossal Cacti, 2019

(Reprodução/Casa.com.br)

Se uns estúdios são veteranos no festival, outros começam agora e surpreendem com suas estreias. É o caso do Office Kovacs, que apresenta no festival sete esculturas gigantes, que lembram cactos, cobertos de refletores de estrada. O local foi concebido para ser uma praça de descanso. “Espero que as pessoas se envolvam positivamente com a nossa instalação, mas também tenham uma consciência maior em relação à arte e arquitetura”, explica Andrew Kovacs, do escritório de arquitetura.

Publicidade