Para todos os gostos: os apaixonados por arte e antiguidades têm seu lugar, assim como os turistas loucos por souvenirs
Por Marianna Gualter
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 17 fev 2020, 16h11 - Publicado em 19 mar 2019, 21h29
1/20Feira da Liberdade (São Paulo, SP ) - O bairro símbolo do oriente em São Paulo, aos finais de semana, recebe essa feirinha cheia de cultura. Além de encontrar objetos à venda – como luminárias japonesas, bonsais, bijuterias e até peixes de aquário -, o visitante também pode se deliciar com comidas típicas da culinária japonesa e chinesa, e curtir apresentações musicais e outras manifestações artísticas. Quando: aos sábados e domingos. Horário: das 9h às 18h. Local: Praça da Liberdade, s/n - Liberdade. (Reprodução/Fui Por Ai/Casa.com.br)
2/20Feira do Bixiga (São Paulo, SP) - A nostalgia e o luxo dos velhos tempos envolvem a atmosfera da Feira do Bixiga, uma das mais tradicionais de São Paulo. Cercada por cantinas italianas, a feira tem mais de 200 expositores, que trazem as mais inesperadas antiguidades: pratarias, relógios, móveis vintage, roupas, disco de vinil, revista e muito mais. Quando: aos domingos. Horário: das 8h às 17h. Onde: Praça Dom Orione, esquinas das ruas 13 de Maio e Rui Barbosa - Bela Vista. (Reprodução/Flickr/Onildo Lima/Casa.com.br)
3/20Feira do vão livre do MASP (São Paulo, SP) - Sob o museu mais famoso de São Paulo, acontece a Feira do vão livre do MASP. Ótima para os colecionadores, é o lugar ideal para encontrar raridades, como artefatos de guerra, moedas antigas, esculturas, candelabros, louças clássicas e quadros. Quando: aos domingos. Horário: das 10h às 17h. Onde: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista. (Reprodução/Renato Salles/Casa.com.br)
4/20 Feira de antiguidade e design - MuBE (São Paulo, SP ) - Esse é o endereço certo para os amantes de arte e de antiquaristas. Na Feira de antiguidade e design do MuBE, os expositores apresentam o que há de mais raro e interessante no cenário nacional. Além de explorar as preciosidades, o visitante pode estender o passeio e conhecer o Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia. Quando: aos domingos. Horário: das 10h às 17h. Local: Avenida Europa, 218 - Jardim Paulista. (Reprodução/Flickr/Leonardo Varuzza/Casa.com.br)
5/20Feira da Benedito Calixto (São Paulo, SP) - A feira mais conhecida de São Paulo atrai pessoas de todos os estilos. Reúne artistas e designers que comercializam discos raros, brinquedos antigos, artigos de decoração e móveis rústicos. No entorno, bares e lojas moderninhas garantem o passeio por uma tarde inteira. Quando: aos sábados. Horário: das 9h às 19h. Local: Praça Benedito Calixto, 240 - Jardim Paulista. (Reprodução/Van Machado/Casa.com.br)
6/20Feira cultural leste européia (São Paulo, SP) - Na Vila Prudente, bairro da zona leste de São Paulo, descendentes de imigrantes do Leste Europeu se encontram mensalmente para apresentar uma feira cheia de cultura, comidas deliciosas e artesanato. O visitante encontra matrioskas russas, trabalhos em marchetaria búlgaros e ovos eslovenos pintados à mão, além disso, pode assistir apresentações de danças típicas ou participar de oficinas temáticas. Quando: ocorre mensalmente - confira a próxima data no site oficial da AMOVIZA. Horário: das 10h às 17h. Local: Rua Aracati Mirim, ao lado do Parque Ecológico de Vila Prudente. (Reprodução/AMOVIZA/Casa.com.br)
7/20Feira do Guará (Brasília, DF) - Funcionando desde 1969, essa feira tradicional de Brasília é famosa pelas roupas e variedade de alimentos da região. Mais de 500 expositores fazem a felicidade dos visitantes. Quando: de quarta a domingo. Horário: das 8h às 18h. Local: Área Especial do CAVE - Guará II. (Reprodução/Flickr/Ederson Granetto/Casa.com.br)
8/20O Balaio, feira criativa (Dourados, MS) - Indicada pelo designer de interiores Douglas Raldi, a feira O Balaio nasceu da vontade de unir pequenas empresas locais. Atualmente, mais de 100 expositores compõe o evento, incluindo artistas, artesãos e cozinheiros. A oferta de produtos veganos e orgânicos é um dos diferenciais da feira. Quando: ocorre uma vez a cada três meses - confira a próxima data na página oficial "O Balaio" no Facebook. Horário: das 16h às 22h. Local: Parque dos Ipês - Vila Tonani. (Reprodução/Fernanda Sabô/Casa.com.br)
9/20Feira de São Cristóvão (Rio de Janeiro, RJ) - No Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, mais de 700 barracas expõe o melhor do artesanato e da gastronomia do nordeste. O visitante também aproveita apresentações folclóricas e pode dançar um bom forró ao som de artistas e repentistas. Quando: de terça a domingo. Horário: das 10h às 18h, de terça a quinta, e até às 21h, de sexta a domingo. Local: Campo de São Cristóvão, s/n, São Cristóvão (Reprodução/Flickr/Pedro Ribeiro/Casa.com.br)
10/20Feira da Praça da República (Belém, PA) - Há 30 anos, a Feira da Praça da República encanta turistas com o melhor do artesanato paraense. O visitante também pode aproveitar e experimentar receitas da culinária local, como o vatapá ou o humilde chopp de cupuaçu. Quando: aos domingos. Horário: das 8h às 13h. Local: Av. Pres. Vargas, 814 - Campina. (Reprodução/Flickr/Deyse Azevedo/Casa.com.br)
11/20Feira Tom Jobim (Belo Horizonte, MG) - A grande oferta de antiguidades e os deliciosos pratos da comida mineira atraem milhares de pessoas todos os sábado para a Feira Tom Jobim. A música sempre marca presença e torna o evento ainda mais animado. Quando: aos sábados. Horário: das 10h às 18h. Local: Av. Carandaí, entre a Rua Ceará e a Avenida Brasil - Santa Efigênia. (Reprodução/Casa.com.br)
12/20Feirinha de Artesanato da Pajuçara (Maceió, AL) - Na beira da praia, a feirinha da Pajuçara é referência quando o assunto é artesanato alagoano. Com a garantia de bons preços, o visitante encontra redes, panos de prato, roupas feitas em renda, bolsas de palha, bonecos de cerâmica e muito mais. Quando: todos os dias. Horário: das 10h às 22h. Local: Avenida Doutor Antônio Gouveia, 1447 – Pajuçara. (Reprodução/Viajar hei/Casa.com.br)
13/20Feira do Cerrado (Goiânia, GO) - A maior feira de artesanato do Centro-Oeste é um ótimo lugar para aproveitar comidas típicas e comprar produtos de artistas locais. O visitante também curte apresentações musicais tradicionais da região. Quando: aos domingos. Horário: das 9h às 13h. Local: Parque da Criança; R. 72, s/n - Jardim Goiás. (Divulgação/Casa.com.br)
14/20Feirinha Beira Mar (Fortaleza, CE) - Há quase 30 anos, a Feirinha Beira Mar é um dos points da orla de Fortaleza. É ponto de parada obrigatório para o turista que viaja à capital cearense. Lá é possível encontrar artesanatos feitos de capim dourado, chifre de boi, búzios, sementes ou fibra de coco. Quando: todos os dias. Horário: das 17h às 22h. Local: Av. Beira Mar, s/n, Meireles. (Reprodução/Ravena Almeida/Casa.com.br)
15/20Feira do Largo da Ordem (Curitiba, PR) - No centro histórico de Curitiba, o visitante encontra a Feira do Largo da Ordem com os mais diversos tipos de artesanato. As matérias primas são diversas: madeira, tecidos, pedras, fibras e até sementes. É possível encontrar móveis, objetos de decoração, pinturas e esculturas. As comidinhas também são destaque, agradando todos os gostos. Quando: aos domingos. Horário: das 9h às 14h. Local: Setor Histórico - Largo da Ordem. (Reprodução/Flickr/Rafael Belli Soares/Casa.com.br)
16/20Feirinha de Tambaú (João Pessoa, PB) - A feirinha de Tambaú nasceu há quase 40 anos como um reduto alternativo de jovens amantes do Rock e MPB. Atualmente, 45 artesãos expõem seus produtos no local. A gastronomia paraibana é um dos fortes da feirinha, o visitante pode se deliciar com pratos que levam carne de sol e charque. Quando: todos os dias. Horário: das 9h às 22h. Local: Av. Alm. Tamandaré - Tambaú. (Divulgação/Casa.com.br)
17/20Feirinha da Lagoa da Conceição (Florianópolis, SC) - No centro da Lagoa da Conceição, rodeada por cafés e restaurantes, essa feirinha reúne 125 expositores. O visitante encontra cerâmicas, rendas de bilro, bijuterias, produtos feitos com materiais reciclados e trabalhos em palha, como móveis e cestarias. Quando: aos domingos. Horário: das 15h às 20h. Local: R. Henrique Veras do Nascimento, 50 - Lagoa da Conceição. (Reprodução/Casa.com.br)
18/20Feira de Artesanato do Pontal da Barra (Maceió, AL) - Não há como ir até o Pontal da Barra e não se apaixonar pelo trabalho das rendeiras. Ótima opção para comprar objetos para casa e roupas feitas à mão. Ainda é possível sair de lá com redes confortáveis e móveis em madeira. Quando: todos os dias. Horário: das 9h às 17h. Local: R. Sen. Arnon de Mello, 12-20 - Pontal da Barra. (Reprodução/Partiu pelo mundo/Casa.com.br)
19/20Feira noturna de Copacabana (Rio de Janeiro, RJ) - Depois de um dia aproveitando a praia, nada melhor do que conhecer essa feirinha clássica da noite carioca. Cerca de 150 barracas oferecem artesanato, vestuário e obras de arte. Quando: todos os dias. Horário: das 18h à 01h. Local: Avenida Atlântica, entre as Ruas Miguel Lemos e Almirante Gonçalves. (Reprodução/Travel Experiences/Casa.com.br)
20/20Feira hippie de Ipanema (Rio de Janeiro, RJ) - O coração da zona sul abriga a maior galeria de artes e artesanato do mundo ao ar livre. Tombada pelo Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Rio de Janeiro, a Feira Hippie de Ipanema acontece desde 1968, oferecendo produtos feitos à mão, comidinhas e uma galeria de artistas de rua. Quando: aos domingos. Horário: das 7h às 19h. Local: Praça General Osório, s/n - Ipanema. (Reprodução/Editora Peixes/Casa.com.br)
Populares nos quatro cantos do Brasil, as feirinhas são descendentes dos marchés ux puces, ou mercados de pulgas, criados há mais de um século em Paris, na França. Reunindo comerciantes, artesãos, designers e artistas, elas oferecem os mais diversos produtos e podem surpreender os visitantes.
Há feirinhas para todos os gostos: os apaixonados por arte e antiguidades têm seu lugar, assim como os turistas loucos por souvenirs.
Muito além de meros centros de compras, elas também atuam como promotoras da cultura e da gastronomia. Não são raras as feiras onde as comidinhas estão presentes, assim como shows e outros tipos de manifestações culturais.
Mapeamos 20 feirinhas incríveis e cheias de singularidades que valem a visita! Confira na galeria acima!