Sofá inspirado na cantora Nina Simone é lançado por Estúdio Sputinik
A artista inspirou um móvel da marca espanhola Missana. O sofá Simone, assinado pelo estúdio espanhol Sputinik, faz referência ao piano de cauda, tocado por Nina

Nina Simone foi mais que uma cantora de jazz. A diva negra norte-americana, além de conquistar os palcos, foi uma importante ativista social na luta pelos direitos dos negros. Na época, Nina costumava dizer: “Quando faço um show, quero impactar de tal forma as pessoas que elas saiam do local em pedaços”. Tamanha é a força da personalidade de Nina que, além de um documentário sobre sua vida, intitulado “What Happened, Miss Simone?” (O que aconteceu, senhorita Simone?, em tradução livre), a artista inspirou um móvel da marca espanhola Missana. O sofá Simone, assinado pelo estudio espanhol Sputinik, faz referência ao piano de cauda, tocado por Nina. “O sofá é dividido em duas partes. Fizemos a parte superior do sofá para ser entendida como uma peça independente, mais dinâmica e colorida, em oposição ao assento, que é mais estático e plano” , explica Majo Fernandez, do estúdio Sputnik.
No processo de produção da peça, no estúdio em Valência, os designers escutavam as músicas de Simone. Daí surgiu a ideia de homenagear a cantora. “Este sofá está diretamente relacionado com a música, mais precisamente ao piano de cauda. Enquanto esboçavamos o projeto, nós pensamos sobre a elegância das curvas como uma melodia suave, e em como poderíamos brincar com este conceito”, disse Maria de la O Reyna, uma das fundadoras do estúdio. Disponível em diversos tecidos e cores, o sofá Simone é feito com tecidos da marca dinamarquesa Kvadrat e da holandesa Febrik. Vale lembrar que não é a primeira vez que uma cantora inspira um projeto. No início do ano, as curvas da Beyoncé Knowles inspiraram o projeto de um arranha-céu na Austrália.



