Casa Created with Sketch.

Pregnant Chair, de Trend Jansen, é a peça de design favorita de Arthur Casas

Forma e diversão: Arthur Casas, um dos mais celebrados arquitetos brasileiros, elegeu a "Cadeira Grávida" como seu objeto predileto.

A peça da marca holandesa Moooi em parceria com o designer australiano Trent Jansen é o extremo oposto de suas criações. Você encontra a cadeira por R$ 5 860 na Micasa(preço de junho de 2010, sujeito a alteração). Na edição de julho de 2010, da revista CASA CLAUDIA, outro grande profissional, o arquiteto Roberto Negrete, falou de 8 coisas que ele considera muito belas.

Artur Casas é conhecido por seus projetos sóbrios e elegantes. Sem abrir mão da gramática racionalista que reverencia a cidade de São Paulo, Casas vem conquistando o público e a crítica pela sua capacidade de surpreender. Como peça ícone, ele escolheu um móvel que é a antítese de suas criações.

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

O que o atrai nessa cadeira?

É muito difícil para mim escolher uma única peça favorita. Então, pensei em algo que fosse diferente de tudo que gosto e faço. A Pregnant Chair (Cadeira Grávida) me atrai pela proposta: é uma peça que quase não serve para nada. Para minha filha Nina, 6 anos, a cadeira menor é muito pequena. Acho impressionante como alguns designers não têm amarras. Trent Jansen pensou numa cadeira grávida e levou essa ideia adiante. Além disso, acho que a peça tem um bom desenho e uma proporção interessante. Gosto como ele resolveu a cadeirinha dentro da cadeira maior.

 

Você acompanha a marca que faz a cadeira?

O trabalho da Moooi é legal, mas não gosto de tudo. Acho um absurdo aquele cavalo enorme. Mas é bacana eles editarem peças como esta Cadeira Grávida.

 

Em qual ambiente você usaria?

Nem sei se a usaria em meus projetos, pois ela não tem função. Mas foi exatamente isso que me cativou. Ainda tenho muito marcados em mim os princípios da Bauhaus e essa peça vai na contramão de meu raciocínio. Na hora de projetar, jamais conseguiria criar algo assim: absurdo, mas ao mesmo tempo divertido.

Um título para uma foto sem titulo

 (/)

O jovem designer australiano Trent Jansen ficou conhecido pelas criações com uma pegada sustentável. Seu banquinho feito com placas de trânsito chamou a atenção do diretor criativo da Moooi, Marcel Wanders. A Pregnant Chair é fruto da parceria de Jansen com a empresa.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.