O que exatamente define um móvel vintage?

Você realmente sabe o que o termo significa e por que se difere de móveis usados?

Por Redação Atualizado em 24 mar 2022, 22h49 - Publicado em 26 mar 2022, 13h00
Sofá vintage
Ashley Poskin/the spruce

A palavra “vintage” se tornou muito popular no mundo do design, especialmente quando o assunto é mobiliário. Este estilo cria composições que têm um charme único. Mas o que são exatamente móveis vintage? Como eles são diferentes de móveis antigos?

Móvel vintage verde
Reprodução/Pinterest

O que são móveis vintage?

Mobiliário vintage é qualquer coisa que tenha pelo menos 20 anos. Se uma peça se encaixa nesse requisito, mas foi restaurada, ainda é considerada vintage.

Dentro da categoria vintage, as peças mais novas, principalmente as que datam das décadas de 1950 a 1980, são geralmente consideradas retrô. Já as mais recentes, que datam de meados da década de 1980 e posteriores, são simplesmente consideradas usadas. Todos os móveis no estilo moderno de meados do século, populares desde a primeira década do século 21, podem ser rotulados como vintage e retrô.

Poltrona vintage em forma de concha
Reprodução/Pinterest

O simples fato de ser velho não torna nenhum móvel vintage no sentido técnico, embora a maioria das pessoas use o termo de forma intercambiável. Para ganhar o título, o item também deve ser um exemplo do que definiu um estilo particular de um período. Por exemplo, uma cadeira Eames é um bom exemplo de móvel vintage (ou retrô) da era moderna de meados do século.

O móvel não precisa pertencer a uma linha conhecida ou a um fabricante popular, ele simplesmente tem que exibir as características daquela época. Os móveis vintage estão na moda e há várias razões para sua popularidade. Confira algumas delas abaixo!

Visual único

Detalhes vintages

Itens vintage tornam-se menos comuns com o passar do tempo – mesmo os que antes eram produzidos em massa e onipresentes. À medida que se tornam mais inusitados, as mobílias passam a apresentar individualidade e estilo à sua decoração, talvez até criando um fator “cool” que não pode ser alcançado com produtos novos.

Continua após a publicidade

Veja também

Armário vintage
Reprodução/Pinterest

Como a categoria vintage abrange móveis de várias décadas, você tem duas opções ao decorar com os elementos:

  • você pode escolher uma era vintage/retrô, como a moderna de meados do século, usando-a para recriar este estilo até os acessórios;
  • você pode selecionar cuidadosamente uma coleção de peças de diferentes épocas em uma combinação que cria um visual harmonioso e coeso.

Se você optar pela combinação, certifique-se de unir a sala com cor e um nível de formalidade, para que tudo compartilhe de certos componentes visuais.

Economia

Armário vintage

Se você aprecia móveis de alta qualidade, mas seu orçamento é limitado, investir no estilo vintage é a melhor alternativa. Além de ser mais barato do que comprar móveis novos, você pode descobrir que peças antigas têm mais qualidade, pois usavam materiais mais finos.

Ecológico

Mesa vintage

Este é um dos métodos ambientalmente conscientes para decorar a sua casa, porque você está evitando que itens velhos vão para o lixo. Ademais, é mais saudável para a sua casa, uma vez que o produto já acabou de de gaseificar qualquer formaldeído ou outras substâncias tóxicas presentes nos acabamentos e colas. Se essas peças precisarem ser pintadas, você pode usar acabamentos não tóxicos.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade