11 jeitos de ter um quadro negro na decoração

Pintar um quadro negro em um dos cômodos da casa facilita a organização familiar, além de trazer mais personalidade ao ambiente

Por Redação Atualizado em 28 jun 2022, 11h56 - Publicado em 30 jun 2022, 19h00
Sala com aparador pequeno e parede de quadro negro
Reprodução/Pinterest

A tinta de quadro-negro está em alta e por boas razões! Versátil e fácil de usar, é a maneira perfeita de se destacar em qualquer ambiente da sua casa. Ideias criativas de quadro-negro podem transformar qualquer parede ou móvel e dar propósito e personalidade.

Sala de jantar com parede de quadro negro
Reprodução/Pinterest

Além de um quadro-negro tradicional na parede, existem ideias de pintura muito mais imaginativas, de placas de cozinha e pranchetas de porta de armário a painéis de jardim – as possibilidades são inúmeras!

A tinta de quadro-negro é uma ótima alternativa para um quadro de avisos de cozinha ou pode fornecer um espaço para as crianças serem criativas, sem se preocupar com elas manchando as paredes. Confira ideias abaixo:

1. Pinte uma parede de recurso focal

Sala de jantar com um quadro negro pendurado ao fundo.
Future PLC/ Jo Henderson/Reprodução

Uma ideia de quadro-negro é ideal em uma sala de jantar para a família para permitir uma expressão de personalidade e criar um ponto focal divertido.

Use um nível de bolha e fita adesiva para moldar uma extensão de parede de placa de memorando.  Pinte a área na fita com tinta especial para quadro-negro. Voilá!  Você tem um quadro divertido diretamente na parede.

2. Seja criativo com uma unidade de armazenamento sob medida

Cozinha com um quadro negro em um dos armários.
Future PLC/ Jo Henderson/Reprodução

Experimente um truque confiável da IKEA para introduzir uma ideia de pintura de quadro-negro em um dos armários de cozinha.

Vire uma estante de lado e depois pinte com tinta de quadro-negro. A superfície torna-se um prático planejador familiar/lista de compras/quadro de rabiscos – algo para toda a família.

3. Dê a um corredor um quadro de avisos focal

Quadro negro acima de um aparador branco.
Future PLC/ Jo Henderson/Reprodução

Transforme uma mesa de console de corredor em um centro de atividades com uma pintura de quadro-negro. Como este belo exemplo demonstra, uma ideia de corredor branco simples pode fornecer o pano de fundo perfeito para um quadro-negro funcionar como um lembrete diário de tarefas e lista de tarefas para toda a família.

Como a última coisa que você vê quando sai de casa e a primeira coisa que vê ao voltar para casa, o corredor é o local ideal para lembretes diários. Também pode ser o local perfeito para marcar uma afirmação diária, para iniciar o dia de todos de forma positiva.

4. Torne o guarda-roupa infantil mais divertido e funcional

Guarda-roupa com quadro negro nas portas.
Future PLC/Reprodução

Não é sempre que as crianças são incentivadas a desenhar nos móveis, tornando essa ideia ainda mais divertida. 

Pintar as portas ou o quarto de um quarto traz ludicidade às tarefas diárias, como se vestir, fazer tarefas ou lembrar da lição de casa. Simplesmente cole as bordas externas da área que deseja pintar. 

A área no embutimento das portas do guarda-roupa fornece um espaço emoldurado perfeito para pintar com tinta de quadro-negro.

5. Pinte a porta com tinta diferente

Cozinha com uma porta com quadro negro.
Future PLC/ James French/Reprodução

Quando você quer dar mais personalidade a uma porta, você não pode errar muito com uma camada de tinta de quadro-negro.

Nesta cozinha, uma parede preta já adiciona impacto ao esquema de cores, de modo que a porta pintada de preto não se choca com o resto da decoração. Mais do que apenas um acessório, ela torna-se uma extensão na parede para anotar listas de compras e muito mais.

6. Adicione profundidade a um esquema de cores escuras

Cozinha com mesa e paredes com decoração em cinza, e um quadro negro acima de um aparador.
Future PLC/ Simon Whitmore/Reprodução

Se a sua decoração já possui tom moderno de cinza carvão escuro ou preto ardósia, você pode facilmente adicionar profundidade usando um quadro-negro na parede para permitir que mensagens pessoais sejam anotadas com facilidade.

7. Zona do jardim

Jardim externo com um grande quadro negro.
Future PLC/ Tim Young/Reprodução
Continua após a publicidade

O que poderia ser mais divertido para os menores do que criar uma área de lazer dedicada no seu jardim. Aplicável para jardins de qualquer tamanho, pode valer a pena definir zonas para que todos se sintam igualmente em casa.

Por segurança, certifique-se de que a placa esteja firmemente presa a um painel de vedação ou estrutura de suporte para que não caia.

8. Crie um calendário

Escritório com um grande quadro negro ilustrando um calendário mensal.
Future PLC/ Dan Duchars/Reprodução

Precisa organizar a rotina familiar? Pinte um calendário de quadro-negro na parede da sua cozinha ou escritório em casa para criar uma área dedicada para que todos vejam com facilidade. 

Use tinta preta e branca para misturar diferentes tons de cinza para criar um efeito atraente que é mais fácil de alterar mês a mês.

9. Dê um toque pessoal para um quarto infantil

Quarto de criança com armário com portas com quadro negro.
Future PLC/Reprodução

Adicione um toque divertido a um quarto infantil e incorpore as portas do armário ao elemento de jogo da sala, pintando-as com uma tinta de quadro-negro. 

Fornecer um local dedicado para eles serem criativos garantirá que as paredes restantes permaneçam livres de giz.

10. Concentre-se em uma parede de recursos

Cozinha com uma das paredes com quadro negro.
Future PLC/ Matt Antrobus/Reprodução

Uma parede de pintura de giz na cozinha é divertida e funcional, mais do que apenas uma parede de destaque, é o local ideal para deixar notas um para o outro, acompanhar convites e escrever sua lista de compras – perfeito para famílias ocupadas.

Além disso, o acabamento é altamente prático para uma cozinha porque é lavável, o que é um bônus em uma sala propensa a derramamentos.

11. Abrace paredes que podem ser marcadas

Espaço da cozinha com um quadro negro. Há uma tábua de cortar, cebolas e um avental pendurados.
Future PLC/Reprodução

A tendência para cores escuras, vista com a popularidade das ideias de sala de estar pretas e cozinhas pretas, mostra como as cores fortes estão liderando os interiores no momento. 

Mas mais do que apenas na tendência, há elementos de usar cores escuras que podem ser altamente práticos. 

Por exemplo, usar uma parede de quadro-negro no corredor – a cor dá a aparência desejada, mas as propriedades da tinta de quadro-negro são boas para arranhões e marcas.

Qual é a diferença entre tinta de giz e tinta de quadro-negro?

Cozinha com armário de vinhos pintados com tinta de quadro negro
Trendir/Reprodução

A principal diferença entre a tinta de giz e a tinta de quadro-negro é que a tinta de quadro-negro é especialmente formulada para ser desenhada com giz e canetas de giz e depois limpa. 

A tinta de giz é uma tinta apenas decorativa, com o nome referindo-se ao acabamento calcário e à cor plana. Os dois não devem ser confundidos, eles têm qualidades muito diferentes.

Como você aplica a tinta do quadro-negro?

A aplicação de tinta de quadro-negro é muito parecida com qualquer outra tinta de parede. Certifique-se de que a área da superfície esteja completamente limpa antes de aplicar. 

Se estiver pintando sobre uma tinta de emulsão padrão, você pode pintar diretamente na superfície. Se a superfície existente for tinta vinílica, madeira ou metal, será necessário aplicar primer.

Para obter um acabamento bom e uniforme, você precisará aplicar várias demãos. Sempre verifique o rótulo antes de começar, pois isso deve fornecer uma orientação.

Deixe cada camada secar por 3-4 horas antes de aplicar a próxima. Deixe secar por 24 horas. Após seca, a tinta do quadro-negro estará pronta para uso. Para remover o giz, basta usar um pano quente e úmido.

*Via Ideal Home

 

Continua após a publicidade

Publicidade