Casa Created with Sketch.

Quadrada, redonda ou retangular? Qual o formato ideal para mesa de jantar?

Além da sua preferência, há outras coisas a se manter em mente

 (Max Vakhtbovych/Pexels)

Decidir qual a melhor mesa de jantar para a sua casa é um passo muito importante e crucial para fazer com que ela se torne mais visual e funcional.

E o processo para encontrar o modelo perfeito para você deve levar em consideração o tamanho do espaço e o número de pessoas que você costuma receber. Aqui, você descobrirá que alguns modelos se adaptam melhor a certas condições, confira:

Mesas retangulares

 

Como a maioria das salas de jantar também é retangular, esse modelo é o mais comum. Opção perfeita para acomodar mais de quatro pessoas, especialmente se tiver como estender o comprimento – para convidados adicionais.

 (Pixabay/Pexels)

O recomendado é que a mesa apresente de 91 cm a 1,06 m de largura. Retângulos mais estreitos podem funcionar bem em cômodos pequenos, mas as menores do que 91 cm não são aconselháveis – pois pode ser difícil ajustar talheres em ambos os lados e posicionar a comida.

Caso prefira um modelo mais estreito, considere colocar a refeição em um aparador ou mesa de bufê, para que os hóspedes possam se servir antes de sentar.

Veja também

Mesas quadradas

 

Os espaços quadrados ficam melhores com uma peça quadrada, principalmente se não recepciona um grupo grande boa parte do tempo. O estilo é agradável para duas ou três pessoas, fornecendo intimidade. Caso contrário, com uma mesa maior, o espaço pode parecer frio.

Para momentos especiais e com muitas visitas, um modelo que permite expansão é uma boa solução, ou opte por duas mesas quadradas agrupadas para criar uma disposição de assento retangular maior.

Mesas redondas  

 

A mesa de jantar redonda é outra possibilidade para uma sala menor ou quadrada, além de ser um dos melhores formatos para pequenas reuniões – já que todos podem se ver, as conversas ficam fáceis e o ambiente mais aconchegante e íntimo.

 (Max Vakhtbovych/Pexels)

Lembre-se de que este estilo não é ideal para grandes ocasiões, pois adquiri-lo em um tamanho maior significa que, embora você possa ver os outros, eles parecem distantes e você talvez precise gritar para ser ouvido. Ademais, a maioria dos cômodos não é grande o suficiente para acomodá-lo.

Se você preferir este modelo e acha que pode precisar recepcionar um número grande de pessoas de vez em quando, considere comprar uma mesa extensível.

Mesa oval

 

Muito semelhante a uma retangular em quase todos os seus atributos, visualmente a peça oval parece ocupar menos espaço por causa dos cantos arredondados, mas isso também significa que tem menos área de superfície. Considerar esse móvel se tiver um espaço mais estreito ou menor e, eventualmente, precisar receber mais pessoas.

*Via The Spruce

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.