Doodle homenageia Kandinsky pelo 148º aniversário

Wassily Kandinsky é lembrado pelo Google no seu 148º aniversário

Por Alex Alcantara Atualizado em 14 dez 2016, 11h54 - Publicado em 16 dez 2014, 12h36
wassily-kandinsky-doodle

O artista russo e professor da Bauhaus, Wassily Kandinsky, recebe hoje uma homenagem do Google, através do Doodle, pelos 148 anos do seu nascimento, em 16 de dezembro de 1866.

Nascido em Moscovo, em 1866, Wassily Kandinsky cresceu em Odessa, estudando Direito e Economia na Universidade de Tartu, na Estônia. Casou-se em 1892 com sua prima Anya Chimiakin e mudou-se para Munique, na Alemanha, quatro anos depois, à procura de um lugar na Academia de Belas Artes da cidade, sendo admitido. Lá, começou a estudar pintura, fundou a sociedade artística Phalanx e tornou-se o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata, na década de 1910.

Como sempre foi inovador, desentendia-se muito com as teorias de arte oficiais e encaixou-se muito bem na Bauhaus: escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda na Alemanha. Uma das maiores referências no Modernismo, ela contou com Kandisky como professor por cerca de 20 anos, até ser fechada pelos nazistas em 1933.

Em 1933, emigra para a França, onde viveu o resto dos seus dias, morrendo em 1944. Dentre suas principais obras estão a Composição X, Murnau – Jardim 1 e Grüngasse em Murnau.

Está ocorrendo uma exposição gratuita no Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília com algumas obras do artista até o dia 12 de janeiro, quando seguirá para o Rio de Janeiro. Depois, as obras passam ainda por Belo Horizonte (em abril), e São Paulo (em julho), onde permanecem até setembro. São mais de 150 peças, que incluem quadros de todas as fases do pintor, símbolos religiosos, roupas, instrumentos, ilustrações, coleções de objetos de cerâmica e xilogravuras litografias.

Continua após a publicidade

Publicidade