10 dicas de sofás para ambientes pequenos

Confira ideias de sofás super confortáveis para salas de estar compactas

Por Redação Atualizado em 10 jul 2022, 22h18 - Publicado em 11 jul 2022, 13h00
Sala de estar com namoradeira e poltrona estampadas.
TBC/Ideal Homes

Sem surpresas, buscar móveis para salas de estar pequenas requer um pouco mais de reflexão do que se você tivesse ambiente mais amplo.

Encontrar um sofá (ou dois) que caiba dentro das dimensões definidas, deixando espaço para circulação e sem abrir mão de lugares para toda a família pode ser um enorme desafio. Além do mais, você também não quer comprometer o estilo do décor.

Mas, como você verá a seguir, há muitas opções viáveis. Algumas envolverão o modelo de sofá que você escolher — indo para um sofá menor namoradeira ou snuggler em oposição a um de três lugares, por exemplo. Ou escolher algo com linhas finas e até mesmo sem braços.

Sala de estar com namoradeira sem braços.
TBC/Ideal Homes

Há opções que podem ser mais práticas ou decorativas — como permitir que seu sofá se misture com a cor das paredes, ou talvez até criar sua própria solução embutida. Confira abaixo algumas dicas:

1. Evite braços de sofá grossos

Sala de estar em estilo escandinavo com sofás e poltronas em estrutura de madeira finos.
Nordic House/Ideal Homes

Estes sofás de estilo escandinavo são refinados, elegantes… e perfeitos para uma pequena sala de estar. Esta estética do norte da Europa representa a abordagem ideal para um ambiente compacto.

Tons de cinza e branco mantêm o visual fresco e aberto, e a falta de braços volumosos poupa um espaço precioso.

2. Faça de um sofá de canto a estrela

Sala de estar com sofá azul de canto.
Future PLC/Colin Poole/Ideal Homes

Chamaremos isso de abordagem “se não for pra causar eu nem saio de casa”. Coloque todos sentados em um móvel, cortesia de um sofá de canto.

Ele criará uma área de estar íntima, que pode ser ainda mais aconchegante com uma poltrona ou duas para completar o círculo. O esquema deve ser centrado em torno de uma âncora — uma lareira ou TV, por exemplo.

3. Construa um sofá embaixo da janela

Sala de estar com sofá feito sob medida embutido em uma janela de sacada.
Future PLC/Tim Young/Ideal Homes

Quando você não consegue encontrar o sofá certo para um espaço de formato diferente, ir sob medida é sua melhor opção. E não precisa ser caro. Um carpinteiro local deve ser capaz de construir a estrutura de um assento de sofá embutido, e almofadas feitas sob medida são acessíveis.

Adicionar gavetas abaixo fornecerá armazenamento precioso na sala de estar.

4. Troque os sofás pelas poltronas

Sala de estar com namoradeira lilás.
Future PLC/Ideal Homes

Por que lutar para se espremer em um sofá, quando você pode fornecer assentos mais confortáveis para um trio com três poltronas? Arrumá-los em torno de uma cômoda ou mesa de centro incentivará a conversa. Aqui você pode se divertir, escolhendo as melhores poltronas em diferentes estilos e cores.

No entanto, tenha uma linha de design comum a todas elas ou você arriscará sua sala de estar a ficar parecendo um showroom de móveis. Isso pode ser por meio da paleta de cores — digamos, em tons de azul. Ou pode ser o estilo de suas cadeiras – curvilíneas e clássicas, estofadas vintage, ou quadradas e modernas.

Continua após a publicidade

 5. Coloque uma namoradeira clássica em uma janela de sacada

Sala de estar com janela de sacada onde jaz uma namoradeira cinza de braços baixos.
Sofa.com/Ideal Homes

“As namoradeiras são a ideais para a janela de sacada. Elas também funcionarão em qualquer espaço que não aceite um sofá padrão de dois lugares”, diz Aissa Gonzalez, gerente de desenvolvimento e compras de produtos da Sofa.com.

Dando-lhe mais área de movimento do que uma poltrona, este sofá engana os olhos para fazer com que este ponto perto da janela pareça maior do que realmente é, e libera espaço para uma mesa lateral e uma luminária de chão. Tudo que você precisa agora é chá, biscoitos e um bom livro.

6. Escolha um sofá ou poltrona que seja mais profundo e não mais largo

Sala de estar com namoradeira rosa clara.
Loaf/Ideal Homes

Você pode não ter espaço em seu quarto para se expandir, mas ainda pode criar uma experiência de assento luxuosa indo fundo. “Uma namoradeira é o melhor local para relaxar”, diz Charlie Marshall, fundador da Loaf.

“Nós fazemos a nossa mais profunda para que haja muito espaço para afundar e relaxar. Adicione à mistura um assento confortável com enchimento de penas e almofadas volumosas e você terá um lugar aconchegante e incrivelmente convidativo.”

7. Aperfeiçoe suas proporções

Sala de estar com sofá clássico de três lugares.
TBC/Ideal Homes

Não é apenas o tamanho do sofá que importa — a forma também desempenha um papel, e você pode acomodar mais pessoas do que o esperado. “Um móvel grande, como um sofá, tem o potencial de sobrecarregar um espaço pequeno, por isso é importante levar isso em consideração na hora de escolher”, Kate Tansley, diretora criativa da Multiyork.

“Optar por um tamanho mais compacto com costas fixas em vez de almofadas e braços pequenos criará um contorno limpo, dando a ilusão de espaço e ordem.”

8. Aproveite ao máximo os detalhes

Sala de estar com sofá cinza de dois lugares.
House of Fraser/Ideal Homes

Prestar atenção aos pequenos detalhes, como botões amarrados à mão, transforma um sofá em algo extra especial. “Este design dá um aceno à tradição, mas de uma forma nova e elegante”, diz Amy Cutmore, da Ideal Home.

“Os detalhes abotoados trazem uma sensação de herança que, combinada com o formato curvilíneo e o tom neutro do tecido, o torna uma adição acolhedora a uma sala de estar moderna com pouco espaço.”

9. Lembre-se, tamanho não é documento

Sala de estar com namoradeira com estampa de flores.
TBC/Ideal Homes

“Adoro o impacto que uma estampa floral ousada pode causar em uma sala”, diz Megan Holloway, da Sofa Workshop. “A estampa certa pode adicionar toques de cor a uma paleta neutra ou criar drama em uma parede escura.”

“Estampas em grande escala podem realmente roubar a atenção, mas não são para todos. Se você preferir uma abordagem mais sutil, use-as em um móvel menor, como este sofá compacto, ou opte por um padrão de pequena escala em tons sobre tons como alternativa a um tecido simples.”

10. Fique claro e brilhante

Sala de estar em tons de branco.
Future PLC/Simon Scarboro/Ideal Homes

Todos nós sabemos que uma sala de estar branca é um excelente esquema de cores para pequenos espaços. Então, se você está atrás de um sofá para um ambiente reduzido, a lógica ditaria que um sofá branco é o ideal. E pode ser — embora recomendemos maximizar o efeito, combinando com paredes brancas para que tudo se misture, branco sobre branco.

Com esta configuração, você pode, então, sobrepor a cor. Esta combinação de amarelo e cinza é suave e memorável. Escolha terracotas e verdes para algo mais aconchegante e terroso. Ou teals e blues para uma sensação refrescante. Vermelhos e azuis levarão você ao território náutico clássico. Ou você pode trazer pretos para um esquema monocromático mais forte.

*Via Ideal Home

Continua após a publicidade

Publicidade