Casa Created with Sketch.

Como escolher uma luminária de cabeceira

Tire todas as suas dúvidas, veja dicas e melhore suas leituras antes de dormir

 (Michelle Becker/the spruce)

As luminárias de cabeceira têm duas funções básicas: fornecer luz suficiente para uma leitura confortável e outras atividades no quarto, e ter uma ótima aparência ao fazer isso.

No entanto, escolher um modelo pode ser confuso. Quantos você precisa? Qual deve ser o tamanho? Qual estilo você deve selecionar? Felizmente, existem regras básicas de decoração que respondem a todas essas perguntas e facilitam a decisão certa.

 (Max Vakhtbovych/Pexels)

Quantas luminárias de cabeceira você precisa?

Como regra geral, você precisa de uma se for o único que dorme na cama e duas se tiver une parceire. Se o seu quarto for muito grande ou o colchão for king, duas lâmpadas proporcionam um equilíbrio melhor, independentemente de ser ou não o único a usar o quarto.

 (Maria Orlova/Pexels)

Qual deve ser a largura?

Um dos erros mais comuns de decoração de quartos é escolher o modelo do tamanho errado. Acertar na escala é um ato de equilíbrio. Quanto mais largo for o colchão, mais larga será a mesa de cabeceira; e quanto mais larga a mesa de cabeceira, mais larga é a peça em cima dela.

 (Pixabay/Pexels)

Sua mesa de cabeceira deve medir entre um e dois terços da largura do seu colchão, e a luminária deve ter cerca de um terço da largura da mesa de cabeceira – quando medida no ponto mais largo do abajur, geralmente a base da sombra.

 (Max Vakhtbovych/Pexels)

Qual deve ser a altura?

Escolher a altura certa é especialmente importante se você gosta de ler antes de dormir. Você não quer que a luz brilhe sobre sua cabeça, nem a quer diretamente em seus olhos. Supondo que sua mesa de cabeceira tenha a mesma altura do colchão, procure um modelo com 5 ou 7,6 cm a mais que ela.

Veja também

 (Max Vakhtbovych/Pexels)

Portanto, se sua mesa de cabeceira tiver 60 cm de altura, uma peça com cerca de 68 cm de altura terá uma aparência melhor. O posicionamento do interruptor também é um problema. Você não quer ter que sair da cama para ligar ou desligar a lâmpada, ou arriscar machucar as costas, ou até cair da cama para alcançá-lo.

 (julie aagaard/Pexels)

A altura ideal para ele é aproximadamente o mesmo comprimento que seu braço, algo entre 53 e 71 cm para a maioria das pessoas. Mas, o mais conveniente de tudo, é uma luminária com o botão liga/desliga no cabo.

 (Flo Dahm/Pexels)

Como escolher a cúpula?

A cúpula do tamanho certo equilibra tudo. Geralmente, a altura desse elemento deve ser de aproximadamente dois terços da altura do corpo da luminária, medindo da parte inferior até a base da lâmpada.

A largura deve ser duas vezes a largura da parte mais larga da peça. Se você tiver uma luminária muito fina, escolha uma cúpula que não seja mais larga do que a sombra, para melhor proporção.

 (Max Vakhtbovych/Pexels)

Para obter a melhor leitura antes de dormir, a base da cúpula deve ficar quase no mesmo nível dos seus olhos, enquanto você está sentado na cama.

  • Altura: dois terços da altura.
  • Largura: o dobro da largura.

 (Rachel Claire/Pexels)

Abajures brancos ou esbranquiçados deixam passar mais luz, mas os coloridos são uma ótima maneira de adicionar um destaque à sua decoração. Quanto ao formato, as cúpulas de tambor são a tendência atual, mas você não vai errar combinando o formato desse elemento com a peça toda.

 (Max Vakhtbovych/Pexels)

Como escolher o estilo para seu quarto?

Contanto que suas luminárias de cabeceira estejam de acordo com o resto da decoração do seu quarto, a cor e o estilo dependem de você.

 (Max Vakhtbovych/Pexels)

Incremente um quarto contemporâneo com um lustre elegante de vidro ou cromado, escolha um abajur tradicional em jarra para um quarto de campo, ou divirta-se com um candeeiro! Pense neste item como um destaque poderoso em seu cômodo e escolha de acordo.

*Via The Spruce

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.