Como escolher o armário para sua cozinha

Confira esta lista de opções para você escolher

Por Redação Atualizado em 20 Maio 2022, 22h28 - Publicado em 23 Maio 2022, 19h00
Cozinha decorada com vasos
@olaemcasacwb/Instagram

Quando se trata de escolher armários de cozinha, suas opções não se limitam à cor e ao posicionamento. Existem muitos estilos de gabinete diferentes – e cada estilo tem seus prós e contras.

“Existem muitas opções quando se trata de designs de armários de cozinha”, diz Larry Greene, presidente da Case Design/Remodeling Indy . “Trata-se realmente de tornar a cozinha sua, e os armários são uma grande parte do design da cozinha, tanto em termos de funcionalidade quanto de estética.”

Cozinha integrada com a sala
@aptokuhn/Instagram

Para decidir qual estilo de armário é o certo para sua cozinha, você deve considerar algumas perguntas. Primeiro, como você quer que ela seja? “Visualizar a cozinha dos seus sonhos é importante, você quer um espaço que faça você se sentir em casa”, diz Chris Alexakis, cofundador da CabinetSelect.

Em seguida, alinhe forma com função. “Além da aparência, você precisa pensar na utilidade”, diz Alexakis. Qual estilo de armário vai te ajudar a aproveitar ao máximo o seu espaço, guardando tudo o que você precisa?

Cozinha com armários e ilha azuis
Reprodução/Elle Decor

Depois de listar as coisas por aparência e função, você ainda pode ter alguns tipos de armário de cozinha para escolher. Para ajudá-lo a entender todas as opções, reunimos os estilos de armários mais populares abaixo.

1. Armário Shaker

Cozinha com armários embutidos.
Vanessa Lentine/My Domaine

Armários Shaker são alguns dos armários de cozinha mais populares. Por quê? “Esse estilo tem um bom equilíbrio entre o tradicional e o moderno”, diz Greene. “É decorativo, mas também parece mais leve do que um armário de estilo tradicional.”

Essa versatilidade torna os armários Shaker uma adição fácil a muitas cozinhas – e uma escolha perfeita para quem gosta de design de transição. Eles são projetados de forma enxuta, definidos por uma porta simples com uma borda externa elevada. Esse minimalismo oferece muito espaço para criatividade, oferecendo flexibilidade para brincar com diferentes cores de tinta e muito mais.

“O Shaker é ótimo, porque é um visual clássico e muito versátil”, diz Caroline Lovelace , diretora de vendas de móveis da Murphy Maude Interiors .

  • Prós: Simples, versátil, transitório
  • Contras: Meio-termo (nem totalmente contemporâneo nem totalmente tradicional)

2. Armários de base

Cozinha com armários embutidos.
House of Chais/My Domaine

Encontrados em quase todas as cozinhas, os armários de base correm ao longo da parte inferior da parede – logo abaixo da pia e das bancadas. “Os armários de base são provavelmente o que vem à mente quando você pensa em um armário de cozinha”, diz Alexakis. “Eles vêm com muitas variações, como prateleiras para pratos ou prateleiras para empilhar itens.”

Os armários baixos também vêm em muitos estilos diferentes, para que você possa encontrar com tranquilidade um conjunto que se adapte à estética da sua cozinha. A única desvantagem real? Como os armários são baixos, muitas vezes você precisa se agachar para tirar coisas deles.

  • Prós: Clássico, espaçoso, disponível em vários estilos
  • Contras: Difícil de alcançar

3. Armários Slab

Cozinha com armários embutidos e uma bancada de ilha.
Cathie Hong Interiors/My Domaine

Conhecidos por seu design simples e aparência elegante, os armários slab são os favoritos entre designers contemporâneos e minimalistas. Os gabinetes são completamente lisos, então você não deve esperar ver painéis, detalhes ou enfeites.

“O estilo é ótimo, porque o acabamento pode realmente brilhar – seja uma bela melamina brilhante ou a textura de um carvalho branco”, diz Lovelace. “A estrutura do gabinete também pode adicionar muito interesse a esse estilo.”

Lovelace observa que, como os armários slab estão livres de espaços e fendas, eles também são incrivelmente fáceis de limpar. Dito isto, ela não os recomenda para quem espera mantê-los simples. Como o design é tão básico, uma simples camada de tinta pode não ser suficiente para deixar os armários interessantes.

  • Prós: Simples, contemporâneo, fácil de limpar
  • Contras: Pode parecer chato

4. Armários beadboard

Cozinha com armários embutidos.
House of Chais/My Domaine

Armários beadboard são feitos de ripas altas que se encaixam para fazer os armários parecerem listrados.

“Se você está procurando uma casa de campo clássica ou uma cozinha estilo fazenda, o beadboard é uma ótima escolha”, diz Leslie Murphy, proprietária e diretora criativa da Murphy Maude Interiors. “Você também pode escolher a profundidade e o comprimento das listras, o que permite que você brinque um pouco.”

Como são versáteis e flexíveis, são uma ótima escolha para muitas cozinhas. E eles tendem a ser bastante econômicos também. O único problema? As ripas verticais são ótimas para juntar poeira, tornando-os difíceis de limpar.

  • Prós: Versátil, econômico, um pouco personalizável
  • Contras: Difícil de limpar

5. Armários de parede

Cozinha com armários embutidos e uma bancada de ilha.
Becca Interiors/My Domaine

Os armários de parede são uma adição clássica a muitas cozinhas. Enquanto os armários de base correm ao longo da parte inferior (abaixo da pia e das bancadas), os armários de parede correm ao longo da parte superior (acima da pia e das bancadas). E se você está realmente tentando maximizar o espaço de armazenamento, seus armários de parede podem se estender até o teto.

“Os armários de parede não são tão volumosos quanto os de base, portanto não têm tanto espaço de armazenamento”, diz Alexakis. “Mas eles são muito úteis, e você pode alcançá-los em pé.”

Os armários de parede usam o espaço de armazenamento que você poderia ter perdido, por isso são ótimos para a eficiência do espaço. E como eles estão disponíveis em uma diferentes estilos, você não deve ter muita dificuldade em encontrar um conjunto que goste.

  • Prós: Baixo perfil, espaço eficiente, fácil de alcançar, disponível em vários estilos
  • Contras: Menos espaçoso que os armários básicos

6. Armários prontos para montagem

Cozinha com armários embutidos.
House of Chais/My Domaine
Continua após a publicidade

Na hora de escolher os armários, você não deve pensar apenas na aparência. Também deve considerar quanto trabalho você tem que fazer – e quanto dinheiro você tem que gastar – para conseguir esse visual. “Os armários prontos são os mais acessíveis”, diz Alexakis.

Como o próprio nome sugere, os gabinetes prontos para montar vêm pré-fabricados. “E a maior vantagem deles é que é mais fácil escolher o tipo e o estilo que você quer sem pensar muito nisso”, acrescenta.

Então, se você quer economizar tempo e dinheiro, eles podem ser uma ótima opção. E como estão disponíveis em muitos estilos você provavelmente encontrará um conjunto que você ama. Apenas não conte com qualquer personalização, a menos que você queira fazer o trabalho de modificação por conta própria.

  • Prós: Econômico, fácil de montar, disponível em vários estilos
  • Contras: Não personalizável

7. Armário de painel elevado

Cozinha com armários embutidos.
Katherine Carter/My Domaine

Os armários de painel elevado são uma das opções mais tradicionais oferecidas. Eles são definidos por uma borda externa e um painel interno elevados com uma borda rebaixada ao redor.

“Você provavelmente já viu um desses em um design de cozinha mais tradicional, pois era bastante popular durante o século XVII e início do século XVIII”, diz Murphy. “É ótimo se você deseja adicionar dimensão e profundidade a um espaço.”

Greene observa que, como os armários de painéis elevados são tão “ornados”, eles chamam atenção em qualquer cozinha. “Se você quer armários que fiquem em segundo plano, eles podem não ser a escolha certa”, acrescenta. E se você espera criar uma cozinha contemporânea, eles provavelmente também não são a melhor opção para você.

  • Prós: Tradicional, atraente
  • Contras: Não é contemporâneo, não desaparece em segundo plano

8. Armário em arco

Cozinha com armários embutidos.
Amy Bartlam/My Domaine

Armários arqueados são exatamente o que você esperaria que fossem: armários equipados com arcos. “Armários em arco são um dos mais comuns (e econômicos!)”, diz Murphy. “Eles são clássicos, tradicionais e apresentam um painel elevado ou embutido com uma curva na parte superior.”

Como os armários arqueados são tão tradicionais, eles podem não ser a melhor escolha para os fãs de design moderno. Mas eles oferecem uma maneira fácil de adicionar interesse visual à sua cozinha.

  • Prós: Tradicional, econômico, atraente
  • Contras: Não é contemporâneo

9. Armários personalizados

Cozinha com armários e prateleiras embutidas.
Becca Interiors/My Domaine

Os armários personalizados são feitos precisamente para o seu espaço, por isso otimizam a forma e a função, mas tendem a custar um bom dinheiro.

“Armários personalizados são as opções mais caras”, diz Alexakis. “No entanto, seu design pode ser completamente original, o que significa que este é o caminho a seguir se você realmente deseja tornar sua cozinha dos sonhos uma realidade.”

Como você pode esperar, armários personalizados estão disponíveis em uma variedade de tamanhos, estilos e tipos.

  • Prós: Personalizado para você e seu espaço, disponível em vários estilos
  • Contras: Caro

10. Armários altos

Cozinha com armários embutidos e uma bancada de ilha.
Julian Porcino/My Domaine

Armários altos são exatamente o que parecem: armários extra-altos que geralmente vão do teto ao chão. “São o espaço de armazenamento perfeito para despensas, roupas ou eletrodomésticos grandes”, diz Alexakis. “Como são tão visíveis, também são ótimos móveis para designs que podem definir a aparência da sua cozinha.”

Tal como os armários baixos e os armários de parede, os armários altos estão disponíveis numa variedade de estilos. A única desvantagem é que eles são volumosos, então você precisará poupar uma boa quantidade de espaço para eles.

  • Prós: Alto, muito espaçoso, atraente
  • Contras: volumoso

11. Armários de painel embutido

Cozinha com armários embutidos.
Calimia Home/My Domaine

Simples e versáteis, os armários embutidos devem ficar ótimos em praticamente qualquer cozinha. Assim como os armários de painel elevados, os armários de painel embutidos possuem uma borda externa alta. Mas dentro dessa borda, o painel é rebaixado – então é completamente plano. (Isso torna os gabinetes de painel embutidos semelhantes aos gabinetes Shaker, embora você possa esperar um pouco mais de ornamento nos gabinetes embutidos.)

“Os armários de painel embutidos têm uma aparência mais elegante que pode ser tradicional ou moderna, dependendo do seu estilo”, diz Murphy. “Eles também são bastante simples e têm a capacidade de se misturar em muitos designs diferentes.”

Essa versatilidade permite que os gabinetes de painel embutidos se encaixem em muitos estilos de design, e também permite que eles combinem bem com cores ousadas.

  • Prós: Simples, versátil, transitório
  • Contras: Meio-termo (nem totalmente contemporâneo nem totalmente tradicional)

12. Armários com frente de vidro

Cozinha com armários embutidos, os armários superiores têm painéis de vidro.
Katie Leclercq/My Domaine

Os armários com frente de vidro são clássicos. Os painéis podem ser foscos ou completamente transparentes, e os próprios gabinetes vêm em uma variedade de estilos.

“Os armários com frente de vidro podem complementar vários estilos de cozinha, do tradicional ao moderno”, diz Greene. E como você pode ver através deles (pelo menos um pouco), os armários com frente de vidro oferecem uma ótima maneira de mostrar seus itens de cozinha favoritos.

“Tudo depende das necessidades funcionais e do interesse do design”, diz Greene. “Alguns proprietários podem querer armários com frente de vidro para exibir os pratos de ocasiões especiais, enquanto outros podem priorizar um armário que esconda o essencial até que seja necessário.”

  • Prós: Atraente, pratos de exibição, disponíveis em vários estilos
  • Contras: Um pouco transparente (não esconde a desordem)

13. Armários semi-personalizados

Cozinha com armários embutidos.
Anne Sage/My Domaine

Quer a sensação de gabinete personalizado sem o preço do gabinete personalizado? Considere pegar um conjunto de armários semi-personalizados. Em sua essência, eles são muito parecidos com os armários prontos, mas possuem alguns recursos personalizáveis, permitindo que você escolha entre algumas frentes de gabinete diferentes, por exemplo.

“Uma mistura entre opções de estoque e personalizadas, os gabinetes semi-personalizados permitem que você tenha mais voz nos resultados finais”, diz Alexakis. E como os armários semi-personalizados não são tão caros quanto os armários personalizados completos, eles permitem que você seja criativo sem gastar muito.

  • Prós: Um pouco econômico, um pouco personalizável, disponível em vários estilos
  • Contras: Um pouco de escolha intensiva

*Via My Domaine

Continua após a publicidade

Publicidade