Aquário imita ecossistema para se limpar sozinho
O EcoQube C usa os resíduos dos peixes para ajudar no desenvolvimento de plantas que, por sua vez, filtram a água do aquário
Ter um peixinho em casa até parece fácil, mas quando o assunto é limpar o aquário, trocar a água ou substituir o filtro, as praticidades já não parecem tão óbvias. Pensando nisso, os designers da Aqua Design Innovations, de San Diego, Estados Unidos, desenvolveram o EcoQube C, um aquário que simula um micro ecossistema que não precisa de cuidados externos para se manter limpo.
A ideia é integrar a criação de peixes com o crescimento de plantas, como realmente acontece no meio ambiente. Funciona assim: manjericão ou menta são usados para filtrar e oxigenar a água ao mesmo tempo em que o peixe produz material orgânico para o desenvolvimento do vegetal.
Além disso, todo o design foi pensado para ser bonito, mas também muito funcional. O tipo de muda usada no aquário foi inspirado em projetos da NASA para facilitar o crescimento da planta e há uma lâmpada de LED estrategicamente posicionada para ajudar na fotossíntese, independente da iluminação local. Há também um esterilizador compacto de UV que evita o crescimento de algas indesejáveis e permite apenas a existência de bactérias não prejudiciais na água.
Confira mais detalhes no vídeo abaixo:
Fonte: Daily Dot
VEJA MAIS
Aquário com águas-vivas: você teria um?