Almofadas no estilo mud cloth são a nova tendência de decoração
O tecido é de algodão, originalmente do Mali, na África, feito a mão e tingido usando um processo de lama fermentada
Há uma nova tendência queridinha no mundo da decoração: o mud cloth. Esse tecido tem sido muito usado na decoração de casa, especialmente nos estofados por ser muito resistente. Mas, no último ano, ele se apoderou de um acessório específico na decoração: as almofadas.
Você deve estar se perguntando o que é, afinal, o mud cloth. Explicamos: é um tecido de algodão feito a mão, originalmente do Mali, na África. Ele é tingido usando um processo de lama fermentada, que remete a práticas do século XII. O tecido ganha essas padronagens gráficas após ser tingido e coberto inúmeras vezes por artesãos com uma lama que foi fermentada por até um ano. Hoje é feito na maior parte das vezes inteiramente por homens, mas tradicionalmente o tecido era produzido pelos homens e o tingimento feito pelas mulheres.
Antes da aplicação da lama, o tecido feito a mão é embebido em um banho de tintura feito com as folhas de uma árvore específica, que o deixa amarelo. A reação química ocorre quando os tecidos secam ao sol, deixando a cor escura no tecido depois que a lama é removida. O nome é derivado da palavra Bògòlanfini (bogo significa terra, lan significa com e fini significa pano).
De modo geral, é possível encontrar tapeçarias em preto com desenhos brancos ou brancas com desenhos pretos, embora existam de outras cores. Devido ao processo complicado e tedioso para produzir o tecido, ele costuma custar muito caro, e os acessórios feitos com ele, idem. Na decoração, vale usar no quarto e na sala, em ambientes monocromáticos ou misturando cores e texturas.