Casa Created with Sketch.

A força do IKB, o tom de azul criado por Yves Klein

Inventado pelo artista Yves Klein nos anos 40, o tom IKB está com tudo novamente. Confira como usar a cor em móveis, ambientes e até no mundo da moda

00-a-forca-do-ikb-o-tom-de-azul-criado-por-yves-klein

 (/)

Quando o pintor e escultor francês Yves Klein criou o matiz ultramarino para suas monocromáticas obras, comparou-o a uma janela aberta para a liberdade. Para conseguir esse pigmento puro, batizado de International Klein Blue (IKB), ele contou com a ajuda de um químico. Queria evocar a imaterialidade e a imensidão de sua própria visão particular e utópica do mundo. Devaneios à parte, esse tom de azul excedeu as fronteiras da arte e ganhou uso em revestimentos, tecidos e objetos. Recentemente, o escritório Swan Architectes experimentou a profundidade que a nuance oferece ao reformar um antigo apartamento em Paris (foto abaixo). Confira outras aplicações em nossa seleção.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s