9 maneiras de transformar uma escada de obra em parte da decoração
Até mesmo aquela escada velha que ninguém usa pode se tornar uma parte funcional e bonita do seu ambiente - nós mostramos como!
Dar nova vida à objetos está em alta e cada vez mais percebemos como tudo dentro de casa pode ser reimaginado. Confira nossa lista que prova que, com criatividade, até uma antiga escada de obra pode deixar sua casa mais bonita:
1. Expositor para lenços
Encontrada no sótão da casa dos pais da blogueira alemã Kati, com uma boa lixada, pintura e verniz, o que antes era entulho se tornou parte da decoração. O display facilita a visualização dos lenços (echarpes e cachecóis também funcionam) e ainda traz cor para o quarto. É muito mais bonito e prático colocar as roupas assim do que dobradas e escondidas dentro do armário!
2. Estante
Essa é uma estante comprada, mas você pode fazer igual com muito pouco. Sua escada antiga, após pintada, pode ser modernizada com papel contact imitando mármore aplicado nos degraus. O interessante da aplicação desse tipo de papel é que ele também é facilmente retirado, logo você pode mudar sempre a aparência do móvel sem muito esforço! Francesca, do blog Fall for DIY, escolheu usá-la para colocar pequenos vasos e alguns objetos decorativos, mas a estante também pode abrigar sua coleção de livros.
3. Prateleira de canto de parede
O diferencial do cantinho da casa da blogueira americana Tabitha é a prateleira feita por ela e pelo marido com uma escada velha. O processo foi um pouco trabalhoso – para fazê-la, foi necessário lixar a escada, medi-la, medir a parede e depois cortar a estrutura da escada ao meio. Cada pedaço foi pendurado por quatro cantoneiras. No fim, o trabalho compensa – além de ser um espaço para organizar pequenos pertences, fotos e plantas, ela com certeza chamará a atenção de suas visitas.
4. Organizadora de banheiro
A metade da frente de uma escada de obra antiga se tornou uma charmosa estante de banheiro. Ela foi pintada com tinta spray branca e seu diferencial são os cestos, escolhidos em tamanhos ligeiramente diferentes para serem expostos em ordem descrescente nos degraus. Ao usar apenas metade da escada, é importante lembrar de prendê-la na parede de alguma forma – caso contrário ela pode cair, principalmente se você tem pets ou crianças curiosas. Do blog Natalme.
Jardins verticais são um charme e a estrutura da escada combina com a proposta. Quando a cor da escada é a mesma da parede em que ela está fixada, o acessório vira papel de moldura para as plantas se tornarem a atração principal.
6. Decoração de casamento
A escada antiga vira até decoração de casamento, com luzes pisca-pisca, recipientes de vidro com pequenas velas e algumas flores. Depois da cerimônia, a decoração pode ser levada pelo casal como lembrança do dia especial e colocada no jardim ou no hall de entrada.
7. Varal para área interna
Querendo fugir dos varais sem graça de metal das lojas comuns, a professora e blogueira Bec transformou a escada com algumas camadas de tinta e ganchos nos quatro cantos, com correntes para fixá-la ao teto. Quem iria imaginar que um varal poderia ser um elemento estiloso de decoração na lavanderia?
8 e 9. Sapateira e armário
A prateleira feita pela blogueira Geneva já foi estante para livros na sala. Percebendo como o móvel era versátil, agora ela fez dele um expositor de sapatos divertido. Com proposta similar, ela também é responsável por criar um armário – ambos os projetos com estruturas de escadas e placas de madeira. Veja os dois tutoriais, em inglês, aqui e aqui.