Casa Created with Sketch.

10 móveis e acessórios feitos com granilite

Designers do mundo todo têm usado o efeito “terrazzo” para compor peças lindas para a casa

 (Divulgação/Casa.com.br)

Já faz algum tempo que o granilite vem retornando com tudo para o universo do design e da arquitetura (não dá mais nem para chamar de tendência!). O material, que tradicionalmente é feito com uma base de concreto e pedaços de pedra (granito, mármore, quartzo etc), vem chamando atenção nos últimos anos por ressurgir em criações de design pelo mundo todo. Chamado de “terrazzo” internacionalmente e com origem nos prédios venezianos, o granilite oferece um componente afetivo e nostálgico por resgatar um charme antigo. Mas ele não retorna apenas como revestimento: muitos designers vêm fazendo experimentações e aplicando o material em projetos de design de produto, sejam eles peças de mobiliário ou acessórios. 

O estúdio chinês Bentu Design, por exemplo, recolheu restos de cerâmica na cidade chinesa de Foshan para criar o material que reveste mesas de apoio, estantes e luminárias de leitura. No Brasil, a arquiteta e designer de produto Patricia Anastassiadis apresentou em sua coleção assinada para a Artefacto uma série de mesas componíveis com tampos de granilite, que usam pedaços de vidro descartados no lugar das pedras. Mas ela não parou por aí: um dos tampos das mesas Niki recebeu pitadas de café na composição e ganhou um tom único entre as peças da linha. Abaixo, você confere estes e outros exemplos de como o granilite vêm aparecendo em produtos. 

  • Mesinhas laterais

 (Divulgação/Casa.com.br)

A marca inglesa Another Brand criou mesas laterais de granilite com a intenção de explorar o potencial das cores e a durabilidade do material. Para a marca, o terrazzo evoca o mesmo efeito luxuoso do mármore. 

  • Mesas componíveis Niki

 (Divulgação/Casa.com.br)

Toda assinada pela arquiteta Patricia Anastassiadis, a nova coleção da Artefacto – lançada em março de 2019 – exibe um conjunto de mesa componíveis, em diversas cores, com tampos de granilite criados a partir de vidro reaproveitado. Com a estrutura de metal, o material ganhou leveza e sofisticação. Um detalhe curioso do processo de produção é que os tampos marrons ganharam pitadas de pó de café para chegar neste tom. 

  • Mesas, castiçais e bowls

 (Divulgação/Casa.com.br)

O designer italiano Alberto Bellamoni explorou o terrazzo, feito com pedaços de mármore, em mesas, castiçais e tigelas. O que chama a atenção nos seus produtos é que os fragmentos de pedra têm dimensões muito mais arredondadas do que o usual, criando um efeito de bolinhas nas peças. “Trabalhei com um dos mais antigos fornecedores de mármore italiano para criar uma espécie de seixo de mármore. Depois disso, eu preparei um grande bloco de terrazzo e o deixei envelhecer por um mês com as condições certas de umidade e temperatura, quase como um salame italiano artesanal”, revela à revista inglesa Dezeen

  • Mesa dinamarquesa com pés torcidos

 (Divulgação/Casa.com.br)

O designer Simon Legald criou estas mesas laterais com tampo de granilite e pés torcidos para a marca dinamarquesa Normann Copenhagen. Para explorar as possibilidades do terrazzo, ele apresentou a peça em quatro cores diferentes: branco, cinza, azul e verde. 

    • Acessórios de peso

     (Divulgação/Casa.com.br)

    O estúdio Besler & Sons, de Los Angeles, também explora o granilite em pequena escala, criando quatro peças de formatos diferentes como peças decorativas, suportes para livros, pesos de papel ou até travessas. As peças são todas feitas à mão. 

    • Coleção com consciência ambiental

     (Divulgação/Casa.com.br)

    Uma colaboração entre os holandeses do Super Local e os artesãos de Zanzibar, na costa africana, criou peças de granilite com uma consciência ambiental. Os produtos (um banco, uma mesa, um prato e um vaso) foram feitos a partir de concreto e de garrafas de vidro descartadas por hotéis da região – que originalmente iriam para o mar. 

    • Granilite com porcelana chinesa

     (Divulgação/Casa.com.br)

    Os restos de porcelana tradicional chinesa, criadas em Foshan, formam a base para o terrazzo produzido pelo estúdio chinês Bentu Design, que usou a matéria-prima para a criação de mesas laterais, estantes e até luminárias de piso. “Usar matéria-prima descartada não é apenas uma tentativa ousada de estimular o valor comercial e de unir proteção ambiental ao nosso trabalho, mas representa também uma busca por uma vida mais digna”, explica o estúdio. 

    • Acessórios finos 

     (Divulgação/Casa.com.br)

    A designer Joyce Wang criou uma coleção de peças com granilite para banheiros e cozinha que é puro luxo. Em três tons (carvão, rosé e verde), a linha conta com vasos, pequenos bowls, uma esfera ornamental e uma ampulheta. “Proporcionamos uma nova identidade ao terrazzo adicionando esses detalhes de metal. Há uma beleza especial e atemporal em usar um material antigo, de uma maneira nova”, reflete. 

    • Mesa de jantar sob medida

     (Divulgação/Casa.com.br)

    A imensa mesa de jantar de 4,2 metros da arquiteta Juliana Pippi na edição de 2019 da CASACOR São Paulo é um dos principais destaques do projeto Co-dining. Feita a partir de granilite cor de rosa, ela dá o tom deste ambiente que celebra o receber e os encontros. O meio da mesa é marcado por um vão, que acomoda as louças e acessórios para o jantar. 

    • Mobiliário urbano 

     (Divulgação/Casa.com.br)

    Os bancos públicos que o designer Robert Suckrachand, com escritório no Brooklyn (NY), criou usando o granilite em grande escala são uma releitura do mobiliário urbano de Bangkok. A ideia da coleção Mirazzo é explorar o terrazzo gigante, de origem italiana, e às formas tailandesas, estabelecendo uma conexão entre as duas partes do mundo. 

    Comentários
    Deixe um comentário

    Olá,

    * A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Foto do Google

    Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s