10 dicas para decorar a mesa inspiradas no dia de Ação de Graças
Seja para o jantar de Natal ou para receber a família em casa de uma maneira mais incrementada, você vai adorar estas lista com coisas que aprendemos com o dia de Ação de Graças americano
A última quinta-feira de novembro é dia de Ação de Graças nos Estados Unidos: conhecido como Thanksgiving, é uma celebração que reúne a família para agradecer por tudo de bom que aconteceu no último ano. Entre o Halloween e o Natal, a data possui elementos marcantes de decoração: do primeiro, o ícone da abóbora e cores como amarelo e laranja. Do segundo, as receitas da grande ceia e o visual da festa, que tomam uma magnitude natalina. Na lista abaixo, você confere boas ideias de decoração de mesas.
1. Cores
O Natal é representado pelas cores verde, vermelho e branco. Já o Thanksgiving se apoia nos tons laranja, amarelo, marrom e, algumas vezes, roxo.
Nesta ceia, preto, branco e dourado colorem os pratos. A mesa de madeira, rústica, se beneficia pelos tons roxo, nos guardanapos, e verdes, laranja, branco e rosa das plantas e flores.
Mais delimitado, o centro desta mesa foi montado em um tecido. Em cima, lamparinas promovem um ar íntimo e aconchegante, complementado pelas coloridas flores, folhas, abóboras, pinhas e castiçais.
2. Plantas e Flores
Por ser uma celebração do outono, flores e plantas podem ser vistos em quase todas as mesas de Ação de Graças. Na maioria das vezes, eles são os que trazem cor e aquecem os espaços.
Em tons mais discretos, as abóboras permeiam este centro de mesa, completo com ramos, folhas e flores brancas e alaranjadas.
Como um grande vaso, esta abóbora foi enfeitada com girassóis, rosas e outros ramos e flores em tons verde, laranja, amarelo e roxo.
3. Pratos e Talheres
Durante o Thanksgiving, a simplicidade também é valorizada, representada por escolhas de tecido, arranjos de mesa mais singelos e detalhes delicados.
Para não deixar os talheres à solta na mesa, uma fita de veludo marrom amarra garfo, faca e colher.
Festas com muitos convidados ou em espaços pequenos, onde nem todos cabem na mesa, podem optar por deixar que cada um se sirva, com pratos empilhados em um único lugar. Neste caso, uma simpática bandeja de metal abriga vidrinhos reutilizados – cada um com um talher diferente.
4. Lugares Marcados
A organização precisa reinar em ceias grandes ou pequenas. Uma maneira de demarcar onde cada um deve sentar e fazer com que seus convidados se sintam especiais ao mesmo tempo é fazer cartões com seus nomes.
Uma mini abóbora foi pintada de branco e dourado e recebeu uma fita roxa com o nome da convidada pintado à mão – ficou lindo e delicado!
A folha é outro símbolo do outono representado no dia de Ação de Graças, e esta ganhou uma camada dourada com pintura do nome à mão.
5. Abóboras
O outono também é época das abóboras, que têm lugar especial na mesa de jantar tanto na decoração quanto nas receitas – principalmente a pumpkin pie, torta de abóbora servida de sobremesa.
Monocromático, este arranjo apostou na exploração do branco em diferentes texturas: abóboras, velas, galhos e flores.
Velas laranjas com gaiolas metálicas foram combinadas com abóboras reais e peças de vidro.
6. Velas
O clima intimista tem tudo a ver com os jantares em família, e as velas são muito utilizadas para dar aos ambientes uma iluminação especial.
Original, o enfeite destas velas foi feito com legumes amarrados com laços verdes. Cravos brancos finalizam o arranjo.
As cores do Thanksgiving estão presentes nas uvas, de dois tons, abóboras, ramos de trigo e velas brancas.
7. Folhas
O que seria do outono sem as árvores repletas de folhas de tom amarelado, alaranjado e arroxeado?
Temáticas, estas luminárias foram feitas com folhas de plástico e vidros reutilizados. O tutorial é do Spark and Chemistry.
Estes porta-talheres apostaram no rústico com a escolha do tecido e no colorido, com as flores e folhas nos tons verde, laranja, roxo e amarelo.
8. Pinhas
As pinhas são muito utilizadas na decoração natalina – o que se repetiu nos temas de Ação de Graças.
Para que cada convidado tivesse sua própria pinha personalizada, o anfitrião deu mão laranja às pontas e, no topo, colocou cartões com os nomes das visitas.
Com velas, folhas, pinhas e laranjas, este arranjo de mesa é um exemplo da simplicidade que não compromete o tema ou a beleza.
9. Madeira
O outono e as abóboras, folhas e flores remetem à floresta. Por isso, o rústico é visto em diversos temas de Ação de Graças, principalmente pelo uso da madeira.
No primeiro plano, um corte de árvore tipo rodela serve de jogo americano e uma meia lua menor segura o cartão de boas-vindas. Ao fundo, o verde domina o arranjo da mesa, combinado com pinhas e velas brancas.
A rodela de árvore desta vez foi usada como base do arranjo da mesa, abrigando flores secas e velas.
10. Dourado
Assim como no Natal, o dourado parece representar a cor da celebração, da festa. No Thanksgiving não é diferente.
Nesta mesa, talheres, prato e abóbora dourados harmonizam com a toalha de mesa e o guardanapo geométricos, além de texturas como madeira, rosas brancas e penas.
Unindo folhas e dourado, este arranjo ganhou peças com pintura metálica ao lado de porta-velas de vidro com acabamento cor cobre.
Clique e conheça a loja CASA CLAUDIA!