Torneira pingando? Passo a passo para arrumar sem precisar de encanador
A substituição da vedação pode ser suficiente para resolver a torneira pingando. Confira um passo a passo da Loja do Mecânico para fazer esse reparo:
Vazamentos são extremamente desagradáveis, e podem comprometer bastante a conta de água no final do mês. Porém, sabia que é possível consertar torneira pingando de forma prática?
Com as ferramentas adequadas e dicas simples, você pode realizar esse trabalho sem precisar contratar um profissional. Confira informações de Rodrigo Pothin, CMO da Loja do Mecânico – plataforma multicanal de máquinas e ferramentas – e aprenda como consertar torneira pingando em poucos passos:
Quais são as causas mais comuns da torneira pingando
Certamente você já ouviu falar que é melhor prevenir do que remediar. Por isso, antes de aprender como consertar torneira pingando, é importante entender o motivo do vazamento. A seguir, veja as causas mais comuns:
Falta de manutenção
Com o tempo, é normal que alguns componentes da torneira se deteriorem, prejudicando a vedação. Por isso, a falta de manutenção frequente é uma das principais causas da torneira pingando.
Além disso, as sujeiras podem se concentrar e prejudicar a vedação, causando vazamentos. Então, faça a revisão periodicamente e substitua os componentes desgastados, inclusive do sistema hidráulico.
Pressão da água elevada
Quando a pressão da água está muito forte, pode gerar vazamentos, principalmente quando a torneira não é projetada para suportar o fluxo da instalação. Nesse caso, é fundamental escolher um produto compatível com a pressão de água do local.
Cuidado ao abrir e fechar
Outra questão a considerar é a forma de abrir e fechar a torneira, pois ao forçar demais, a borracha de vedação será desgastada rapidamente. Além disso, pode danificar outras peças.
Dependendo da situação, o conserto de torneira não é mais possível, sendo necessário substituí-la.
Tempo de uso
O tempo de uso aliado à falta de manutenção desgasta o vedante da torneira, causando vazamentos. Então, na maioria das vezes, trocar essa peça já soluciona o problema, e não é preciso gastar muito com os reparos.
Portanto, escolha um vedante adequado, que pode ser uma vedação de borracha para torneiras com abertura rotativa ou cartucho para itens de ¼ de volta. Essa é uma ótima forma de consertar torneira pingando de maneira eficiente.
Instalação incorreta
Nem sempre a vedação é o motivo do pinga-pinga. Às vezes, acontece por falhas na instalação. Então, é importante verificar se as roscas estão vedadas corretamente, com fitas específicas.
Quando existe uma folga entre as roscas, a água passa pelas frestas, gerando vazamentos. Para evitar que isso aconteça, faça a vedação com fita veda-rosca e siga as orientações de uso para não espanar as peças.
Como consertar a torneira pingando sem chamar o encanador
Materiais necessários para consertar torneira
Ficou curioso para saber o que fazer com torneira pingando? Antes de mais nada, é preciso selecionar as ferramentas corretas para facilitar a manutenção. Você vai precisar dos seguintes materiais:
- grifo hidráulico;
- alicate ou chave-inglesa;
- chave de fenda ou Phillips;
- fita branca veda rosca;
- borracha de vedação nova.
É válido informar que esses itens são recomendados quando o vazamento é decorrente da peça de vedação desgastada. Ao se tratar de outros motivos, pode ser necessário outras ferramentas.
Passo a passo
Com os materiais em mãos, é hora de aprender como arrumar torneira pingando. Com apenas alguns passos detalhados, você mesmo pode fazer tranquilamente. Acompanhe:
1. Feche o registro de água
O primeiro passo é fechar o registro de água no ponto de entrada principal. Normalmente, há uma válvula localizada próxima à torneira ou na parede do banheiro, lavanderia e cozinha. Você também pode encontrar esse dispositivo no sistema de encanamento geral.
2. Desmonte a torneira
Após remover a torneira do cano, retire o pino de acabamento que cobre o parafuso. Depois, com o auxílio de uma chave de fenda ou Phillips gire o parafuso no sentido anti-horário para removê-lo.
3. Troque a borracha de vedação
A próxima etapa é tirar a manopla e remover a borracha de vedação para substituí-la. A forma mais fácil é utilizar um alicate ou chave inglesa para puxar a peça danificada. Feito isso, coloque a vedação nova. Monte a torneira e não esqueça de vedar as roscas antes de instalá-la.
4. Faça outros reparos
Aproveite para verificar se outras peças precisam de manutenção, como o mecanismo de vedação ou cartucho. Além disso, faça a limpeza e a lubrificação das peças com produtos específicos para torneiras. Esse processo ajuda a manter o funcionamento do produto e aumentar a durabilidade.
5. Teste a torneira
Após realizar todas as etapas, é hora de testar a torneira para verificar se não há mais vazamentos. Abra o registro e, se estiver pingando, verifique o motivo. Embora essas orientações sejam extremamente úteis para entender como consertar torneira pingando, às vezes, o problema é mais complexo.
Há casos em que será necessário substituir o produto ou o defeito está no sistema hidráulico. Caso não consiga resolver com as dicas, procure um profissional habilitado.