Porque você deve incluir uma tartaruga na decoração da sua casa

Traga riqueza e sorte posicionando este elemento em diferentes lugares

Por Redação Atualizado em 21 mar 2022, 20h43 - Publicado em 10 mar 2022, 19h00
Tartaruga miniatura
Reprodução/Pinterest

Há uma série de figuras de animais que são conhecidas por trazer sorte. Para o Feng Shui eles são o dragão verde, a fênix vermelha, o tigre branco e a tartaruga preta. Esta última, na mitologia chinesa, é considerada uma criatura espiritual que significa longevidade e que também auxilia a concentrar a energia positiva na casa.

Para que você possa entender os benefícios e a colocação correta deste elemento na decoração, aqui está um guia para você aproveitar ao máximo tudo o que ele pode oferecer:

Tartaruga miniatura
Reprodução/Pinterest

Significado da tartaruga em várias culturas

Este é um símbolo auspicioso em muitas culturas e acredita-se que traga boa saúde e longevidade. As tartarugas são consideradas animais celestiais e tanto na mitologia chinesa quanto na hindu, elas são importantes. 

Na mitologia hindu, a tartaruga é a segunda encarnação de Vishnu, o Avatar Kurma. Segundo a lenda, o senhor Vishnu pegou o avatar da tartaruga durante o Samundra Manthan. A tartaruga era sagrada para o deus grego Hermes, o deus mensageiro, que era um promotor da paz. Algumas crenças dos nativos americanos são de que o mundo é carregado nas costas de uma tartaruga.

Tartaruga miniatura strass
Reprodução/Pinterest

Benefícios de usar figuras de tartaruga

Confira alguns das principais vantagens de acrescentar o item no seu espaço: 

  • Pode ajudar a realizar no crescimento de carreira e desejos de alguém;
  • Traz energia positiva para dentro de casa;
  • Atrai riqueza, prosperidade, paz, boa sorte e força;
  • Uma tartaruga traz firmeza para sua vida pessoal e profissional.
Miniatura de Tartarugas de hematita
Reprodução/Pinterest

Onde uma tartaruga deve ser mantida em casa

Antes, preste atenção no material da peça, esta informação é importante para Vastu Shastra e Feng Shui. Pois, uma tartaruga de barro ou terracota deve ser instalada na direção nordeste, centro ou sudoeste. Uma figura que é feita de cristal, deve ser encontrada no noroeste ou sudoeste. Para as feitas de madeira, leste ou sudeste e para de metais, norte e noroeste.

Para estabilizar a energia positiva em casa, coloque-a no quintal e, para proteger sua casa de energias negativas, posicione na entrada. Fixar a tartaruga no leste, norte ou noroeste, também é considerado bom para a casa e carreira. As tartarugas de metal devem estar sempre com os pés imersos na água. Encha um pequeno prato ou tigela de metal e estabeleça o item nele – isso traz felicidade e prosperidade para o lar. 

Tartaruga miniatura
Reprodução/Pinterest

Outra forma de atrair sorte é posicionando a estatueta de tartaruga perto de uma cachoeira artificial ou tanque de peixes. Ou, ainda, utilizando a direção de seu ‘Tien Yi’, auxiliando a combater doenças. Para determinar sua direção Tien Yi, você precisa saber seu número Kua, que pode ser calculado somando os dois últimos dígitos do seu ano de nascimento, até obter um único dígito. As mulheres devem adicionar cinco a esse número, enquanto os homens devem subtrair 10.

Se você acrescentar uma tartaruga perto da cama, ela te dará assistência na hora de lidar com a ansiedade e a insônia. Você pode mantê-la ao lado da cama do seu filho, se ele tiver medo de dormir sozinho.

Atenção: Não coloque a tartaruga no banheiro ou na cozinha. E nunca guarde figuras lascadas, rachadas ou quebradas. 

Tartaruga miniatura
Reprodução/Pinterest

Posições para cada problema:

Para resolver problemas financeiros?

Tartaruga significa riqueza. Adicionar esta figura de cristal em casa ou no escritório te ajudará a lidar com problemas financeiros e promover a estabilidade. 

O item também pode eliminar alguns defeitos detectados pelo Vastu Shastra –  técnica milenar que consiste em trabalhar a harmonia dos espaços e leva em consideração as combinações geográficas e os elementos da natureza para criar energia.

A estatueta deve ser posta na direção norte, de acordo com Vastu Shastra. A direção é governada pelo Senhor da riqueza, Kuber. 

Para a realização de desejos?

De acordo com o Feng Shui, o elemento também pode ser usado para a realização de desejos. No entanto, para isso, você precisa comprar uma tartaruga de metal que possa ser aberta. Escreva um desejo em um papel amarelo e insira-o dentro da peça e feche-a. 

Depois, a acomode em um pano vermelho e guarde em um lugar onde você possa vê-la todos os dias. Assim que seu desejo for realizado, retire o papel de dentro.

Tartaruga de strass
Reprodução/Pinterest

Para o crescimento da carreira?

Adicione uma estatueta de metal ou pintura de uma tartaruga preta na sala de estar ou no local de trabalho. A estatueta deve ter uma moeda chinesa na boca, pois representa o crescimento da renda.

Para garantir o crescimento da carreira, posicione-a de forma que fique de frente para a porta principal da residência. Você também pode acomodar a tartaruga preta no norte, perto de recursos aquáticos, como fontes ou tanques de peixe.

Veja também

Existem diferentes tipos de tartarugas disponíveis no mercado: as feitas de metal, cristal, madeira e pedra. A de pedra deve ser posicionada perto da entrada principal, se estiver voltada para o oeste, enquanto uma de metal deve ser disposta na direção norte ou noroeste. Da mesma forma, um item de cristal deve ser fixado na direção sudoeste ou noroeste. Por último, uma peça de barro ou madeira pode ser colocada na direção leste ou sudeste de sua casa.

Tartaruga miniatura
Reprodução/Pinterest

Para proteção

Segundo o Feng Shui a melhor colocação da peça é na parte de trás da casa. Em um ambiente de escritório, você pode incluir uma pequena atrás de seu assento. Ao ar livre, você pode adicionar na parte de trás do seu jardim.

Se você tiver uma de pedra posicionada perto de uma porta da frente voltada para o oeste, ela trará proteção à porta principal. 

Para promover a saúde

Para combater uma doença e promover a saúde, a estátua da tartaruga em seu lar deve ser colocada voltada para os habitantes da casa. Isso é calculado analisando o número Kua, o elemento Feng Shui do nascimento, bem como as energias atuais do Feng Shui para o ano.

Continua após a publicidade

Tartaruga miniatura
Reprodução/Pinterest

Para energia positiva em casa

A presença de uma tartaruga em casa canaliza a energia positiva. Para aumentar a sensação de bem-estar, as figuras de tartarugas podem ser colocadas no jardim dos fundos ou na varanda. 

Para proteger a casa da negatividade, o item também pode ser disposto na entrada. Deixá-lo na porta principal também ajuda a manter a paz na residência – as pequenas divergências entre os membros da família não se transformarão em brigas. 

Miniatura de tartaruga em cristais
Cristais Aquarius/Reprodução

Tipos de tartaruga

Para evitar quaisquer efeitos nocivos, você deve saber que cada estatueta em sua casa serve a um propósito diferente. Vejamos quais são os diferentes tipos e onde devem ser colocados:

Metal

As tartarugas de metal devem ser colocadas na direção norte ou noroeste. Essas figuras atraem boa sorte para a vida das crianças, aguçam suas mentes e aumentam sua concentração.

Cristal ou vidro

Podem ser colocadas nas direções sudoeste ou noroeste. Tais tipos promovem boa sorte, riqueza e prosperidade. Deve enfrentar a direção leste ou norte no lar ou no escritório.

Tartaruga miniatura
Reprodução/Pinterest

Madeira

Todas as tartarugas de madeira devem ser fixadas no canto leste ou sudeste, pois isso tende a remover energias negativas do ambiente. Também é benéfico para trazer positividade para a vida de seus familiares.

Fêmea

Um dos tipos populares de estatuetas, a tartaruga feminina, na residência, simboliza os filhos e a família – ajudando a evitar disputas dentro da família.

Com moedas

Se você encontrar peças representadas com moedas de Feng Shui, poderá usá-las para atrair dinheiro e melhorar a saúde e a vida familiar.

Família de tartarugas em miniatura
Reprodução/Aliexpress

Tripla

Três tartarugas, segundo o Feng Shui, simbolizam a harmonia entre a família e os amigos. Promove boa sorte, amor e união na família.

Dragão

Existem espécimes únicos disponíveis em forma de tartaruga dragão, que é uma cura Feng Shui para eliminar energias negativas. É uma combinação mística das energias da tartaruga com as do dragão.

Hematita

Se você tem um familiar que sofre de uma doença terminal, selecione uma tartaruga feita de hematita por seu valor simbólico no combate a problemas de saúde. 

De strass

Se você está enfrentando uma crise financeira há muito tempo, uma tartaruga feita de strass na direção norte do seu lar e com a cabeça apontando para dentro será ideal.

Tartaruga miniatura
Energia Astral/Reprodução

Barro

Escolha esta opção para trazer estabilidade à sua vida, uma vez que reduz as flutuações e traz paz, harmonia, longevidade e dinheiro.

Dragão verde

Para melhorar sua dedicação, você pode adquirir uma tartaruga dragão verde, que também é a guardiã da direção leste.

Fênix vermelha

Se você está procurando fama e popularidade, as tartarugas fênix vermelhas devem ser estabelecidas na direção sul, pois este é o símbolo da reputação.

Preta

Caso esteja buscando crescimento na carreira ou desenvolvimento de negócios, coloque uma tartaruga preta em casa na direção norte.

No entanto, lembre-se de algumas coisas, como:

  • Se você quer estabilidade nos relacionamentos, não coloque uma única tartaruga – mantenha-as em par. As peças em latão trarão ainda estabilidade para este cenário. 
  • Você também pode manter uma “família” de tartarugas, como uma tartaruga pequena e grande, na direção sudoeste.

 

Vaso de tartaruga
Reprodução/Pinterest

Melhor dia para inserir uma tartaruga no seu espaço

De acordo com especialistas do Vastu, dias da semana – como quartas, quintas e sextas-feiras – são considerados os melhores dias para colocar figuras de tartarugas em seu lar. Você também pode escolher o horário auspicioso de acordo com o Panchang (Calendário Hindu).

Arte tartaruga parede
Reprodução/Pinterest

Outros itens decoração 

Pode-se optar por itens decorativos baseados no tema da tartaruga para equilibrar o ‘chi’ ou energia positiva, promover boa saúde e o vínculo nos relacionamentos. Em uma varanda ou jardim, mantenha um plantador de tartarugas decorativo para dar sorte. No interior, vasos de tartaruga em miniatura em várias cores são ideais. 

Mesa com pés de tartaruga
Reprodução/Pinterest

Realce a beleza da sala com uma mesa de centro que tem uma tartaruga como pedestal. Papel de parede, arte ou almofada com com design de tartaruga, especialmente na direção norte, aumenta a energia positiva. Acrescente uma fonte de água com o elemento para atrair prosperidade.

*Via Housing

Continua após a publicidade

Publicidade