SOS Casa: Quais são as alturas e as distâncias recomendadas para colocar a TV?

Veja como assistir à televisão na cama e no sofá da sala da forma correta

Por Minha Casa Digital Atualizado em 10 set 2021, 00h09 - Publicado em 5 dez 2016, 10h00

Pergunta: Quais são as alturas e as distâncias recomendadas para colocar o equipamento? Suely Santos, Lorena, SP

Resposta: No quarto, o ideal é que o aparelho de TV fique na parede ao pé da cama e a uma altura que corresponda ao alinhamento do centro da tela com os olhos de quem está no leito. Mas saiba que os especialistas não recomendam assistir à TV deitado, o que pode prejudicar a postura. Por isso, use almofadas que façam sua coluna ficar ereta e planeje a instalação de acordo com essa posição. “De modo geral, a base da tela fica a cerca de 50 cm acima da superfície do colchão”, aponta a arquiteta Andrea Parreira, de São Paulo.

Em relação ao afastamento, como geralmente ultrapassa os 2 m (comprimento médio da cama), não é aconselhável o uso de aparelhos pequenos, evitando forçar a vista – parta de um de 32 polegadas.

Na sala, vale a mesma regra da linha de visão. “A altura mais comum é de 1,20 m a partir do piso até a base da tela”, indica a arquiteta Glaucya Taraskevicius, de Santo André, SP. A distância até o sofá também é relevante na hora de escolher a TV.

Oriente-se por estas regrinhas: telas de 32” a 37” pedem afastamento de 2,40 m a 2,80 m; as de 42” a 47” precisam de 3,20 m a 3,60 m; e as de 52” necessitam de pelo menos 4 m.

Continua após a publicidade

Publicidade