Continua após publicidade

Reforma de apê de 50m² feita em casa

Os gaúchos Lucirene Bitelo e Sandro Fernando Godoy deixaram seu apartamento como queriam, sem gastar com mão de obra

Por Texto E Reportagem Visual Irene Marcondes (Rs) Fotos Ricardo Jaeger (Rs)
Atualizado em 15 Maio 2023, 20h05 - Publicado em 17 mar 2017, 17h46

Quando compraram o imóvel usado, em Novo Hamburgo, RS, há seis anos, Lucirene e Sandro decidiram trocar todos os revestimentos de uma só vez e iniciar a decoração – esta acaba de ficar pronta! O orçamento enxuto não foi problema. É que a irmã gêmea de Lucirene, a decoradora Cláudia Bitelo, desenhou um projeto com soluções de acabamento que os próprios moradores puderam realizar, ajudados pelo pai das moças, azulejista com 40 anos de profissão.

Publicidade

Abertura integra ambientes

Publicidade

• O imóvel de 50 m², construído em 1988, só precisou da união entre sala e cozinha para deixar a planta com o jeitinho que o casal queria.

Publicidade

Aproveitamento inteligente

• O piso é um só em todo o apartamento – o que difere é o tamanho das placas. Na sala, no hall e no quarto, elas medem 45 x 45 cm, enquanto na cozinha, na lavanderia e no banheiro, 30 x 30 cm. Nesses ambientes, aliás, o piso também reveste as paredes. Para economizar 50% do valor normal, o casal optou por comprar caixas de uma remessa de cerâmica classificada como C, que apresenta peças com pequenas imperfeições. Bastou uma caixa a mais para substituir aquelas problemáticas.

Publicidade
Continua após a publicidade

Papel de parede

Cobre o hall de entrada, em uma superfície de 1,40 x 2,60 m. Lucirene se encarregou da instalação do papel: “É bem fácil. Só tomei o cuidado de deixar as emendas sutis”. Tok & Stok

Publicidade

Cerâmica branca

Publicidade

Piso e paredes da cozinha e da lavanderia levam o modelo White Plain Matte, da Portinari, de 30 x 30 cm, num total de 10 m². Tumelero

Continua após a publicidade

Pastilhas

Quatro placas de 30 x 30 cm da miscelânia de vidro pigmentado da Porto Design. Tumelero

Cozinha planejada

De MDF, com acabamento BP. Differe Móveis Exclusivos

Pia

Continua após a publicidade

Bancada de granito amarelo ornamental (2 x 0,55 m, com 4 mm de espessura). Cuba de inox modelo 94050/402 (40 x 34 x 14 cm*). Ambos na Marmoraria Zampieron

Barra para utensílios

Tem 90 cm de extensão. Spazio Design

Agora somadas, cozinha e sala ampliam o espaço social

Continua após a publicidade

• Como o casal gosta de receber, fez uma mesa conjugando sala e cozinha. Repare que a base aproveita a parte inferior das paredes parcialmente demolidas para a integração dos ambientes.

• Lucirene insistiu em ter iluminação embutida no estar, apesar de o orçamento não prever forro de gesso. Cláudia, então, projetou uma longa prateleira que recebeu quatro pontos de lâmpadas dicroicas.

Mesa de jantar

Continua após a publicidade

Mede 1,60 x 1 x 0,90 m e foi montada pelos moradores, seguindo o projeto da arquiteta. O tampo combina uma placa crua de MDF de 15 mm e uma chapa de melamina branca como acabamento. A base de alvenaria (parte da parede demolida) foi revestida de laminado decorativo. Placasul

Marcenaria da sala

É obra dos moradores, que fizeram uma grande bancada (2,12 x 0,55 x 0,59 m), atrás da qual colocaram um painel (1,30 x 1,50 m, com 6 mm de espessura) que esconde os cabos da aparelhagem de vídeo. Uma espécie de prateleira (3,60 x 0,20 x 0,10 m) embute a iluminação. O material (MDF com pintura melamínica). Placasul

Revestimento do painel

A moradora usou cola branca para fixar 2 m de tecido adamascado. Material da Ambiental Cortinas

Lustre de cristal

Modelo pendente sobre a mesa. Luz e Lustres

Mix acertado de peças modernas e antigas

• Clássicos do design são a paixão de Lucirene, que comanda um blog de vendas dessas peças importadas de diversos países. Daí as cadeiras Bertoia na cozinha, a Barcelona na sala e a Panton no hall.

Persiana

Feita sob medida (1,80 x 1,35 m), tem lâminas de alumínio de 18 mm. Novalatina Tapetes

Sofá

Tem dois lugares. Novolar Design

Móvel com rodízios

Fica sob a bancada da TV e tem 1,30 x 0,47 x 0,55 m. Art Móveis

Mesa de centro

A peça de madeira de demolição (1,30 x 0,47 x 0,55 m) foi arrematada no Mercado Livre

TV de LCD

Modelo 32LH20R, da LG. Americanas.com

Cadeira infantil

Réplica da Panton. C&C Design Cadeiras e Complementos

Itens descolados deixam os cantinhos mais charmosos

• Passeando com o cachorro Barney, Lucirene e Sandro encontraram este carretel de madeira descartado pela companhia de energia local. Na mesma hora decidiram levar a peça, que, sem receber nenhum acabamento, virou apoio para o minibar. Este ocupou lugar nobre, no corredor, entre o quarto e a sala.

• O banheiro repete os revestimentos da cozinha, inclusive no tamanho das peças – foram usados 6 m² de cerâmica. No caso das pastilhas, o projeto exigiu 12 placas para fazer os detalhes. Assim como outros móveis, o gabinete da pia também é obra do casal.

• Aproveitando que o único quarto do apartamento exibe uma boa metragem – são 15 m²! -, o casal decidiu reservar uma área para trabalho. É desse cantinho que Lucirene comanda seu site de venda de peças de design.

• A cadeira Panton reaparece na decoração, desta vez no tamanho original e em branco, igual ao clássico de Verner Panton. A escrivaninha antiga veio de herança de um grande amigo.

Gabinete

A decoradora desenhou um armário de 89 x 42 x 80 cm, montado com chapas cortadas pelo fornecedor. Placasul (material + recorte). Sobre o móvel, vai uma cuba de apoio

Chuveiro

Ducha elétrica 8T, da ThermoSystem. Hipermercado Bourbon

Spot

Luz e Lustres

Boxe

De vidro incolor temperado, mede 1,15 x 1,90 m. J. A. Vidros

Prateleira

Módulo Mood (90 x 30 x 20 cm), acima do computador. Tok & Stok

Cadeira

Réplica da Panton. C&C Design Cadeiras e Complementos

Miniatura decorativa

Cadeirinha. C&C Design Cadeiras e Complementos

Florais e cores neutras deixam o quarto delicado

• Cláudia planejou para a irmã uma cabeceira valorizada por recortes decorativos. Os retângulos foram aplicados sobre a placa lisa do mesmo material. As sobras da chapa ainda renderam duas mesinhas laterais (50 x 30 cm), fixadas na cabeceira.

• Nem Lucirene nem Sandro trabalham com obra – ela administra uma loja online e ele é analista contábil -, mas ambos se saíram bem ao personalizar a casa. Juntos, aplicaram o tecido floral que cobre a parte superior da parede principal do quarto. “Basta usar cola branca”, contam. E dão a dica para quem quiser fazer igual: “Quando cansar do visual, molhe o revestimento, que desgrudará da superfície”. Lavado, o tecido fica livre da cola e pode ser reutilizado.

Cabeceira e mesinhas laterais

Saíram de uma placa de MDF com pintura melamínica (2,75 x 1,84 m, com 15 mm de espessura). O casal pagou à Placasul pela chapa já cortada, colada e com os acessórios de fixação

Armário

Feito sob medida, tem três portas com abertura tradicional. Mede 2,12 x 2,60 x 0,55 m. Visani Design

Tecido floral na parede

Jaki Tecidos

Publicidade
Publicidade