O piso trincou? Aprenda a trocar uma única peça cerâmica.
O serviço pode parecer difícil, mas não assuste! Com as ferramentas certas é possível realizar a troca.
Por Texto Daniella Grinbergas Fotos Luis Gomes
Atualizado em 10 set 2021, 00h36 - Publicado em 18 Maio 2016, 19h00
Abre O piso trincou? Aprenda a trocar uma única peça cerâmica
(Luis Gomes/)
Continua após publicidade
Você vai precisar de um exemplar idêntico ao original, argamassa colante, pá de pedreiro, rejunte, raspador de rejunte, riscador de vídia, marreta, martelo e martelo de borracha.
1/8 1. Com o raspador de rejunte, elimine toda a massa que contorna a lajota quebrada até encontrar o contrapiso. Retire o pó com pano ou aspirador. (Luis Gomes)
2/8 2. Use o riscador de vídia, auxiliado por uma régua, e marque um X na superfície. Quanto mais firme e profundo for o traço, melhor. (Luis Gomes)
3/8 3. Posicione a talhadeira no centro do X e bata com a marreta. A cerâmica se partirá em pedaços, soltando-se da base. Retire os cacos com cuidado. (Luis Gomes)
4/8 4. Remova as sobras de massa com a talhadeira, cuidando para não atingir as peças vizinhas. Deixe o contrapiso liso e limpo. (Luis Gomes)
5/8 5. Prepare a argamassa e espalhe-a no contrapiso e no verso da placa nova – não exagere na quantidade para evitar um desnível. Use a desempenadeira dentada para deixar a massa frisada. (Luis Gomes)
6/8 6. Assente e regule a altura com o martelo de borracha. (Luis Gomes)
7/8 7. Prepare o rejunte e aplique-o nas frestas com a espátula. No caso de revestimentos porosos, limpe imediatamente com um pano macio úmido para evitar manchas. (Luis Gomes)
8/8 8. O piso fica como novo! Dica: aguarde 14 dias para pisar e dar início à manutenção com água e produtos de limpeza. (Luis Gomes)