Continua após publicidade

Limpeza da casa: aprenda a remover manchas de cada tipo de piso

Cerâmica, porcelanato, laminado, pedras e madeira: especialista dá dicas de como limpar e garantir o máximo brilho

Por Nádia Kaku
30 Maio 2024, 19h00

Na hora de finalizar a faxina com o pano de chão é preciso ficar atento aos diferentes tipos de revestimento para garantir que eles permaneçam bem cuidados no futuro, afinal, cada material requer cuidados e produtos específicos. Pensando nisso, Anielle Pazian, pesquisadora associada da Reckitt Industrial, fabricante da marca Veja, separou algumas dicas para a limpeza de alguns dos tipos de pisos mais comuns:

Cerâmica ou porcelanato

Varanda de 13 m² tem banco-baú, bancada gourmet e piso de porcelanato. Projeto de Travessa Arquitetura. Na foto, banco com baú, futon azul.
Projeto de Travessa Arquitetura. (Juliano Colodeti, MCA Estúdio/Divulgação)

Esses pisos costumam ser conhecidos pela fácil manutenção no dia a dia. Basta um pano de chão úmido e o uso de limpadores de uso geral, desinfetantes e produtos de limpeza pesada para se livrar da maioria das manchas nesses materiais. Para uma limpeza mais pesada, evite o uso de água sanitária e dê preferência para um desinfetante de secagem rápida. Também é preciso ficar atento ao uso de materiais abrasivos, que podem riscar a cerâmica – dê preferência para panos de microfibra, flanela ou algodão. Limpadores perfumados podem ser usados para finalizar a limpeza, garantindo perfume por mais tempo e neutralizando maus odores.

Madeira

Porta de serralheria vira luminária pendente em cobertura com parrilheira. Projeto de Hugo Rapizo Arquitetura. Na foto, piso de madeira, parede verde e branca.
Projeto de Hugo Rapizo Arquitetura. (Paula Chaffin/Divulgação)

Assim como todos os revestimentos de materiais naturais, a madeira requer uma atenção extra na hora da limpeza. Se o piso for selado com verniz, ele se torna resistente à água, mas, caso contrário, é preciso ficar atento e secar bem o chão na hora da faxina para evitar que as tábuas absorvam a umidade e acabem inchando e estragando. Em todo caso, utilize um limpador específico para superfícies de madeira, umedeça levemente um pano macio e passe no chão. Para devolver o brilho da madeira, também pode ser aplicada uma cera líquida específica para esse material após a limpeza.

Continua após a publicidade

Laminado

Foto mostra área de refeições em cozinha com piso laminado de madeira, mesa de madeira, banco em alvenaria revestida de lambri e duas cadeiras pretas.
Projeto de Júlia Guadix. (Guilherme Pucci/Divulgação)

Esse tipo de piso geralmente simula madeira e são bastante fáceis de cuidar. Mas atenção: assim como a madeira, ele não pode ser lavado, pois pode sofrer danos caso entre em contato direto com a água. Evite uso de produtos concentrados ou puros, contato prolongado e não deixe o piso molhado após a aplicação do produto. Um pano levemente úmido e um limpador multiuso perfumado já deixam o piso limpinho. Produtos específicos para laminados e vinílicos são uma ótima opção para restaurar o brilho natural do piso.

Mármore ou granito

Piso de mármore e parede com painéis escuros dão elegância sóbria a apê. Projeto de DB Arquitetos. Na foto, sala de jantar, mesa preta, cadeiras com capas brancas.
Projeto de DB Arquitetos. (Fran Parente/Casa.com.br)

Apesar de resistentes, esses pisos podem danificar com o uso contínuo de produtos muito concentrados ou ácidos. Dê preferência para desinfetantes ou produtos específicos para limpeza pesada (remoção de sujeiras mais difíceis) ao invés das “misturinhas caseiras”. Use um pano de microfibra umedecido na água fria com o produto de sua preferência. Para a manutenção, use limpadores perfumados diariamente.

Publicidade