Como identificar e se livrar de cupins

Fique atento, pois eles podem causar muitos danos antes mesmo de você perceber 

Por Redação Atualizado em 19 mar 2022, 20h15 - Publicado em 17 mar 2022, 19h00
Identificando cupins
Alabama Cooperative Extension System/Reprodução

Se você suspeitar que tem cupins em sua casa, é importante agir rapidamente. Sinais reveladores, como madeira oca e tubos de lama, informaram que eles estão assumindo o controle.

A melhor maneira de se livrar desses insetos é ligando para uma empresa profissional de controle de pragas. Mesmo o proprietário mais experiente não pode competir com o conhecimento, os produtos e equipamentos de nível comercial de um técnico treinado.

Mesmo assim é importante entender o que está acontecendo na sua casa e quais as melhores formas de lidar com uma infestação e, por isso, separamos as principais informações:

Identificando cupins
Reprodução/Giphy

Como você se livrar do cupim?

Algumas das melhores maneiras de se livrar de cupins é aplicar produtos que os matam no exterior de sua casa, usar produtos químicos direto no interior do seu espaço, configurar iscas e pulverizar ácido bórico em pisos e paredes.

Se você está comprometido a enfrentar uma infestação, há muitos métodos que você pode praticar, desde os tradicionais assassinos químicos até as opções orgânicas.

Os cupins subterrâneos e os de madeira seca são bem comuns, identifique com qual tipo você está lidando, pois eles podem exigir diferentes métodos de tratamento. Embora você possa criar barreiras venenosas contra cupins subterrâneos, você precisará localizar um tratamento ou obter serviços de fumigação para cupins de madeira seca.

Tubos de lama
Reprodução/Pinterest

Como eliminar cupins subterrâneos

Barreiras contra cupins

Dependendo do estado em que você mora, você pode comprar alguns produtos para matar cupins de nível profissional, como o líquido Taurus SC e o Termidor SC. Você aplica esses tratamentos convencionais de cupins ao perímetro externo da sua casa para criar uma barreira. Os cupins são incapazes de detectar o cupimicida, então eles não tentam evitá-lo.

Quando um cupim come materiais tratados com cupimicida, ele morre. Termiticide também funciona se espalhando como um vírus. Quando um cupim entra em contato com outro, ele o carrega sem saber, infectando outros cupins e, finalmente, matando a colônia.

Identificando cupins

Produtos químicos

Estes podem ser usados ​​dentro de sua própria casa. Se você avistar um cupim e quiser se livrar dele imediatamente, esta é a técnica para você. Passe o produto diretamente em rachaduras, vazios e fendas que são ótimos esconderijos para estes bichinhos.

A espuma inodora se expande e depois evapora, deixando para trás um resíduo que envenena os cupins. Este método dura um mês ou um pouco mais.

Cupins
Adobe Stock/Reprodução

Iscas de cupins

Instaladas ao redor do perímetro da fundação de sua casa, as iscas atraem cupins forrageiros para o veneno dentro. A toxina de ação lenta interrompe o crescimento natural dos insetos e fazem os infectados levarem o inseticida de volta à colônia e o transmitirem para o restante.

Nematóides benéficos

Esses vermes microscópicos e segmentados são parasitas naturais de muitas pragas de jardim – incluindo cupins. Nematóides benéficos se enterram em seu hospedeiro e liberam uma bactéria intestinal simbiótica que envenena o sangue do inseto, matando-o em questão de dias. Ao comprar, aplique uma mistura de nematóides, terra para vasos e água fria nas áreas infestadas de seu gramado e jardim.

Identificando cupins
iStock/Reprodução

Livrando-se de cupins de madeira seca

Tratamento de manchas

Se você estiver lidando com madeira pintada ou acabada, você pode perfurar e preencher buracos para combater cupins de madeira seca. Primeiro, você precisa fazer furos a cada 25,4 cm na madeira infestada. Você sentirá resistência quando atingir o ninho. Em seguida, preencha os buracos com cupinicida. Para finalizar, use uma massa ou remendo de madeira para fechar os buracos.

Óleos essenciais

O óleo de laranja e o óleo de nim podem matar esses bichinhos lentamente ao longo do tempo, inibindo sua capacidade de trocar a pele ou botar ovos. Basta misturar duas xícaras de água com algumas gotas de detergente e cerca de 10 gotas do óleo escolhido. Agite-o e pulverize-o em madeira e materiais infestados.

Cupins
Anderson Pest Solutions/Reprodução

Livrando-se de cupins subterrâneos e de madeira seca

Ácido bórico

O ácido bórico é um método testado e comprovado para matar esses insetos. Muitos dos inseticidas de cupins que você pode encontrar em lojas usam este ingrediente altamente eficaz. Ele desidrata o bichinho e desliga seu sistema nervoso. Basta pulverizar rachaduras e fendas em pisos, paredes e tetos uniformemente com o ácido.

Terra de diatomáceas

Este método penetra o exoesqueleto dos insetos e os desidrata. A terra de diatomáceas é composta de organismos aquáticos fossilizados cujos exoesqueletos são compostos de sílica. Apenas polvilhe o pó em torno das áreas onde você suspeita de infestação e espere que eles rastejem sobre ele.

Identificando cupins
Attapon Thana / Shutterstock/Reprodução

Armadilha de papelão

Depois de identificar a fonte de sua infestação, molhe dois pedaços de papelão e empilhe-os um sobre o outro para fazer uma espécie de isca caseira. A celulose do material consegue atrair os cupins, que ficarão presos entre as duas peças.

Leve o papelão para fora e o queime. Este não é um método muito eficaz, uma vez que não há garantia de que irá prender todos os cupins, que podem se reproduzir muito rapidamente. Além disso, a manutenção é fundamental – se muitos corpos de cupins mortos se acumularem, isso impedirá que futuros cupins se rastejem para o papelão.

Continua após a publicidade

Cupins
Reprodução/Giphy

Veja também

Diferença entre cupins subterrâneos e de madeira seca

Os subterrâneos vivem em madeira, solo e em qualquer pilha de compostagem ao redor de sua casa. Eles criam tubos de lama, ou estradas de madeira e solo, para viajar em sua casa.

Este tipo geralmente causa mais danos do que os cupins de madeira seca, por causa de suas mandíbulas dente de serra. Com o tempo, os cupins subterrâneos podem desmoronar completamente um edifício. Suas colônias podem se tornar enormes, variando de 100.000 a até 1 milhão de cupins.

Enquanto os subterrâneos requerem contato com o solo para viver, os cupins de madeira seca podem viver exclusivamente na madeira. Eles não criam tubos de lama para viajar e variam em cores. As colônias de madeira seca podem conter até 2.500 membros.

Investigação
Reprodução/Giphy

Como identificar uma infestação

Infelizmente não é tão fácil ver um cupim deslizando pela madeira. Comece verificando seu sótão, todas as rachaduras e juntas de sua casa e caixas de fusíveis. Aqui estão alguns tipos de evidências de que a fundação da sua casa está sob ataque:

Madeira oca

Se você bater na madeira e ouvir um baque suave ou um som oco, é bem claro que você tem cupins. Você pode usar uma chave de fenda para testar ainda mais: se você pressionar a ferramenta na madeira e ela ceder facilmente, não é um bom sinal.

Tubos de lama

Os cupins subterrâneos criam suas próprias “estradas” para conectar a madeira que comem ao solo. Esses tubos de lama, feitos de madeira e terra, têm a largura de um lápis. Identificá-los significa que você tem cupins, mas a ausência deles não significa que você está livre deles.

Sons

Você pode ouvir um som de clique estranho vindo de dentro de suas paredes. Isso porque quando os cupins soldados detectam uma ameaça, eles sinalizam perigo para outros cupins batendo a cabeça contra a madeira e sacudindo o corpo.

Inseticida
reprodução/Giphy

Evidência de enxame

Quando cupins subterrâneos partem para criar uma nova colônia, eles perdem suas asas, geralmente em pilhas. Se você vir um monte de asas espalhadas, elas podem ser de cupins.

Descascando a pintura

Quando os cupins danificam o drywall, eles deixam a umidade entrar no espaço entre a superfície e a pintura, fazendo com que a tinta borbulhe ou descasque. Se você notar isso em conjunto com outros sinais, você pode ter uma infestação de cupins.

Excrementos

Se você ver pelotas pequenas, granulares e ovais nas molduras das portas, rodapés e peitoris das janelas, elas podem ser excrementos de cupins.

Procurando por pragas
Reprodução/Giphy

Vendo cupins vivos

É possível que você encontre alguns cupins vivos. As asas traseiras são uniformes em tamanho, seus abdômens são grossos e suas antenas são retas.

Como prevenir cupins

Há diferentes maneiras de tornar sua casa menos atraente – ou indisponível – para cupins. Aqui estão os principais métodos:

Verifique se há vazamentos

Cupins subterrâneos não podem viver sem umidade. Mantenha sua casa seca para mantê-los afastados, especialmente seu telhado e ar condicionado.

Calhas e canos limpos

Eles adoram se esconder em lugares quentes, escuros e úmidos. Limpe calhas e canos com frequência para evitar que se instalem.

Cupins
Reprodução/Giphy

Preencha rachaduras e fendas

Tape e sele quaisquer aberturas desnecessárias em sua fundação onde os tubos encontram a parede e certifique-se de selar janelas e portas.

Cuidado com a madeira

Estes insetos são atraídos pela celulose da madeira, por isso é vital que você não empilhe lenha contra sua casa ou deixe tocos de árvores em seu quintal. Ao construir sua casa, certifique-se sempre de deixar pelo menos 15,2 cm entre sua varanda, deck ou pátio e o chão, e use madeira resistente sempre que possível.

Atenção com a cobertura morta

Os cupins subterrâneos precisam de solo e certos tipos de cobertura contêm madeira. Opte por cobertura composta de materiais como borracha ou cascalho.

Faça inspeções regulares

Claro, o melhor método de prevenção são as inspeções regulares de cupins por uma empresa profissional de controle de pragas.

*Via This Old House

Continua após a publicidade

Publicidade