Hall de entrada ganha luz com painel de vidro na escada

Um painel de vidro substituiu parte da parede da escada. Quem levou a melhor foi o hall de entrada, que conquistou iluminação natural.

Por Texto Ba Ramazzini |Foto Marco Antonio | Reportagem Visual Isabella Mendonça Atualizado em 9 set 2021, 23h04 - Publicado em 12 mar 2017, 11h55

Durante a reforma do apartamento dúplex da diretora de marketing Simone Sousa, em São Paulo, o arquiteto Décio Navarro percebeu que o andar inferior, onde fica o hall de entrada, recebia pouca iluminação natural. Por que, então, não quebrar a parede da escada e substituí-la por vidro temperado com uma película de proteção, que evita que a lâmina estilhace? Para intensificar a claridade que vem do alto, a parede do fundo ganhou pintura amarela. Outra sacada foi dar novo uso a um nicho que exibia brinquedos do filho de Simone no endereço anterior da família: a peça virou um elegante aparador. E, para dar aquela olhadinha antes de sair, agora há um espelho.

Cuidado com a escada!

Continua após a publicidade

A fim de não sobrecarregar os custos ao eliminar a parede, é preciso atentar para não danificar os degraus. Nesta reforma, a moradora optou por substituí-los — a madeira escura deu lugar ao cumaru, que conferiu um toque a mais de claridade ao ambiente. 

Demolição da parede e pintura. Além da mão de obra, foi necessário alugar uma caçamba para o entulho. Maurildo

Continua após a publicidade

Tinta. Um galão de 3,2 litros de PVA fosco na cor Manga Tropical (ref. 12YY61/523), da Coral. Tintas MC

Vidro. Distanciadores e garras do tipo U fixam a folha temperada de 8 mm (1,52 x 1,60 m), com película de proteção adesiva PF4. Ápice Art

Espelho. Silicone neutro cola o cristal bisotado (70 cm de diâmetro) da Guardian. Ápice Art

Continua após a publicidade

Publicidade