Como fazer um vinagre aromático que funciona como coringa na limpeza

Uma alternativa natural e que você pode utilizar para higienizar uma série de coisas

Por Redação Atualizado em 25 mar 2022, 22h58 - Publicado em 27 mar 2022, 19h00
Ingredientes para fazer vinagre aromatico
Margot Cavin/the spruce

A maioria dos produtos de limpeza comerciais contém produtos químicos sintéticos que têm odores desagradáveis ​​e podem trazer riscos à saúde, especialmente para indivíduos com peles sensíveis ou alergias. Existem, no entanto, algumas alternativas naturais muito eficazes que você pode tentar e que levam produtos domésticos comuns, como vinagre branco.

Um spray à base de vinagre é muito fácil de preparar em lotes, como uma solução de limpeza DIY sustentável, eficaz e multitarefa. Quer mais que isso?

Limpeza de tapete manchado
Reprodução/Getty Images

Com suas poderosas propriedades de higienização e desinfecção, ele é tão eficaz quanto um produto comercial e pode ser usado em toda a sua casa. Perfume-o como quiser com uma variedade de óleos essenciais totalmente naturais, que são ecologicamente corretos e biodegradáveis. A seguir, te explicamos tudo sobre este coringa na faxina:

Spray para limpeza
Reprodução/Giphy

Por que a limpeza com vinagre funciona?

O baixo pH e o teor de ácido acético do ingrediente dificultam o crescimento de microrganismos. O spray é, portanto, um antisséptico suave, embora não deva ser considerado um desinfetante de grande potência como o alvejante. Além disso, os óleos essenciais adicionam qualidades antibacterianas, antivirais e antifúngicas ao seu limpador multiuso.

Esponja para limpeza
Pille R. Priske/Unsplash

A química do vinagre

O ingrediente é um subproduto natural da fermentação das plantas; o vinagre doméstico que você compra é uma solução suave que contém 5% a 10% de ácido acético. Por esse motivo, é capaz de quebrar mofo, graxa (até certo ponto) e bactérias – substâncias que compõem muitas manchas domésticas.

A acidez também serve como um antisséptico suave que dificulta o crescimento de algumas bactérias. Esta característica também o torna potente na dissolução de depósitos à base de minerais, que por natureza são de composição alcalina.

Frasco de limpeza
Daiga Ellaby/Unsplash

Como misturar uma solução de vinagre aromático

Esta receita faz, aproximadamente, 236 ml da solução, então multiplique as quantidades de ingredientes conforme necessário para caber no tamanho do seu frasco de spray. Ademais, ela leva proporção de 1:1 de vinagre para água.

Este é um bom equilíbrio para a maioria dos projetos de limpeza, mas para trabalhos muito difíceis, como limpar mofo e bolor excessivos, você pode aumentar a potência da solução alterando a proporção de vinagre para água para 2:1 (2/3 xícara de vinagre para 1/3 xícara de água, por exemplo).

AVISO: Não misture vinagre com água sanitária. Combinar esses dois ingredientes pode ser altamente perigoso porque criará gás cloro tóxico. Tome cuidado para os olhos não entrarem em contato com o ingrediente. Caso isso aconteça, lave abundantemente com água por 5 a 10 minutos.

Veja também

Utilizando óleos essenciais

Óleos essenciais

Os óleos essenciais que você pode misturar em sua solução de limpeza de vinagre incluem: manjericão, bergamota, canela, cravo, eucalipto, toranja, limão, orégano, alecrim e tomilho. Você também pode experimentar estas combinações de óleos essenciais que apresentam aromas cítricos e de lavanda:

  • Lavanda com tea tree (incentiva o relaxamento)
  • Lavanda e laranja (eleva o ânimo)
  • Lavanda e hortelã-pimenta (te revigora)
  • Limão (ilumina seu humor)

Se os óleos caírem em seus olhos, lave com água por 10 a 15 minutos. Consulte um médico se a irritação persistir. Em caso de contato com a pele, lave com água morna e sabão. Uma exceção: a lavanda não danifica a pele, na verdade é muitas vezes usada diretamente nas superfícies do corpo para tratar queimaduras, picadas de insetos e muito mais.

Continua após a publicidade

Como fazer

Fundo azul com um mão com luva rosa segurando uma embalagem de spray amarela

O que você precisará

  • Garrafa de spray
  • Copo medidor
  • Funis
  • Panos sem fiapos
  • Etiquetas
  • Caneta
  • 1/2 xícara de vinagre branco (destilado)
  • 1/2 xícara de água
  • 12 a 24 gotas de óleo essencial

Instruções

Cada técnica de aromaterapia e cada óleo essencial tem um fim e benefício específico

1. Escolha um ou uma combinação de óleos essenciais.

Passo a passo para fazer um vinagre aromático
Reprodução/the spruce

2. Usando um copo medidor e funil, adicione o vinagre e a água na proporção desejada, depois os óleos essenciais. Agite para combinar.

Passo a passo para fazer um vinagre aromático
Reprodução/the spruce

3. Para usar, borrife todas as áreas que precisam ser limpas e faça isso com a ajuda de um pano sem fiapos. Em seguida, enxágue bem e seque com outro pano.

Passo a passo para fazer um vinagre aromático
Reprodução/the spruce

4. Rotule o frasco claramente para que você não o use acidentalmente para ou com qualquer outro tipo de solução.

Passo a passo para fazer um vinagre aromático
Reprodução/the spruce

5. Armazene a garrafa longe da luz solar direta ou do calor, que pode alterar os constituintes químicos dos óleos essenciais.

Dicas para usar o spray de vinagre

  • Para higienizações difíceis, deixe o spray na superfície por vários minutos.
  • Para retirar o acúmulo de minerais em torno de acessórios ou mofo excessivo no chuveiro, dê a este produto alguns minutos para trabalhar antes de esfregar com uma escova de dentes velha de cerdas macias. Depois, enxágue bem.
  • Para desinfetar superfícies como bancadas, deixe a solução agir por pelo menos 60 segundos antes de enxaguar.
  • Para pia, banheira, chuveiro, vaso sanitário, forno ou fogão, tente primeiro polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio. Em seguida, use o spray de vinagre para vaporizar o bicarbonato de sódio, o que criará uma pasta. Esfregue com uma esponja ou escova até a sujeira, odores e mofo desaparecem.
  • Para limpar os espelhos, basta borrifar o limpador de vinagre e secá-lo com um pano macio e sem fiapos – como uma camiseta velha.
  • Para eliminar odores, use este spray como aromatizador. O vinagre é um desodorizante natural.

Cuidados e avisos adicionais

Limpeza da pia do banheiro

Pedra: não use produtos com vinagre em bancadas, pisos ou móveis de mármore, granito e outras pedras naturais, pois os ácidos podem embaçar e gravar as superfícies.

Ovo: não use o spray natural para limpar derramamentos de ovos crus porque o ovo líquido coagulará e dificultará a higienização.

Madeira: seja extremamente cauteloso ao usar o limpador em pisos de madeira e móveis. Teste-o primeiro em uma área discreta, pois alguns acabamentos podem ser danificados pelo ingrediente.

Ferros de passar: embora os ferros de passar roupas acumulem minerais, a maioria dos fabricantes adverte contra despejar vinagre ou produtos de limpeza à base do ingrediente para remover as manchas. Leia as instruções para determinar a melhor forma de cuidar do equipamento.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade