Continua após publicidade

5 erros comuns que aparecem na decoração de ambientes – e como evitá-los!

O designer de produto Rafael Oliva e diretor da labmobili reuniu cinco erros comuns que devem ser evitados quando o assunto é projeto de interiores

Por Redação
7 out 2022, 19h00
sala
(The Nord Room/Reprodução)

Seguir as tendências de arquitetura de interiores nem sempre é garantia de acerto quando falamos sobre decoração de ambientes. Como o assunto pode gerar muitas dúvidas, o designer de produto Rafael Oliva e diretor da labmobili listou cinco escolhas que podem acabar em verdadeiros erros para a decoração – e também como evitá-los de forma simples! Confira:

1. Usar muitos acabamentos diferentes em um só ambiente

A mistura de elementos pode acabar ficando over, por isso o profissional indica evitar utilizar diferentes tipos de acabamentos em um projeto, seja nos revestimentos, estofados ou até mesmo nos tipos de madeira. “O ideal é manter a uniformidade visual nos ambientes. Mesmo que os acabamentos ou madeiras sejam diferentes, eles precisam conversar entre si, para manter a unidade visual e a ideia de decoração entre os espaços”, diz.

51 jeitos de arrumar a mesa para receber
Mesmo que os acabamentos ou madeiras sejam diferentes, eles precisam conversar entre si. (VANESSA LENTINE/My Domaine)

2. Móveis pesados

Principalmente em ambientes pequenos, o ideal é utilizar móveis mais minimalistas, com linhas mais cleans, já que eles deixam o ambiente respirar e parecer ainda maior.

Continua após a publicidade
51 jeitos de arrumar a mesa para receber
Móveis de linhas simples ajudam na sensação de amplitude. (KATIE MARTINEZ DESIGN/My Domaine)

3. Excesso ou falta de cor

Se você tem medo de errar, o ideal é utilizar três tons de cores no mesmo ambiente, levando em conta paredes, revestimentos, móveis e objetos – até mesmo as plantas. Você pode brincar com texturas e diferentes acabamentos para tornar o espaço ainda mais interessante. Mas quanto mais, ou até menos cores utilizar, mais difícil acertar na composição.

23-projetos-de-livings-para-se-inspirar
Utilize ao menos três tons de cores na decoração do seu ambiente. (The Nord Room/Reprodução)
Continua após a publicidade

4. Combinar tudo

A casa é algo vivo, você pode ir adquirindo as coisas aos poucos, e nem tudo precisa combinar perfeitamente. “É interessante entrar em uma casa que não pareça um showroom, com móveis afetivos, comprados com o tempo, ou com história da família, essa composição traz vida para os ambientes”.

Living de base branca, sofá atrás de sofá azul e mesa de centro
Objetos afetivos podem ser acrescentados à decoração com o tempo. (The Nord Room/Reprodução)

5. Não ousar

Muita gente tem medo de ousar, preferem opções mais “seguras”, mas acabam deixando o ambiente sem personalidade. Escolha peças que tenham cores ou estampas que você goste, isso não vai fazer você cansar mais rápido, apenas vai deixar o ambiente menos monótono.

Continua após a publicidade
sala
Não tenha medo de usar estampas ou texturas. (The Nord Room/Reprodução)
Publicidade