Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Dicas essenciais para limpar e conservar o piso laminado

Prático e econômico, o piso laminado é bastante versátil, mas exige cuidados específicos, sobretudo em relação à umidade e produtos abrasivos.

Por Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
19 set 2025, 19h00
Dicas essenciais para limpar e conservar o piso laminado
 (Durafloor/Divulgação)
Continua após publicidade

Manter o piso laminado bonito e funcional não exige grandes esforços, mas alguns cuidados específicos fazem toda a diferença na conservação do material. Com ampla presença em projetos residenciais e corporativos, esse revestimento alia estética, praticidade e conforto, sendo uma das escolhas mais frequentes entre arquitetos e consumidores. Para garantir que toda essa performance se mantenha no dia a dia, boas práticas de limpeza e prevenção são fundamentais.

Segundo Carla Colpas, coordenadora de Produto da Durafloor, o segredo está em uma rotina simples, mas consciente. “O piso laminado tem uma camada de proteção que garante sua resistência e durabilidade. O uso de água em excesso, produtos inadequados ou utensílios abrasivos, no entanto, podem comprometer essa proteção ao longo do tempo”, explica.

Como limpar piso laminado

Entre os cuidados diários recomendados, está o uso de vassouras de cerdas macias ou aspirador de pó para remover a poeira acumulada. Na sequência, um pano levemente umedecido com água e detergente neutro é suficiente para a limpeza — sem a necessidade de produtos químicos agressivos.

Produtos de limpeza específicos para pisos laminados, suaves e não abrasivos, também podem ser utilizados, desde que sejam indicados pelo fabricante. “Alvejantes, álcool em excesso, cloro ou ceras devem ser evitados. Eles podem danificar o acabamento e até alterar a tonalidade do piso”, reforça Carla.

Derramamentos devem ser secados imediatamente com um pano limpo e absorvente, evitando que a umidade penetre nas juntas do piso. Para manchas persistentes, soluções simples — como detergente neutro para sujeiras comuns, ou álcool para marcas de caneta — resolvem o problema sem agredir o material. Em casos de danos mais profundos, como arranhões extensos ou desgaste localizado, a avaliação de um profissional é a melhor opção.

Continua após a publicidade
Dicas essenciais para limpar e conservar o piso laminado
(Durafloor/Divulgação)

Dicas extras

Além disso, práticas simples ajudam a prolongar a vida útil do revestimento: utilizar capachos na entrada de áreas externas para reter partículas abrasivas, aplicar feltros nos pés dos móveis, optar por cadeiras com rodízios de poliuretano e manter as unhas de animais de estimação aparadas. Também é aconselhável evitar o uso de calçados com solas rígidas ou danificadas dentro de casa, prevenindo riscos desnecessários.

Pisos laminados resistentes à água

Outra dúvida comum entre os consumidores é se o piso laminado pode ser usado em ambientes sujeitos à umidade. Hoje já existem soluções que oferecem maior proteção contra o contato eventual com líquidos, como os pisos laminados Durafloor Ultra Premium. Desenvolvidos com tecnologia que protege o substrato contra a penetração de água (Hidro repelência), esses pisos são ideais para áreas como cozinhas, lavabos e sacadas fechadas em vidro (protegidas contra a luz solar) e cobertas, suportando molhamento eventual e altos níveis de umidade no ar sem comprometer a estética ou a durabilidade.

Continua após a publicidade

“É importante ressaltar que resistência à água não significa impermeabilidade. O piso não pode ficar submerso, mas sua tecnologia permite maior tranquilidade no uso e na manutenção diária”, destaca Carla.

Publicidade