Continua após publicidade

5 dicas para economizar água durante a limpeza da casa

A especialista em limpeza e influenciadora digital parceira da Bettanin, Gabi Valente, ensina cinco dicas práticas

Por Redação
Atualizado em 25 mar 2024, 22h48 - Publicado em 25 mar 2024, 19h00

Em meio à correria e responsabilidades do dia a dia, pode ser difícil manter o uso consciente da água ao limpar os cômodos da casa. Mas, ao apostar em determinados utensílios voltados para a higienização, é possível realizar uma limpeza de maneira mais sustentável.

Para quem está em busca de economia e, de quebra, ajudar o planeta, a Bettanin, marca especializada em utensílios de limpeza voltados para o lar, em conjunto com a influenciadora e especialista em limpeza Gabi Valente, dona do perfil @gabivalentesolucoes, elencou cinco dicas práticas para deixar a casa brilhando, gastando menos água. Confira!

UTILIZAR MOPS

Noviça Mop Twister
(Divulgação/Bettanin/Casa.com.br)

Os mops podem ser ótimos aliados não só na limpeza, mas também quando o assunto é economia. Há diversas opções no mercado, que atendem as mais variadas necessidades e que colaboram para um uso de água mais consciente devido a proposta que o produto oferece. “A grande maioria dos modelos possui seu próprio reservatório, tornando desnecessário jogar a água direto no chão. Ao colocá-la somente no recipiente do mop, é possível controlar a litragem usada que, inclusive, poderá ser aproveitada em mais de um cômodo, evitando desperdícios”, explica a parceira da Bettanin.

De acordo com Gabi, o ideal é ter em casa dois tipos de mops: um para limpeza de manutenção do dia dia e outro, para limpeza pesada. “Aquela limpeza de rotina, como passar o pano no chão da cozinha após o uso do cômodo, pode ser feita com mop tipo spray, que ajuda na economia de água e de produtos químicos. Já para a limpeza pesada, o ideal é ter um modelo com balde e sistema giratório”, indica.

USAR UTENSÍLLIOS DE MICROFIBRA

limpeza
(Divulgação/Casa.com.br)

Ao escolher os panos que serão utilizados na limpeza da casa, o ideal é optar por aqueles fabricados com microfibras. “É um tipo de material que não permite que o pano solte pelos, além de conseguir reter toda a sujeira presente na superfície”, explica. “Quando usamos panos que soltam fiapos, a limpeza precisa ser reforçada algumas vezes, fazendo com que mais água seja utilizada em uma única tarefa”, complementa.

Outra vantagem do pano de microfibra é que ele é um dos utensílios mais versáteis na hora de limpar a casa. “É o tipo de produto que pode ser utilizado em qualquer cômodo. Como ele possui fibras com capacidade de absorção de partículas de gordura, é ideal para fazer a remoção de poeira e até a lavagem de vidros”, completa.

OPTAR POR PRODUTOS ESPECÍFICOS

Misturinha de limpeza: três combinações para não fazer em casa
(Pixabay/Casa.com.br)

Ao invés de inventar misturas com água, que muitas vezes não funcionam, o ideal é optar por produtos químicos para a limpeza dos cômodos. “Na hora de limpar vidros e janelas, por exemplo, é indicado escolher itens próprios para tal função, dispensando, muitas vezes, o uso da água”, comenta.

ESQUEÇA A MANGUEIRA

vasssoura
(John Chaidler/Unsplash)

Na hora de lavar calçadas, pisos e escadas, é comum a utilização de mangueiras. Porém, essa prática acaba sendo prejudicial para o meio ambiente devido ao gasto excessivo de água. “Uma dica que sempre dou é tornar a varrição dos ambientes algo rotineiro. Varrendo todos os dias os locais que mais acumulam sujeiras, como escadas e garagens, não será necessário o uso de tanta água no dia de uma limpeza mais pesada. Um pano úmido e um bom rodo darão conta do recado”, indica Gabi.

CONCIENTIZAR TODOS QUE MORAM NA CASA

limpeza
(Westend61/Getty Images)

É importante compartilhar dicas de como economizar na hora da limpeza com pessoas próximas e que vivem na mesma casa. A especialista dá a dica: “Faça uma competição interna com os membros da casa! Divida as tarefas e proponha um desafio: quem utilizar menos água na hora de higienizar o cômodo ganha a competição. Para o prêmio, vale soltar a imaginação. Uma semana livre das tarefas domésticas, talvez?”, brinca.

 

Publicidade