Continua após publicidade

Cortinas: 3 dicas para fazer a limpeza correta

A Rollox Home Decor ensina a melhor forma de cuidar das cortinas, garantindo que elas permaneçam impecáveis e sempre com cara de novas

Por Redação
7 fev 2024, 19h00
Projeto de Clareira Arquitetura. Na foto, sala de estar com painel ripado, sofá de couro e cortina.
Projeto do escritório Si Saccab. (Erika Waldmann/Casa.com.br)
Continua após publicidade

Considerada como um dos principais itens de decoração, a cortina é uma solução para transformar ambientes com elegância e vestir as paredes para garantir maior conforto visual. Ela também é fundamental para proteger as ações dos raios solares, conservar móveis e tapetes e tornar os espaços privados.

Para manter a cortina ainda mais conservada, a Rollox Home Decor, especialista em cortinas de alto-padrão, preparou um guia para ajudar na manutenção das peças, garantindo que estejam sempre como novas.

Limpeza no dia a dia

Apê de 500 m² com vista para o mar de Miami tem mix de materiais no décor. Projeto de Andrea Chicharo. Na foto, quarto de casal com quadro, piso espinha de peixe e cortinas.
Projeto de Andrea Chicharo. (Emilio Collavino/Casa.com.br)

No dia a dia, o mais indicado é usar um espanador de pó, isso pode ajudar a evitar o acúmulo de sujeira, que conserva a durabilidade do material. Vale lembrar que usar a vassoura para fazer a limpeza não é recomendado, porque pode deixar as tramas da cortina arrepiadas.

Antes de qualquer lavagem, é preciso saber o tipo de tecido da cortina. Tecidos de fibras naturais podem encolher em contato com a água e calor. Já os tecidos sintéticos, como o poliéster, são mais resistentes.

Continua após a publicidade

Lavando a cortina em casa

Piscina transparente parece estar dentro da sala neste apê de 400 m². Projeto de Alexandre Del Fabbro. Na foto, quarto de casal com recamier, cortinas e poltronas.
Projeto de Alexandre Del Fabbro. (Salvador Cordaro/Casa.com.br)

Caso a cortina precise ser lavada à mão, deve-se usar sabão de coco ou detergente neutro, e no caso de colocar na máquina de lavar, é preciso usar o ciclo de roupas delicadas, para evitar danos ao tecido e à costura. É importante estar atento também aos trilhos ou argolas, para que não fiquem molhados e enferrujem com o tempo.

“Temos muitos clientes que desejam colocar as cortinas tradicionais na máquina de lavar, mas além da questão do encolhimento de alguns tecidos, o processo pode danificar a costura e as pregas das cortinas. Por isso, eu sempre aconselho que as peças sejam levadas a lavanderias especializadas”, explica Clarissa Araujo, diretora da Rollox Home Decor.

Continua após a publicidade

Como secar a cortina

Projeto de Clareira Arquitetura. Na foto, sala de estar com painel ripado, sofá de couro e cortina.
Projeto de Clareira Arquitetura. (Erika Waldmann/Casa.com.br)

Na hora de secar, sempre estenda a cortina em locais arejados e cobertos para evitar mofo, manchas e mau cheiro. Se achar necessário passar, uma ótima dica é usar steamer, vaporizador super eficiente para deixar suas cortinas com cara de novas.

Publicidade