Como usar gatinhos da sorte no Feng Shui

Traga riqueza, prosperidade e boa sorte para sua casa ou escritório

Por Redação Atualizado em 16 mar 2022, 20h39 - Publicado em 16 mar 2022, 19h00
Gatos da sorte
Reprodução/Giphy

É provável que você tenha se deparado com o símbolo do gato da sorte em algum momento, seja em um restaurante, em uma loja ou em um filme. Embora eles sejam especialmente populares no Japão e na Ásia, eles também se espalharam pelo mundo e agora são uma imagem familiar em muitos países e culturas diferentes. Vamos te explicar o que ele significa e como utilizar no decór da sua casa:

O que é o símbolo do gato da sorte?

Gatos da sorte

O Lucky Cat, também conhecido como maneki-neko, é um símbolo originário do Japão, que significa gato acenando. A ideia é que o animal esteja dando as boas-vindas e cumprimentando você. Considerado um símbolo de boa sorte, você pode colocá-lo em sua casa, escritório ou empresa.

Você provavelmente irá reconhecê-lo, porque ele sempre tem um braço para cima, com a pata voltada para baixo, quase como se estivesse acenando. Existem até alguns com um braço movido a energia solar ou elétrica que se move para cima e para baixo.

Gatos da sorte
Miguel Á. Padriñán/Pexels

Normalmente, a pata direita é usada para atrair riqueza, enquanto a pata esquerda pode cumprimentar clientes e amigos. Os gatos da sorte também costumam ser adornados com uma moeda, que representa fortuna, junto com outros itens como lenços, babadores ou sinos. Os gatinhos são frequentemente colocados na entrada de restaurantes e lojas para convidar os clientes.

Se você visitar o Japão, provavelmente verá uma vitrine cheia de gatos das sortes em uma loja, santuários inteiros dedicados a eles e até um museu! Há um festival que acontece todos os anos para celebrar o maneki-neko.

Gatos da sorte
Momo/Pexels

As estátuas podem ser feitas de cerâmica, metal, plástico ou outros materiais. Eles também vêm em cores diferentes, que podem ser usadas para diferentes intenções, como dourado para riqueza e rosa para amor.

Há várias histórias de onde as imagens do gato da sorte começaram, mas muitas culturas consideram os gatos como animais mágicos com poderes sobrenaturais. Além disso, eles são companheiros e amados como animais de estimação, e têm sido muito apreciados na cultura japonesa. Há também uma metáfora poderosa em cuidar de algo, como um animal de estimação ou talismã, que também cuida de você.

Veja também

Usando o símbolo no Feng Shui

Gatos da sorte

Continua após a publicidade

Mesmo que o Feng Shui venha da China, pode-se usar habilmente símbolos de qualquer cultura e aplicar os princípios da filosofia à eles. Certifique-se de estar atento e respeitar qualquer cultura cujos símbolos você esteja usando – reserve um tempo para aprender e entendê-los.

Faça a escolha baseada no que é significativo para você e trabalhe com isso de forma cuidadosa e intencional.

Protetores de porta

Gatos da sorte

A estátua é semelhante a um protetor de porta como os cães Fu, que são criaturas míticas que costumam ser usadas para guardar e proteger as entradas de casas, templos e empresas. Os gatos sortudos são guardiões mais amigáveis ​​e fofos, com uma energia acolhedora e, como os cães Fu, podem ser colocados perto de uma entrada.

Voltado para fora na janela

Você pode posicionar a peça em uma janela voltada para fora, porque estará acenando e dando boas-vindas às pessoas e à prosperidade em seu espaço. É ideal para uma janela de negócios ou escritório, mas você também pode experimentar em casa.

Gatos da sorte
Cris Feliciano/Pexels

Canto da riqueza

Se sua intenção é convidar mais riqueza e prosperidade, você também pode colocá-lo no canto da riqueza, chamado Xun no Feng Shui. Para encontrar a posição de Xun em sua residência, fique na entrada da frente olhando para dentro e imagine uma grade de três por três colocada sobre seu espaço.

A área mais à esquerda da grade é Xun. Se você está tendo dificuldade em localizar, você também pode encontrar o canto esquerdo do seu quarto ou escritório em casa e colocar seu gato da sorte lá.

Tipos de gatos da sorte

As estátuas vêm em vários tamanhos e cores. Você pode tentar selecionar um com base nas cores dos cinco elementos para trazer as qualidades associadas a eles.

Por exemplo, um acabamento branco ou metálico representa metal, ligado à precisão, enquanto um gato preto da sorte está ligado ao elemento água, representando intuição e sabedoria. Uma peça em vermelho atrairá mais energia de fogo, que está relacionada à paixão, inspiração e reconhecimento.

*Via The Spruce

Continua após a publicidade

Publicidade